“O cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade deve ser coletivo. É necessário aprender a destinação correta do lixo produzido, razão pela qual organizamos ações educativas com a participação dos munícipes, principalmente, os alunos da rede municipal, que figuram como agentes multiplicadores de informação. Lembrem-se, juntos somos mais fortes e fazemos a diferença”, enfatizou a prefeita Paula.
Organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMAP), que tem à frente Alberlucia Mendes, na edição de 2023, o evento tem como tema “Semana do Meio Ambiente 2023 – Resíduos Sólidos: Jogando limpo com Paço”.
“O descarte irregular é um desafio na nossa cidade, principalmente em vias públicas. Falta educação ambiental e conscientização sobre os males que o lixo jogado em local impróprio provoca ao meio ambiente, daí a necessidade de juntos alcançarmos uma cidade mais limpa, sustentável e agradável”, pontuou a secretária.
Para provocar reflexões sobre os caminhos do lixo e retratar a relação que a comunidade tem com o que produz, durante a manhã, várias atividades foram desenvolvidas, entre elas, a exibição do documentário “O Lixo Nosso de Cada Dia”, da diretora Fernanda Barbosa.
A fiscalização e colocação de placa sinalizadora em terreno com lixo estacionário, na Estrada de Ribamar, altura do bairro Lima Verde também fez parte da programação, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SEMIU).
A gincana envolvendo escolas municipais da sede, coleta de lixo eletrônico amanhã(2) e a recomposição da mata ciliar, na Beira Rio da Maioba, a partir das 9h da manhã de segunda-feira(5) serão outras ações neste período.