Codó: Justiça confirma filiação de Edson Cobel no partido Podemos
O juiz eleitoral Iran Kurban Filho indeferiu, na última quarta-feira (24), o pedido de desfiliação partidária de Edson Cobel, conhecido popularmente como “O Cigano”. A decisão rejeita a tentativa do PODEMOS de remover Cobel do partido após sua saída do grupo liderado pelo pré-candidato a prefeito Guilherme Oliveira.
Guilherme Oliveira havia formalizado a expulsão de Cobel com a intenção de barrar a candidatura de do ex-aliado nas eleições deste ano. O pedido de desfiliação de Cobel surgiu após ele abandonar o grupo de Oliveira para se aliar ao empresário Chiquinho FC.
No entanto, o juiz Kurban Filho considerou que o PODEMOS de Codó não respeitou os princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa. “Ante o exposto, INDEFIRO o pedido de desfiliação partidária de EDSON CANTANHEDE DE SOUZA, formulado pelo PODEMOS de Codó (MA), uma vez que não foram observados os princípios constitucionais do contraditório e ampla defesa”, declarou o juiz. Além disso, o pedido de reconvenção do PODEMOS do Maranhão para intervir no diretório de Codó foi igualmente indeferido por tratar-se de matéria interna corporis, não sujeita à apreciação judicial.