Deputados afirmam que apoiarão qualquer decisão do governo sobre sucessão
O plenário da Assembleia Legislativa virou palco de manifestações de parlamentares ligados ao Palácio dos Leões em defesa da decisão do governador Carlos Brandão (PSB) focar na gestão e deixar para 2026 as conversações e articulações sobre sucessão. Também tem chamado atenção os discursos direcionados a possibilidade do chefe do Executivo indicar o secretário de Assuntos Municipais, Orleans Brandão (MDB), como candidato do grupo ao governo do estado.
Num inflamado pronunciamento nesta quinta-feira (8), o líder do governo no parlamento estadual, deputado Neto Evangelista (União) foi bem claro ao afirmar que se o governador entender que sua sucessão deva ser conduzida pelo secretário Orleans Brandão, a sua base política e no parlamento estará pronta o desafio, ou seja, os aliados do governador já começam expor a real possibilidade do sobrinho do governador, que é filiado ao MDB, partido que abriga o restou do grupo Sarney, ser o candidato.
O deputado Adelmo Soares (PSB), também em pronunciamento na tribuna, deu a entender que a questão da sucessão da Brandão ainda está por ser decidida e pregou que se deve manter a calma quanto às eleições de 2026. Adelmo observou que o momento que antecedeu a eleição de Brandão foi similar ao que ocorre na atualidade. “Paciência, discernimento e sabedoria, na hora certa, no momento certo, nós saberemos quem será o candidato”, afirmou.
Até quem não votou em Brandão, mas se converteu ao que se convencionou chamar de brandonismo, como é o caso a deputada ultradireitista Mical Damasceno, já manifestou apoio a qualquer decisão que o governador venha tomar, porém apelou para que Brandão não passe o comando do estado para o vice Felipe Camarão (PT) e fique até o final do mandato para tentar eleger seu sucessor e fugir de suposta perseguição.
A cada discurso em defesa do governador, de sua posição de deixar para o ano quem a discussão sobre sucessão e manter suspense sobre se sairá ou não para disputar uma cadeira no Senado, o que seria o caminho natural, cresce a incerteza sobre o apoio ao Palácio dos Leões à candidatura de Felipe Camarão, que já declarou que quer ser candidato a governador com Brandão candidato ao Senado.
Foi uma semana no parlamento estadual de manifestação explicita de apoio ao governador. Já terça-feira (6), sem meias palavras, o deputado Osmar Filho (PDT), abriu as manifestações ao defender a fala em que Brandão disse que “não entregará o comando do estado para quem não pode fazer um bom governo, para quem vai perseguir nossos aliados”.
“Governador, conte com o deputado Osmar Filho aqui na Assembleia. Eu tenho certeza de que, com sabedoria, com responsabilidade, o senhor, como líder do grupo político, tomará a decisão mais correta, e conte comigo na decisão que V. Exa. Tomar”, disse Osmar Filho, deixando claro seu apoio a qualquer definição do governador sobre as eleições de 2026.