• Thiago Azevedo
  • 5 de maio de 2022

Aberto edital de seleção das atrações artísticas que participarão do São João de São Luís


Foi lançado, nesta quarta-feira (4), o edital para seleção de mais de 200 atrações artísticas, que farão parte da programação do São João São Luís 2022, promovido pela prefeitura da capital. Segundo o edital, os grupos juninos e artistas poderão se inscrever, presencialmente na Praça Maria Aragão, no Centro, no período de 9 a 16 de maio, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Poderão se inscrever, como proponente, artistas e/ou grupos não constituídos juridicamente, através de representação por Pessoa Jurídica (empresários individuais e Sociedades com Fins Lucrativos) que atuem em segmentos da cultura popular, com mais de um ano de constituição.

O titular da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), que coordena a ação, Marco Duailibe, destaca a importância da retomada das apresentações artísticas no período junino.

Inscrições

Para que a inscrição seja efetuada devem ser apresentados: ficha de inscrição preenchida e assinada pelo proponente, portfólio do grupo/artista e material de divulgação (fotos, recortes de jornal, folders, documentários etc.), memorial apresentando a história do proponente e sua relevância na construção da cultura maranhense, a configuração de sua apresentação no que diz respeito a tempo de espetáculo, número de participantes, conteúdo musical e/ou dramático, tipo de indumentária (figurino), processo de criação e mais o que possa agregar como identidade de sua proposta, CD e/ou DVD com indicação do formato do arquivo, salvo na mídia, repertório musical, aplicável às categorias de Show Musical e Forró Pé de Serra, mapa de palco para as categorias em que este item se aplicar.

Os proponentes devem ficar atentos quando da separação da documentação e informações requisitadas no edital, pois não serão aceitas modificações ou substituições de dados e de anexos à proposta. Além disso, não serão aceitas inscrições com pendência de documentação, também não serão aceitas inscrições enviadas pelo Correio e não serão recebidos documentos posteriormente à inscrição.

A ficha de inscrição consta no Anexo 1 do edital e a divulgação do resultado final da seleção ocorrerá dia 31 deste mês.

Análise e seleção

Após o período de inscrição, serão formadas três comissões de seleção compostas por técnicos da Secult com saber artístico e cultural, nomeados por meio de Portaria com finalidade de analisar e selecionar as propostas.

As propostas serão selecionadas considerando a pontuação de 0 a 20 (zero a vinte), segundo os critérios por categoria constantes no edital, sendo que as propostas classificadas constituirão uma lista de atrações artísticas disponíveis e habilitadas para participarem da programação do São João São Luís 2022 promovido pela Prefeitura.

Na hipótese de empate entre as selecionadas prevalecerá na seleção a que tiver maior nota no critério Excelência Artística; e o grupo/artista constituído há mais tempo.

 Categorias contempladas

O edital contempla as categorias Manifestações da Cultura Popular, que inclui grupos de Bumba Meu Boi dos sotaques de matraca, orquestra, baixada e zabumba; Grupos de Tambor de Crioula; Danças Populares, na qual podem se inscrever grupos de dança portuguesa, dança do boiadeiro, cacuriá, quadrilha, dança cigana e outras; Grupos Alternativos, desde que, na sua apresentação, possuam diversos ritmos e estilos da cultura popular maranhense do período junino; Cultura Popular Mirim, que abrange grupos formados por crianças.

Também estão entre as categorias contempladas Show Musical, para grupo formado por, no mínimo, cinco participantes cujo repertório seja de ritmos tradicionais maranhenses (bumba-meu-boi, cacuriá, tambor de crioula, dança do coco e outros) e ritmos nordestinos (xote, baião, xaxado e outros); Forró Pé de Serra, que inclui grupo formado por três a cinco participantes e elementos da cultura nordestina expressos no ritmo do forró tradicional, a exemplo do Baião, Xote, Xaxado e “Arrasta Pé”, utilizando instrumentos como sanfona, zabumba, triângulo e viola, geralmente referindo-se ao modo de vida nordestino. A última categoria elencada no edital é de Espetáculo Teatral com temas representativos do período junino, que em sua composição apresentem elementos da linguagem cênica.

Grupos Contemplados

  • 80 Grupos de Bumba-Meu-Boi
  • 30 Grupos de Tambor de Crioula
  • 50 Grupos de Danças Populares
  • 10 Grupos de Danças Alternativos
  • 15 Shows Musicais
  • 10 Grupos de Forró Pé de Serra
  • 05 Expressões Cênicas
  • 06 Manifestações da Cultura Popular Mirim
  • 14 Grupos em Salvaguarda

 

Cronograma do edital

  • 03/05 – Publicação do edital
  • 04 a 06/05 – Impugnação do edital
  • 09 a 16/05 – Inscrições das atrações, exceto nos dias de fim de semana
  • 09 e 10/05 – Convocação dos grupos de Danças Regionais e Alternativos selecionados
  • 11 e 12/05 – Convocação dos grupos de Bumba-meu-boi e Salvaguarda selecionados
  • 13/05 – Convocação dos grupos de Tambor de Crioula e Artes Cênicas selecionados
  • 16/05 – Convocação dos grupos de Shows Musicais e Forró Pé de Serra selecionados
  • 26/05 – Divulgação do resultado preliminar
  • 27 e 30/05 – Apresentação de recursos por parte dos grupos
  • 31/05 – Divulgação do resultado final

Leave a Reply