• Thiago Azevedo
  • 27 de setembro de 2020

Eleições em São Luís terão a internet como principal meio de influência

Observando o atual cenário em que a pandemia da covid-19 ainda restringe certos nichos socioeconômicos, é notório que as redes sociais serão as principais aliadas dos candidatos à prefeitura de São Luís para as próximas eleições, as quais acontecem nos dias 15 e 29 de novembro – primeiro e segundo turnos, respectivamente.

Hoje, o que vemos é uma extrema movimentação das representações partidárias na corrida pelo Palácio de La Ravadirère, principalmente, nos meios digitais para chegar ao principal objetivo: convencer e conquistar o voto do eleitorado ludovicense.

Não há pra onde correr: o eleitor está na internet e ele acessa pelo celular. A pesquisa Consumo & Mídia, inclusive, divulgou dados no início deste ano apontando que em São Luís, dos 1,1 milhões de habitantes, cerca de 80% estão ativamente utilizando a internet. Além disso, desse percentual, 79% das pessoas que acessam a internet utilizam o smartphone para isso (Facebook, Instagram, sites e outros).

A Lógica Digital, uma empresa paulista que trabalha com pesquisa de perfil de consumo, aponta que o perfil do usuário de internet vai de 15 a 55 anos, uma boa fatia do eleitorado, como reforça o próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com dados recentes, divulgados em agosto de 2020. Essa informação, associada ao que diz a Pesquisa Consumo & Mídia, mostra que o perfil do eleitorado em São Luís, hoje, reforçando o que dissemos no parágrafo anterior.

A internet, por conter grupos específicos, seus influenciadores, com interesses ainda mais específicos (as chamadas “bolhas”), terá mais impacto neste momento em que o assunto da vez é política. Diferente da mídia offline, as digitais possuem mais exatidão na hora de dar uma determinada informação a quem, de fato, deve ser atingido, utilizando estratégias de impulsionamento e de segmentação de grupos, faixa-etária e até por região. Sob o olhar do marketing, mais eficiente do que a difusão das informações disseminadas pelos cartazes e minidoors, por exemplo.

A presença dos candidatos, não só nas redes sociais, mas na mídia alternativa, como os blogs, com suas propostas e imagens que carregam, além dos demais assuntos que os rodeiam, serão essenciais para o desfecho do pleito em São Luís.

Com tantas informações sobre as coisas que o afetam diretamente, o eleitorado ludovicense está cada vez mais crítico em relação à política em geral e aos candidatos, mais especificamente. Além disso, já está sendo ventilado nos bastidores da política, nos principais veículos da imprensa local e principalmente nas redes sociais, nomes dos favoritos à Prefeitura da capital maranhense. No entanto, não se pode deixar de pontuar que, oficialmente, a campanha eleitoral acabou de começar e nos resta, ainda, aguardar a posição de cada candidato em relação à São Luís para os próximos anos e saber se, de fato, algum deles é de verdade.

Wesley Macedo é jornalista

Leave a Reply