Bacabeira: desorganização e tumulto no primeiro dia de vacinação
Moradore de Bacabeira/MA, cidade próxima Capital São Luís, informaram que houve tumultos nos postos de saúde logo no primeiro dia de vacinação contra a gripe H1N1.
Relatos de vários moradores através das redes sociais, reclamavam que o secretário de Saúde ignorou as normas do Ministerio da Saúde. De acordo com o cronograma de vacinação, o grupo contemplado seriam idosos a partir de 60 anos, funcionários da área da saúde e crianças de 6 meses até 6 anos. Mas as doses em BACABEIRA foram dadas indiscriminadamente, o que rapidamente fez a vacina acabar rápido em várias unidades de saúde nesta segunda-feira (23) logo no ‘Dia D’ da campanha.
O começo da vacinação hoje, dia 23, teve a prioridade invertida, conforme recomendação dada pela Organização Mundial da Saúde (OMS): pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses até de seis anos, trabalhadores de saúde.
Contudo, a vacinação logo no primeiro dia em diversos postos de saúde foi algo inesperado. Porque as pessoas do grupo prioritário de hoje, ao chegarem para tomar a vacina ficaram sem a prevenção. Porque simplesmente o secretário de saúde não obedeceu os critérios técnicos. A população está preocupada.