Conselho Superior do MPMA elege novos integrantes para o biênio 2021-2023
Em eleição realizada ontem, dia 1º, foram escolhidos os novos integrantes do Conselho Superior do Ministério Público do Maranhão, para o mandato do biênio 2021/2023.
Por ordem de votação, os eleitos para o colegiado foram os procuradores de justiça Joaquim Henrique de Carvalho Lobato, com 201 votos; Regina Maria da Costa Leite, 195; Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, 175; Mariléa Campos dos Santos Costa, 170; Lize de Maria Brandão de Sá Costa, 147.
Como suplentes, ficaram os procuradores de justiça Francisco das Chagas Barros de Sousa, com 145 votos; Domingas de Jesus Fróz Gomes, 140; Carlos Jorge Avelar Silva, 120; e Marco Antonio Anchieta Guerreiro, 108.
Formada pelos procuradores de justiça Teodoro Peres Neto (presidente), Themis Maria Pacheco de Carvalho e Maria Luiza Ribeiro Martins (como titulares) e Selene Coelho de Lacerda (como suplente), a comissão eleitoral coordenou todo o processo.
A votação, que ocorreu por meio de voto eletrônico, registrou uma participação recorde dos membros do Ministério Público do Maranhão. Dos 324 procuradores e promotores de Justiça aptos a votar, 320 participaram da eleição, ou seja, 98,67%.
Após a divulgação do resultado, na sala de reunião dos Órgãos Colegiados da Procuradoria Geral de Justiça, o procurador-geral, Eduardo Nicolau, cumprimentou todos os eleitos e desejou sucesso no cumprimento do mandato como integrantes do Conselho Superior do MPMA.
O presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão, Gilberto Câmara Júnior, também acompanhou o resultado e parabenizou os eleitos.
Composição – O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) é composto por sete membros, sendo dois natos – o procurador-geral de justiça e o corregedor-geral do Ministério Público –, e cinco procuradores de justiça eleitos por membros da instituição, para um mandato de dois anos.