ALÔ PF!! Recursos Federais na Secretaria de Cultura de Paço do Lumiar sob Suspeita de “TROVÃO”
Graves denúncias rondam a Secretaria de Cultura de Paço do Lumiar, envolvendo recursos das Leis Aldir Blanc (Lei 14.017/2020 e Lei 14.150/2021), Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022) e Rouanet (Lei 8.313/91). Há suspeitas de um grande “TROVÃO” (desvio milionário), com uso de “laranjas” (Artistas Fakes) para saque de valores, enquanto verdadeiros artistas e grupos culturais locais seguem sem receber os cachês do São João e outros projetos. Muitos dos supostos beneficiários sequer têm qualquer vínculo com a produção cultural, sugerindo um esquema fraudulento para apropriação indevida dos recursos federais.
A situação exige investigação rigorosa, da Polícia Federal e demais órgãos competentes precisam agir rapidamente para apurar os fatos, identificar os responsáveis e garantir que a cultura de Paço do Lumiar receba o devido respeito e valorização.
Veja o guia prático para captação legal recursos federais para a cultura:
Para captar recursos federais para a cultura, é essencial que o proponente tenha um projeto bem estruturado, detalhando objetivos atendendo a editais específicos, o projeto deve ser inscrito e aprovado pela Secretaria de Cultura. A seleção é feita com base em critérios técnicos e artísticos.