• Thiago Azevedo
  • 6 de maio de 2024

Mapa abre edital para captação de patrocínio para o São João do Maranhão 2024

O Governo do Maranhão, por meio da Maranhão Parcerias (Mapa), lançou edital que visa a captação de patrocínios e apoios às festividades do São João do Maranhão 2024. A iniciativa busca, por meio de parcerias público-privadas, promover o potencial cultural no período junino, colocando a festa popular no mapa nacional.

As empresas interessadas em participar do chamamento público e ativar suas marcas nos arraiais promovidos pelo Governo do Maranhão poderão se inscrever até o dia 29 de maio.

Para o presidente da Mapa, Cassiano Pereira Junior, essa é uma oportunidade de contribuir com a maior manifestação cultural do estado, mostrando ao mundo suas potencialidades, fortalecendo o Maranhão como destino turístico.

Nós temos como missão dar as mãos com a iniciativa privada para garantir que o Maranhão tenha investimentos que mostrem para o Brasil e para o mundo suas potencialidades e com o São João não é diferente. O maranhense vibra com essa festividade, vai aos arraiais, prestigia as atrações e respira esse clima junino, paixão essa que é transmitida aos que vem visitar o nosso estado. O governador Carlos Brandão acredita que as parcerias com as empresas privadas podem fazer o São João deste ano ainda maior e melhor. Todo mundo sai ganhando”, afirmou.

Cotas de patrocínio

Na modelagem proposta em edital, a iniciativa privada poderá ser parceira no São João por meio de apoios ou patrocínios em cotas (Diamante, Platina, Ouro, Prata e Bronze), que variam de R$ 150 mil a R$ 2 milhões, e tendo em contrapartida a exposição da marca durante todo o evento, inserções de vídeos promocionais nos telões, sinalização em blimps, ações promocionais e comercialização de produtos dentro dos espaços determinados, mídia espontânea, além do status de apoiador de uma das festas populares mais aguardadas pelo público.

No ano passado, cerca de 20 mil pessoas passaram pelo Arraial do Ipem diariamente, um dos locais com maior público e extensa programação em São Luís. A movimentação do São João do Maranhão reforça a importância das festas juninas para o estado.

As propostas de patrocínio e os documentos requeridos deverão ser enviados para o e-mail: [email protected]

Através do mesmo endereço eletrônico, os interessados podem enviar suas dúvidas relacionadas ao processo. O resultado final será divulgado no dia 3 de junho no site da Mapa, onde será publicado o relatório contendo a lista das empresas que tiveram seus requerimentos deferidos.

Resultados positivos

Não são apenas os apaixonados e encantados pelas cores do São João que saem felizes dos arraiais. O período junino é também uma oportunidade para os empreendedores faturarem e aumentarem a renda com o aquecimento da economia, principalmente no comércio e no segmento de serviços, como a rede hoteleira, transporte, bares e restaurantes, além das agências de viagens, que oferecem pacotes turísticos.

De acordo com os dados da pesquisa econômica do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), o investimento realizado pelo Governo Estadual no São João de 2023 foi de mais de R$ 44 milhões e resultou em um impacto de R$ 254,9 milhões na economia. Somente no circuito oficial da Grande Ilha, contabilizou-se um montante de R$ 26,5 milhões em consumo.

No setor do turismo, foram 77.330 desembarques no mês de junho do ano passado, uma alta de 39% em relação ao ano anterior. A maior quantidade registrada para o período desde 2013.

Quanto ao apoio do público, 1.260 atrações subiram aos palcos do São João do Maranhão e deixaram a plateia em êxtase. A prova está na pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo do Maranhão, cujo resultado apontou que 94% dos turistas confirmaram o desejo de retornar ao estado nessa época do ano e 91% avaliaram a programação como excelente ou boa.

Prévia em São Paulo

Em São Paulo, o Governo do Maranhão, em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), lançou uma prévia do São João do Maranhão 2024 para operadores e agentes de turismo, em uma noite de encantos e tradições no Hotel InterContinental São Paulo, no Jardim Paulista, na última quinta-feira (2).

Por meio da iniciativa, o Maranhão reafirma seu compromisso em promover sua cultura e atrair turistas durante todo o ano, consolidando o estado como um destino imperdível para os amantes de festas juninas e para os apaixonados por experiências autênticas e enriquecedoras.

Leave a Reply