SEDUC: Felipe Camarão reúne com representantes da Educação no Campo e encaminha benefícios para as Casas Familiares Rurais
Nesta sexta-feira (10), a Secretária de Estado da Educação (Seduc) se reuniu com representantes da Associação Regional das Casas Familiares Rurais (Arcafar) e da União das Escolas Famílias Agrícolas do Maranhão (Ueafama), com objetivo de dar prosseguimento ao Termo de Cooperação entre a Seduc e as entidades, relacionado à modalidade de Educação do Campo.
Participaram da reunião, o Secretário Felipe Camarão; a Secretária Adjunta de Gestão de Ensino e Aprendizagem, Nádya Dutra; o Secretário Adjunto de Educação Profissional e Integral, André Bello; o Assessor Jurídico, Daniel Barros; Antônio da Mata, presidente da Arcafar/Ma, Sandra Brambach, Secretária Executiva da Arcafar/Ma e Jefferson Costa Barros, Coordenador Pedagógico da Arcafar/Ma que, também, representam a Ueafama.
Da reunião saíram encaminhamentos para solucionar demandas apresentadas pelas entidades, como: contratação de professores, pagamento de professores, conta de energia elétrica, ações pedagógicas e melhoria da infraestrutura das Casas Familiares, entre outras.
“A pauta será praticamente toda atendida nesse momento. E estamos dando encaminhamentos a essas demandas para que os estudantes dessas escolas possam iniciar o ano letivo de 2022 em condições adequadas para que o ensino e a aprendizagem aconteçam da melhor forma possível, sem prejuízos para a comunidade escolar ”, enfatizou o secretário Felipe Camarão.
“Com a volta do ensino presencial, estamos conversando com os diversos atores envolvidos na oferta do ensino médio no Estado. Hoje, retomamos as agendas de articulação para a organização do calendário letivo de 2022 com representantes das Casas Familiares Rurais do Maranhão para atendermos questões tanto administrativas quanto pedagógicas das instituições, valorizando a oferta com a pedagogia da alternância”, completou Nádya Dutra.
Para os representantes das entidades, a reunião foi muito proveitosa e enche a Educação do Campo de esperança e ânimo.
“Saímos daqui com um sentimento de ânimo, de que a gente vai poder atender as necessidades básicas dessas escolas em todo o Maranhão, que já percorremos cada uma delas e sabemos do que cada uma precisa. Eu saio daqui com a tranquilidade e cheio de esperança de que esses problemas serão solucionados”, disse Antônio da Mata, representante da Arcafar.
“Estamos aqui para que possamos melhorar as parcerias já existentes e as parcerias futuras. Saio daqui animada, principalmente diante da realidade que enfrentamos nesse período pandêmico, que também prejudicou muito essas escolas, são muitas dificuldades. Então, essa pauta que trouxemos aqui para atender o movimento, com todas as escolas, com certeza saímos daqui otimistas”, disse Sandra Brambach.