Eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa na pauta do Palácio dos Leões
Com a eleição do presidente Lula, início da transição governamental e dispersão dos movimentos golpistas que tentaram contra a democracia, as atenções da classe política maranhense se voltam agora para a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão O presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB) continua sendo favorito para renovar o mandato por mais dois anos, mas enfrenta concorrência.
Do alto de sua experiência como parlamentar, ex-presidente da Casa, que assumiu o comando do estado após Roseana abandonar o cargo no final do mandato em 2014, o deputado Arnaldo Melo (PP) advertiu, em conversa com jornalistas quando anunciou sua decisão de se colocar no jogo sucessório do parlamento estadual, no início de outubro, que as articulações ainda que tenham iniciado logo após o primeiro turno somente seriam concretizadas após a da eleição do presidente.
De fato as conversações visando a composição da Mesa que será eleita em fevereiro, logo na abertura dos trabalhos legislativos, deverão se intensificar agora com a eleição de Lula e fortalecimento do grupo liderado pelo senador eleito Flávio Dino e pelo governador reeleito Carlos Brandão, ambos do PSB, que deverá ser decisivo no processo de escolha do presidente.
O atual presidente Othelino, em conversas com jornalistas que cobrem as atividades da Casa, disse não ter nenhum problema de ordem jurídica que impeça sua reeleição para mais um mandato, que tem conversado com vários parlamentares de vários partidos e que tem sido muito bem aceita sua proposta de permanência. Joga ainda a favor de Othelino um compromisso firmando com o senador eleito Flávio Dino quando na definição das alianças para disputar as eleições 2022.
Vários nomes tentam se viabilizar, entre quais Arnaldo Melo (PP), Antônio Pereira (PSB), Ariston Ribeiro (PSB), mas existe uma espécie de consenso entre os parlamentares de que a composição da nova Mesa Diretora deverá ser fruto de um grande entendimento entre as forças que ajudaram eleger Lula, Brandão e Flávio Dino e dentro deste contexto a recondução de Othelino ao cargo de presidente tem todas as chances de acontecer.
Othelino Neto coordenou a pré-campanha de Dino ao Senado, abraçou a candidatura de Brandão e se empenhou no segundo turno para aumentar os votos de Lula no Maranhão. O parlamentar comandou caminhadas, carreatas ao lado da esposa Ana Paula, primeira suplente do senador eleito, e deve contar com o apoio grupo.
Como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já promulgou o resultado da eleição e a equipe de Lula já está tratando da transição, na avaliação de fontes do blog, é que as conversações deverão acelerar visando a definição, mas as apostas entre os próprios parlamentares é que haverá um grande entendimento das forças que darão sustentação políticas ao governo de Carlos Brandão.