Fura Fila: Em Araioses Prefeita Luciana Trinta está vacinada contra Covid-19
A prefeita tem 48 anos de idade e ainda não está no calendário de vacinação.
Segundo informações, o decreto estadual do Maranhão, os municípios só poderão receber novas doses da vacina, são os municípios que compravem que atingiram 60% de aplicação das doses na população, e o município de Araioses infelizmente ficou de fora.
A prefeita de Araioses, Luciana Marão Félix, está sendo investigada por ter supostamente furado a fila da vacina contra a Covid-19.
O inquérito civil foi instaurado pelo promotor de Justiça John Derrick Barbosa Brauna após denúncia ter sido enviada à 1ª Promotoria de Justiça de Araioses.
Ainda de acordo as informações, a secretária de saúde do Município, Aila Maria dos Santos Freitas também está sendo alvo da investigação pelo mesmo motivo.
O Parquet relatou na Portaria publicada no Diário Eletrônico que a prefeita e titular da Saúde foram vacinadas contra o COVID-19 sem se enquadrarem nos requisitos a que se submetem os demais cidadãos, num momento em que o número de vacinas destinadas à população ainda é insuficiente para todos.
A quebra da ordem de vacinação pode configurar tanto ilícito administrativo como penal, cuja investigação se dará no foro próprio. Informações Portal Neto Ferreira.
Para iniciar as investigações, o promotor de Justiça solicitou que a Secretaria de Saúde envie em 10 dias a lista completa de todos os imunizados contra a COVID-19 e suas respectivas identificações, nesta primeira fase da campanha de vacinação no Município até a data de hoje, inclusive com os cargos que exercem, se servidores públicos.
John Brauna também pediu a cópia do Plano Municipal de Imunização, no qual conste exatamente quais grupos da população e quantas pessoas inclusas neles serão imunizadas nesta primeira.