• Thiago Azevedo
  • 23 de agosto de 2023

Na mira de CPI, Rigo Teles é investigado por paradeiro de R$ 92 milhões do FUNDEF em Barra do Corda

O cenário político de Barra do Corda está fervilhando com a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar o paredeiro  de R$ 92 milhões recebidos pela gestão de Rigo Teles, em Barra do Corda. O recurso é proveniente dos precatórios do FUNDEF, e cerca de 60% do montante milionário deve ser rateado entre os professores da região.

Na contramão de suas promessas de campanha – que frisava a valorização dos profissionais do magistério – o governo Rigo Teles ainda não pagou um centavo aos professores. Os pagamentos deveriam ter iniciado a partir de 30 de junho.

O Legislativo Municipal alega que já fez inúmeros pedidos de informações sobre a aplicação dos recursos provenientes dos precatórios do FUNDEF, porém, o chefão da cidade ignorou. O Sindicato dos Professores do Estado do Maranhão ( Sinproesemma) também se manifestou, exigindo respostas do Executivo Municipal, mas o prefeito não apresentou nenhuma resposta à categoria de professores.

A CPI, assinada por seis vereadores, pretende apurar uma série de manifestações de irregularidades relacionadas à aplicação e gastos dos precatórios do FUNDEF. Entre os pontos a serem investigados estão o descumprimento orçamentário, a falta de transparência, possíveis indícios de fraude e superfaturamento em processos licitatórios e obras que utilizam recursos provenientes dos precatórios.

Além disso, a comissão também irá focar em crimes de responsabilidade, pedaladas fiscais e orçamentárias, bem como contratações irregulares por terceirização com recursos do FUNDEB que estão sob suspeita de má utilização.

Leave a Reply