Yglésio Moyses destaca propostas em entrevista na Mirante AM
Em entrevista na Rádio Mirante AM, nesta segunda-feira (5), o candidato a prefeito Yglésio Moyses (PROS), mais uma vez detalhou suas propostas de governo para São Luís.
Yglésio afirmou que a Saúde será prioridade em sua administração. O candidato destacou que é necessário enfrentar o principal gargalo na saúde na capital que é a marcação de consulta.
“A gente sabe quais são as necessidades das pessoas. A marcação de consulta na saúde, os hospitais de urgência e emergência, humanização das pessoas. Primeiro deve s er entendido porque o volume de consultas é tão grande. Um dos pontos para reduzir esse problema é resolver a demora em ter acesso ou apenas trocar uma requisição de exames.
Outro problema é que as pessoas também não têm o dinheiro da passagem para ir se consultar. Para isso, a gente criou o programa ‘Venha Bem’, que vai apoiar aquelas pessoas que precisam e elas não pagarão passagem no dia da consulta. Isso é possível e será feito porque São Luís tem uma dívida com essas pessoas que moram aqui”, explicou.
O candidato defendeu a transformação das Unidades Mistas em Policlínicas. “As Unidades Mistas de Saúde são equipamentos importantes para a saúde pública, mas hoje o melhor são as policlínicas porque as pessoas poderão fazer os ex ames. Vamos implantar nas policlínicas um aplicativo que vai facilitar bastante o acesso da população aos serviços de saúde”.
Yglésio disse que o sistema de transporte não atende aos interesses da população porque obedece direcionamento político. “Hoje no transporte a gente tem uma bomba relógio. Nós temos um sistema em que as linhas de transportes não foram desenhadas por técnicos. A população não foi ouvida. O sistema hoje obedece direcionamento político de vereadores que querem que as linhas de ônibus passem nas suas bases. A lógica de distribuição das linhas de ônibus não obedecem a critérios técnicos.
Precisamos resolver o problema da falta de paradas e discutir melhor o preço das tarifas. No nosso mandato, a Prefeitura vai investir em transporte público”, disse acrescentando que só propõe aquilo que é possível fazer.
O candidato apontou avanço na limpeza pública com os EcoPontos, mas disse que necessário. “A gente tem que entender limpeza pública como um processo que depende da Prefeitura e das pessoas. A gente sabe que nós tivemos um avanço na limpeza pública com os EcoPontos, mas nós precisamos melhorar esse serviço. Precisamos rediscutir contratos, se for necessário. A educação ambiental é importante demais. Tem que haver um esforço da comunicação da Prefeitura com a realização de campanhas educativas e não apenas para mostrar obras que estão sendo feitas”, acrescentou.
“São Luís vai ter um projeto de verdade e não um prefeito que será marionete de outras pessoas. Vocês terão o prefeito mais atuante e mais preparado para administrar São Luís que já tiveram na história”, finalizou.