• Thiago Azevedo
  • 30 de maio de 2022

Professores de Bacabeira lutam pelo pagamento do reajuste de 33% do piso nacional

Professores e professoras do município de Bacabeira estão se mobilizando, realizando atos de rua, pelo pagamento do reajuste de 33,24% do piso nacional do magistério de 2022, que eleva o valor do salário da categoria em média para R$ 3.800. Na rede municipal de ensino do Maranhão, a luta já garantiu o pagamento do reajuste em varias prefeituras, porém em Bacabeira a prefeita Fernanda Gonçalo se nega a fazer o reajuste.

Apesar de o presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciar o reajuste como um “presente” para os professores, o piso nacional é definido por lei aprovada pelo Congresso Nacional, a partir dos valores do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que foi uma luta da categoria, mas encontra resistência de prefeitos como em Bacabeira, como Fernanda Gonçalo, que querem arrochar salários. A luta é pelo cumprimento da lei.

O valor do piso nacional do magistério é calculado a partir de uma fórmula que considera a inflação. Quanto mais alta, maior o reajuste. Portanto, seriam este ano os 33,24% com qualquer presidente no comando do país.

Leave a Reply