Em noite de homenagens, Euricélia Coqueiro, recebe medalha Simão Estácio da Silveira
A Câmara Municipal de São Luís realizou, nesta quinta-feira (22), a solenidade de entrega da Medalha Simão Estácio da Silveira em reconhecimento aos ludovicenses que contribuíram para o desenvolvimento da cidade, no ano de 2022, em diferentes áreas de atuação na capital maranhense. O evento aconteceu no Espaço Residencial, Avenida Mário Andreazza.
O presidente da Câmara, vereador Osmar Filho (PDT), conduziu a cerimônia para a qual foram convidadas autoridades políticas e representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário. A lista de homenageados inclui ainda médicos, empresários, jornalistas, executivos, militares, líderes religiosos, além de personalidades que tenham colaborado para o desenvolvimento de São Luís.
Cada vereador indicou até três personalidades para receber a comenda, que é a maior e mais importante do parlamento ludovicense. Esta é a 26ª edição da solenidade.
A medalha Simão Estácio da Silveira foi instituída pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela Resolução 05/95 do plenário. Maior e mais importante homenagem do Legislativo Municipal, é destinada às personalidades locais, nacionais ou estrangeiras, que tenham contribuído para o desenvolvimento e a melhoria do município de São Luís. Em cada período legislativo, os vereadores, individualmente, outorgam a medalha para até três personalidades.
Simão Estácio da Silveira foi o fundador e primeiro presidente da Câmara de São Luís, segundo registros históricos. Tais registros assinalam que a comunicação desse fato à Coroa de Portugal, tão importante para a história política de São Luís e do Maranhão, deu-se em 9 de dezembro de 1619.
O vereador Marlon Botão, escolheu como uma de suas homenageadas, Euricélia Coqueiro.
Homenageadas
Uma das grandes homenageadas da noite, foi Euricelia Coqueiro, que recebeu a medalha do vereador Marlon Botão.
Natural de São Luis/MA, Euricélia é diretora de produção cultural e coordena as oficinas de dança popular em projetos socioculturais e em intercâmbios culturais da Cía. Beto Bittencourt, com destaque ao: Zona Cultural, patrocinado pelo MinC (2011); Intercâmbio Cultural Maranhão/Bahia, patrocinado pelo MinC (2011): Cesta Básica Cultural, patrocinado pelo Banco da Amazônia (2012).
Integrante da Companhia Barrica do Maranhão desde o ano 2002, é dançarina dos espetáculos juninos “Boizinho Barrica” e “Maranhão de Festejos”; do espetáculo carnavalesco “Bicho Terra, peleja e folia” e do espetáculo natalino “Natalina da Paixão”, representando o Maranhão em viagens a diversos estados e, mais recentemente, em festivais na Hungria e Suiça.
Coreógrafa e dançarina do Grupo Lamparina desde a sua criação, em 2007, representou o Maranhão e o Brasil em viagens com o grupo à França, Argentina, Peru e Colômbia.
Como atriz, integrou o primeiro elenco teatral do Viva Cidadão e encenou premiados espetáculos da Cia. Beto Bittencourt “Oh! Minha Cidade” (Prêmio Myrian Muniz de Teatro FUNARTE/Petrobras): “Boizinho de Brinquedo” (29° Concurso Cidade de São Luis).
Foi roteirista do VIII Espetáculo de Balé do Instituto Farina de São Luis/MA, realizado no
Teatro João do Vale, no ano 2014, com sucesso de público. Roteirista das esquetes teatrais da Cia. Beto Bittencourt no projeto Serenata Histórica, promovido pela Prefeitura de São Luis, desde 2015 a atriz dá vida a Catarina Mina, personagem
marcante que representa a força e empoderamento da mulher negra. Atuou como apresentadora em diversos eventos de comemoração ao Aniversário da
Cidade de São Luís, promovidos pela Prefeitura de São Luís; em eventos do Prêmio da Moda
Maranhense e em edições do Festival Bumba Meu Canto e do Festival de Música Ilha do Amor,
patrocinados pela Lei de Incentivo à Cultura do Maranhão.
Desde o ano de 2017 dirige o segmento de dança dos casais de Mestres-Salas e Porta- Bandeiras da Escola de Samba Turma do Quinto, onde atua como 1 Porta-Bandeira. Ministra aulas desse segmento e também da manifestação cultural maranhense Tambor de Crioula às crianças e jovens da comunidade da Madre Deus, em projetos sociais desenvolvidos pela Escola.
Foi diretora artistica das performances de personagens juninas no São João do Maranhão nos anos 2018 e 2019 e de personagens natalinos do Natal do Maranhão, ano 2019, em ações realizadas pela Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão – SECMA.
Atua desde 2018 na direção artistica das ações do Boas-vindas São João realizadas no Aeroporto Marechal Cunha Machado, promovidas pela Secretaria Municipal de Turismo -SETUR.
Atualmente, é diretora de produção cultural da Capa Produções e é diretora artistica, dançarina e coreógrafa do Grupo Batuques do Maranhão, que representa as manifestações e ritmos da rica cultura maranhense (Divino Espírito Santo, Cacuria, Bumba-meu-Boi com os seus variados sotaques, Coco, Caroço, Lelé, Tambor de Crioula, dentre outros), respeitando cuidadosamente as suas nuances musicais, ritmicas e percussivas.
“É um momento de muita honra e máxima felicidade ser uma das personalidades condecoradas com a maior e mais importante homenagem do Legislativo Municipal, por uma indicação do vereador Marlon Botão, em reconhecimento ao meu fazer artístico em prol da cultura maranhense.
Eis um momento de glória para mim, uma mulher preta, arte-educadora e fazedora de cultura, que apreende ser possível mudar a realidade de pessoas, com pouco ou nenhum acesso aos bens culturais, por meio de ações que fomentem a diversidade da cultura popular maranhense”, disse, emocionada, Euricélia Coqueiro.