• Thiago Azevedo
  • 5 de maio de 2020

Com 50 pontos de fiscalização, Flávio Dino fala em “boa adesão” a lockdown

O governador Flávio Dino (PcdoB), publicou uma mensagem no Twitter na manhã de hoje dizendo que houve uma “boa adesão” às medidas restritivas adotadas na capital São Luís para controlar a disseminação do novo coronavírus. A Justiça determinou na última semana o lockdown, uma medida mais rígida de bloqueio com aplicação de punições a quem desrespeitar a orientação. Segundo Dino, são 50 pontos de fiscalização e controle, sendo que uma avaliação mais precisa será divulgada ao final do dia.

“Boa adesão da população às medidas preventivas adicionais que implantamos hoje na Ilha de São Luís. São 50 pontos de fiscalização e controle. No final do dia teremos uma avaliação mais precisa. Vale a pena o esforço, para que possamos voltar ao normal o quanto antes”, escreveu.

Além de São Luís, o lockdown vale também para os municípios de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. Ao todo foram definidos 22 pontos de bloqueio, com atuação de todo efetivo da PM (Polícia Militar) e agentes de segurança comunitária.

Na área de segurança, a PM terá pontos de bloqueio nas principais vias de São Luís durante todo o dia e parte da noite. Os carros serão abordados, e só poderá transitar quem tiver uma declaração que demonstre necessidade de circulação. Aglomerações de pessoas não serão permitidas. Já as prefeituras farão uma fiscalização dos demais pontos das cidades. Outra medida será a fiscalização nos pontos de ônibus, onde só será permitido a circulação com máscara, e nenhum veículo poderá estar nas ruas com passageiro em pé. O terminal de navegação de ferryboat será fechado, e o número de viagens será limitado a quatro apenas para atender as pessoas que precisam viajar de forma justificada.

Os bancos e lotéricas também ficam abertos, mas devem os protocolos fixados pelas autoridades sanitárias, como distância entre as pessoas, uso de EPIs (equipamentos de proteção individual) pelos funcionários, higienização das superfícies, dentre outros. O aeroporto de São Luís também funcionará.

Para quem descumprir o decreto serão aplicadas advertências, multas e interdição parcial ou total do estabelecimento. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Maranhão tem mais de 4 mil casos confirmados de covid-19, com 249 óbitos.

 

Leave a Reply