• Thiago Azevedo
  • 1 de setembro de 2023

Prefeita de Vitorino Freire é alvo de operação da PF e afastada do cargo

 

A Polí­cia Fed­er­al defla­grou a “Oper­ação Benesse” nes­ta sex­ta-feira, com o obje­ti­vo de des­man­te­lar uma orga­ni­za­ção crim­i­nosa envolvi­da em fraudes lic­i­tatórias, desvio de recur­sos públi­cos e lavagem de din­heiro rela­ciona­dos a ver­bas fed­erais da Codevasf. A Prefei­ta de Vitori­no Freire (MA), que é irmã do Min­istro das Comu­ni­cações, está entre os alvos da inves­ti­gação.

A ação poli­cial incluiu o cumpri­men­to de 12 man­da­dos de bus­ca e apreen­são em São Luís/MA, Vitori­no Freire/MA e Bacabal/MA, emi­ti­dos pelo Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al. Além dis­so, medi­das caute­lares foram apli­cadas, incluin­do o afas­ta­men­to da função públi­ca, sus­pen­são de lic­i­tações e vedação da cel­e­bração de con­tratos com órgãos públi­cos, jun­ta­mente com ordens de indisponi­bil­i­dade de bens.

Esta inves­ti­gação teve iní­cio em 2021 e já pas­sou por duas fas­es ante­ri­ores. A atu­al fase visa o núcleo públi­co da orga­ni­za­ção crim­i­nosa, que suposta­mente desvi­ou emen­das par­la­mentares des­ti­nadas à pavi­men­tação asfálti­ca em um municí­pio do Maran­hão.

Se as sus­peitas forem con­fir­madas, os envolvi­dos podem respon­der por uma série de crimes, incluin­do fraude à lic­i­tação, lavagem de din­heiro, orga­ni­za­ção crim­i­nosa, pec­u­la­to, cor­rupção ati­va e cor­rupção pas­si­va. A fase inves­tiga­ti­va foi chama­da de “benesse” dev­i­do às evidên­cias de que o líder do núcleo públi­co enrique­cia através de emen­das par­la­mentares, rep­re­sen­tan­do uma van­tagem ilíci­ta.

Leave a Reply