PARCERIA SEMDES E SEMUS MARCA O SETEMBRO “AMARELO” COM RODA DE CONVERSA PARA ADOLESCENTES EM PAÇO DO LUMIAR
A UEB Ver. José Carlos Costa Pereira, na Cafeteira, foi o palco de uma das várias ações que vem acontecendo neste mês, por conta do “Setembro Amarelo”, como forma de combater a depressão, identificar casos e incentivar o tratamento, disponibilizando ajuda e evitando agravos e possíveis casos de suicídio.
Desta vez, SEMDES e SEMUS organizaram atividades de roda de conversa com adolescentes acompanhados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF) da Cafeteira.
Profissionais das duas secretarias, entre eles psicólogos, levaram dados e informações ao conhecimento dos participantes, alertando para o fato de que a depressão não escolhe idade, raça, cor ou gênero, sendo um assunto sério ao qual a sociedade precisa estar atenta.
“Você não está sozinho! Ninguém está sozinho. Nós queremos chamar a atenção da população para este problema, mas também para uma rede de ajuda psicossocial disponível para acolher e tratar esses tipos de casos”, disse a secretária de Assistência Social, Maria Helena Veiga.
No caso dos adolescentes do SCVF, público desta ação nós estamos desertando para o problema com uma abordagem toda especial, a exemplo, de uma dinâmica realizada aqui onde os mesmos puderam colocar, em uma espécie de “árvore morta”, frase e palavras de otimismo e vida, ressaltou a superintendente da Proteção Social Básica da SEMDES, Elyzandra Pinheiro.
Ainda dentro desta parceira SEMUS, disponibilizou para a ação uma equipe de profissionais para realizar atendimentos em saúde, durante todo o evento foi possível, aferir a glicemia e a pressão arterial de pessoas adultas, além de imunização para adolescentes e adultos.