• Thiago Azevedo
  • 12 de abril de 2023

Prefeitura de Paço do Lumiar apresenta ao Governo Estadual novo sistema de drenagem profunda no residencial La Belle

A Prefeitura de Paço do Lumiar, representada pelo secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Walburg Neto, apresentou oficialmente nesta segunda-feira(11) ao governo do Estado projeto-básico para a implantação de um novo sistema de drenagem profunda de águas pluviais no Residencial La Belle, comunidade localizada às margens da MA 201(Estrada de Ribamar). O projeto, orçado em R$ 22 milhões, foi entregue ao secretário estadual de Infraestrutura, Aparício Bandeira. Representantes dos moradores do La Belle estiveram presentes à reunião.

De acordo com o secretário Walburg Neto, o projeto básico foi muito bem avaliado pelo representante do governo estadual, porém, foi sugerido à Prefeitura de Paço fazer ajustes no projeto para reduzir a previsão de custos para a execução da obra. “Vamos redimensionar o projeto apresentado, e assim que a nova versão esteja pronta, vamos marcar um novo encontro com o governo do Estado e com representantes da comunidade para apreciação do projeto, já em nível executivo“, destaca o secretário. “Temos absoluta certeza de que esse projeto irá resolver em definitivo os problemas de infraestrutura no bairro, sobretudo os de drenagem”, prevê Walburg Neto.

Segundo estudos feitos pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo(SEMIU), a rede de drenagem profunda, construída quando da aprovação do Loteamento La Belle em 2006, jamais conseguiu escoar com eficiência o grande volume de águas das chuvas, provocando alagamentos rotineiros ao longo dos anos no bairro, especialmente na Avenida 1, principal via de acesso à comunidade.

O projeto entregue nesta segunda-feira pela Prefeitura de Paço do Lumiar para a Secretaria Estadual de Infraestrutura prevê um novo sistema de drenagem profunda de águas pluviais na região do Residencial La Belle com 1.621 metros de extensão. Ao longo do sistema, o projeto estima a colocação de 80 bocas-de-lobo, aberturas intercaladas junto ao meio-fio para escoamento das águas das chuvas.

O secretário estadual de Infraestrutura, Aparício Bandeira, elogiou a proposta apresentada pela gestão do município de Paço do Lumiar, porém, em face dos custos elevados para a execução da obra, avalia que o projeto precisa passar por adequações para tornar a proposta viável de ser feita. “O projeto foi muito bem elaborado, mas, os custos ficaram muito expressivos e precisam ser melhor equacionados”, explica o titular da SINFRA. “O governo Brandão tem tendência de cooperar com a execução dessa obra, e, em parceria com a Prefeitura de Paço, vai buscar com o governo Federal recursos para a realização dessa obra necessária, e esperada há tanto tempo pelos moradores do Residencial La Belle”, concluiu Aparício Bandeira.

Leave a Reply