• Thiago Azevedo
  • 30 de abril de 2023

10 anos do Programa Melhor em Casa: Paço do Lumiar foi um dos pioneiros a implantar o programa no Maranhão

A prefeitura de Paço do Lumiar por meio da secretaria Municipal de Saúde comemorou em ato solene nesta sexta-feira (28), os 10 anos de funcionamento do Programa Melhor em Casa.

O Programa Melhor em Casa foi implantado no Município no ano de 2013, sendo o segundo Município do Estado a contar com a implantação deste Serviço. “Estamos felizes em dar continuidade com o Programa Melhor em Casa. Um programa totalmente humanizado, criado para dar assistência médica domiciliar para aqueles pacientes acamados ou com outras limitações. A nossa política tem sido essa, trabalhar para amenizar o sofrimento do povo deste município que por muitos e muitos anos ficou esquecido”, pontuou a prefeita Paula.

O objetivo do Melhor em Casa é levar atendimento médico domiciliar através de Equipe Multidisciplinar, a pacientes com necessidade de reabilitação motora, pacientes crônicos sem agravamento e ou pós alta hospitalar, que encontram-se restritos ao leito. “Um dos grandes marcos da gestão Paula Azevedo é o compromisso com a saúde deste município. O cuidado com as pessoas que a Prefeita tem é de uma grande sensibilidade. Ela sempre busca ter profissionais qualificados para atender a população, seja nas nossas UBS, nas nossas ações ou em casa. O parabéns não é apenas para o Programa, é para a gestão que vem se empenhando cada dia que passar para oferecer serviços de qualidade para os luminenses”, frisou a secretária Danielle.

Durante os 10 anos de funcionamento do Programa já foram atendidos 343 pacientes pela equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar. “O programa Melhor em Casa permite que a equipe de saúde conheça melhor a realizada do paciente e isso auxilia na melhoria de qualidade de vida de toda a família. A atenção domiciliar é uma forma de atenção a saúde, oferecida na moradia do paciente e caracterizado por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado integrado a rede de atenção à saúde”, explicou a coordenadora do Programa, Joangela Guimarães.

A dona de casa, Olga Freitas, falou com comoção da importância do atendimento domiciliar para a qualidade de vida de sua filha, paciente mais antiga do programa. “Minha filha é assistida pelo Programa desde o início e é esse atendimento que nos ajuda a mantê-la conosco. Só tenho a agradecer a equipe, a secretária e principalmente a Prefeita por nos garantir essa assistência, não teríamos jamais condições de pagar um plano de saúde”, declarou a dona de casa.

Durante solenidade também foi apresentado o Projeto Cuidar do Cuidador, pela Assistente Social, Luciana Coelho. O projeto tem como objetivo promover ações que visem a melhoria da qualidade de vida e autocuidado dos cuidadores envolvidos no serviço de atenção domiciliar (Melhor em Casa) através de oficinas, dinâmicas, rodas de conversas e momentos de lazer.

Leave a Reply