• Thiago Azevedo
  • 7 de dezembro de 2021

Plano Estratégico da Assembleia é apresentado com metas e diretrizes para o ciclo 2021-2031


A Assessoria de Planejamento e Assuntos Estratégicos apresentou, nesta segunda-feira (6), o plano estratégico da Assembleia Legislativa do Maranhão para o ciclo 2021-2031. Presente à reunião, o presidente do Parlamento Estadual, deputado Othelino Neto (PCdoB), afirmou que o estabelecimento de metas e diretrizes a curto e médio prazo é fundamental para o bom funcionamento da Casa, além de garantir maior eficiência à gestão pública.

Othelino afirmou que planejar é importante tanto para a boa execução das atividades finalísticas da Assembleia, que são legislar e fiscalizar, quanto para a gestão interna da Casa e dos seus servidores. Na ocasião, o chefe do Legislativo maranhense parabenizou todos os envolvidos na elaboração do trabalho.

“Todos os setores foram ouvidos e houve o estímulo à participação dos servidores, que puderam dar suas opiniões e sugestões sobre os principais pontos positivos e, também, sobre aquilo que precisava ser melhorado. Foi um processo bem participativo, que nos permitiu ter um diagnóstico preciso do funcionamento da Assembleia e dos desafios para que possamos atingir nossas metas”, enfatizou o parlamentar.

O diretor-geral da Assembleia Legislativa, Valney Pereira, destacou que o planejamento é o início de tudo, pois é no seu desenvolvimento que são definidos os objetivos, as ações e os meios para a execução de metas a longo prazo. “Nós percebemos a necessidade de definir um planejamento estratégico de nível macro e a longo prazo para o bom desempenho das nossas funções. Foi uma decisão acertada do presidente Othelino Neto, que vai garantir maior eficiência à gestão atual e às futuras”, afirmou.

Diagnóstico

A assessora-chefe de Planejamento da Alema, Rafaela Lago, explicou que o diagnóstico foi elaborado a partir de um grupo de trabalho composto por servidores da Assembleia, sob a orientação do professor Anderson Myranda, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ela frisou, ainda, que o plano estratégico serve como um direcionador para a tomada de futuras decisões nas gestões dos presidentes da Casa.

“Por ser do ciclo 2021-2031, ele vai dar um norte para o gestor atual e, também, para os próximos. Fizemos um grupo de trabalho, no qual todos participaram de forma efetiva. A metodologia foi participativa e colaborativa, gerando resultados muito satisfatórios”, completou.

 

 

Leave a Reply