• Tribuna98
  • 14 de março de 2025

Mutirão promovido pela Justiça atende população em situação de rua neste sábado (15/3)

Com o intuito de ampliar o acesso à Justiça, promover a inclusão social e resgatar a dignidade da pessoa humana, o Poder Judiciário do Maranhão em parceria com instituições irá atender pessoas em situação de vulnerabilidade social, neste sábado (15/3), no Centro Social João Paulo II (bairro João Paulo, Rua Riachuelo, 681) das 8h às 12h.

Está será mais uma edição do projeto PopRuaJud que pretende garantir atendimento prioritário, desburocratizado e humanizado à população em situação de rua.

Durante o evento, serão oferecidos serviços de saúde e de cidadania na unidade móvel do TJMA (Ônibus PopRuaJud), uma iniciativa inédita no Judiciário do país, e no local da ação.

SERVIÇOS 

Dentre os serviços oferecidos, destacam-se: Conciliação; Registro civil; Orientações jurídicas; Atendimento médico; Atendimento odontológico; Solicitação para emissão de documentos diversos; Doação de roupas; Banho solidário; Corte de cabelo; Café da manhã, dentre outros.

PARCERIA

A iniciativa conta com a parceria do Viva – Procon; da Defensoria Pública e da Secretaria de Estado da Saúde. Do Poder Judiciário do Maranhão participarão do evento a Chefia de Gabinete da Presidência; a Corregedoria do Foro Extrajudicial (Cogex); o Núcleo de Justiça Restaurativa (Nejur); o Núcleo de Solução de Conflitos (Nupemec) dentre outros.

POPRUAJUD

O PopRuaJud acompanha as diretrizes da Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e Interseccionalidades, definidas pela Resolução CNJ n.º 425/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e funciona por meio de uma abordagem colaborativa que reúne diversos órgãos e instituições governamentais e da sociedade civil.

Leave a Reply