Morre aos 94 anos o empresário Valdecy Claudino, cofundador do Armazém Paraíba
Faleceu nesse domingo, 28, em São Paulo, o empresário Valdecy Claudino, aos 94 anos, um dos fundadores do Armazém Paraíba, empresa do Grupo Claudino, com duas lojas em Palmas, TO, e várias lojas por todo o estado do Tocantins. Irmão de João Claudino Fernandes, o empresário foi um dos fundadores do Grupo Claudino; ele morre quatro anos depois do falecimento do seu irmão, ocorrido em 20 de abril de 2020. Até o fechamento desta matéria – às 22h20 – a causa da morte não tinha sido revelada pela família.
O empresário Valdecy Claudino era nordestino, natural de Luís Gomes, Rio Grande do Norte, filho de João Claudino e de Francisca Fernandes. Nasceu em 7 de março de 1929, casou-se com Ivone de Medeiros Claudino e era pai de quatro filhas, Gisele, Virgínia, Angélica e Vera Lúcia.
Iniciou a história de sucesso do Grupo Claudino nos anos de 1950, com o pioneirismo do irmão João Claudino Fernandes, quando criaram o Armazém Paraíba no ano de 1958 – há 65 anos – , na cidade de Bacabal, no Maranhão. Dez anos depois, com várias lojas abertas no Maranhão, inaugurou a loja matriz em Teresina, no Piauí.
O paraíba, como era conhecido, deu origem a todos os negócios do Grupo Claudino: indústrias de colchões, roupas e bicicletas, agência de comunicação e publicidade, construtora, gráfica, frigorífico, shopping center, financeira, craft shop, entre outros empreendimentos. Os irmãos Claudino, juntamente com o pai Joca Claudino, começaram produzindo colchões de forma artesanal na década de 1950, utilizando como enchimento a palha de bananeira, para atender a demanda do Armazém Paraíba, como venda complementar de camas.
Armazém Paraíba em Palmas
A empresa chegou em Palmas em 1994, através de um dos seus funcionários, Francisco Kleber Melo Damasceno, piauiense de Piripiri, que desembarcou em Palmas no dia 07 de abril de 1994, com 25 anos, vindo de Jundiaí, SP, para implantar, nesta capital, a primeira loja da rede Armazém Paraíba, empresa na qual trabalhava desde 2 de janeiro de 1989.
Com uma loja em Palmas e outra em Taquaralto, durante muitos anos o Armazém Paraíba liderou o mercado de móveis, estofados e eletrodomésticos em Palmas, até chegar outras grandes redes como Casas Bahia, Novo Mundo, Nosso Lar e outras.
Kleber Melo desligou-se da empresa para montar o seu próprio negócio, mas mantém forte ligação com a empresa onde trabalhou muitos anos. O pioneiro de Palmas Kleber Melo lamentou profundamente, em suas redes sociais, a morte do seu ex-patrão. Com muito pesar e dor no coração ele relata: “Um dia muito triste. Seu Valdecy Claudino foi um visionário e um grande empreendedor, ele esteve aqui em Palmas em 1993 e já comprou um terreno no centro da Capital, e no dia 7 de abril abrimos a primeira loja física. Mais antes, nos primeiros meses, no início da capital, já atuava com vendas de porta em porta e com o escritório de representante funcionando em Taquaralto na Avenida Tocantins.
Sai de São Paulo, depois de uma conversa com seu Valdecy Claudino, me foi dada a missão de vir implantar a primeira loja do Paraíba na capital (tocantinense). Vim num Fusca novo, recém lançado naquele ano no governo de Itamar Franco. Foi motivo de preocupação por parte diretoria de Teresina no Piauí, pois aquela foi a minha primeira viagem na estrada dirigindo sozinho. Mas ele disse ‘ele está indo para enfrentar muitos desafios pela frente e este será o seu primeiro como gerente do Armazém Paraíba”.