Luto: Morte da culinarista Juja repercute em São Luís
Foram anos dedicados ao que mais gostava de fazer: cozinhar. Mas infelizmente maranhenses e turistas não mais poderão saborear as iguarias assinadas por Ana Lula, carinhosamente conhecida como Juja. A culinarista faleceu na tarde deste domingo (2) em decorrência de complicações do Covid-19.
Juja gostava tanto do que fazia que quando o lockdown obrigou os restaurantes a reduzirem o atendimento, ela investiu no delivery. Foram meses de muito trabalho e centenas de pratos sendo preparados de segunda a domingo. “Jacieny, estou trabalhando muito e graças a Deus não precisei demitir ninguém”, me disse em uma matéria que fiz com ela em junho de 2020.
E Ana, mesmo com tantos afazeres, sempre que podia atendia aos pedidos de matérias. Vai fazer muita falta. Essa foto que ilustra a matéria foi feita por mim em junho do ano passado quando ela fez uma receita junina para o programa Estilos TV.
Ana Lula deixou um legado que não será esquecido pelos seus clientes e por aqueles que trabalham com a gastronomia. O seu amor pela culinária maranhense será sempre lembrado por aqueles que conheceram a sua arte na cozinha.
Perda repercute
Para o chef Junior Ayoub, presidente da Associação Maranhense dos Artesãos Culinários, Ana Lula “era muito mais que o Arroz do Mar”, sua receita de maior sucesso no Ateliê Gastronômico Casa de Juja. “Ela trabalhou a vida inteira pra dar do melhor pros clientes, pros filhos, pra ela, pra nossa cidade. Ela não fez história, ela cuidou da história”.
“A cultura e a culinária maranhenses estão de luto pela partida prematura e inestimável de Ana Lula. Todos estamos muito tristes. Que Deus conforte todos os familiares”, disse a chef Soraia Fialho.
“Hoje perdemos uma da maiores culinaristas do nosso Estado, nossa querida Ana Lula! Mãe, mulher forte, guerreira, revolucionária, uma das maiores divulgadoras do nosso Estado através da Gastronomia, do Turismo. Tenho prazer de ter um restaurante no prédio onde Ana Lula revolucionou o Centro Histórico com seu Restaurante Antigamente, onde ficou sempre no auge por 19 anos, e hoje temos nosso Flor de Vinagreira. Recentemente em uma divulgação feita por mim e meu filho, chef Danilo Dias, sobre o nosso restaurante, recebemos uma mensagem de Ana Lula muito carinhosa e emocionante. Vamos guardar no fundo de nosso coração, com muito carinho, seus grandes ensinamentos sobre a arte de cozinhar”, Francisco Neto.
“Ana Lula representou muito para nós, e em especial para mim, Léo. Incentivadora, generosa e guerreira. Mas antes de tudo isso, Amiga”, publicou Léo, da Quitandinha Restaurante, em sua conta no Instagram.
Meus sentimentos à familia de Ana Lula.