Covid-19: “Inquérito sorológico” vai mapear anticorpos na Região do Munim

Iniciou-se está semana um inquérito sobre a covid-19 para mapeamento dos casos, com previsão de término em 09 de agosto.

A pesquisa tem como objetivo realizar inquérito populacional domiciliar por amostragem para estimar, a prevalência de anticorpos contra o novo coronavírus. Para tanto, foram sorteados 69 municípios do estado que estão distribuídos em todas as 19 regiões de Saúde. Estão previstas as coletas de 4080 amostras de sangue que serão analisadas no LACEN-MA.

Na região de saúde de Rosário, os municípios sorteados para compor o inquérito foram: Axixá, Humberto e Rosário. Em cada um dos municípios, foram sorteado o setor censitário.

A equipe de saúde está devidamente identificados por meio de coletes e com todos os equipamentos de proteção individual para resguardar a saúde dos participantes, seram abordados nos domicílios previamente escolhidas em cada território e farão o sorteio de um morador da residência para ser feita a coleta de sangue e a entrevista contendo dados importantes para que possamos melhorar as políticas públicas para o controle da doença.

O resultado das coletas serão compartilhados com o setor de vigilância em saúde da secretaria de saúde municipal, bem como aos participantes.

Vale ressaltar que outros estados, já realizaram essa pesquisa, porém o Maranhão é o primeiro estado a utilizar o teste sorologico IgM e IgG por anticorpos para realizar essa estimativa o que trará resultados extremamente confiáveis.

“A Secretária de Saúde do estado está disponibilizando toda a estrutura e articulação para que a pesquisa possa ser realizada. Contamos ainda com a ajuda da Secretaria de Saúde Municipal de Rosário para que, juntos, possamos cada vez mais combater a Covid 19 no nosso estado e vencer esta guerra.” Laydiany Paixão (Gestora da saúde Munim).

Deixe o seu comentário