Bacabal: Dep. João Marcelo rompe com Edvan Brandão após o pai ex-Senador João Alberto perder as eleições para vereador

Os bastidores do poder de Bacabal do Maranhão estão literalmente “pegando fogo”. Consta que o deputado Federal João Marcelo (MDB) rompeu com Edvan Brandão (PDT) após descobrir que o prefeito, que parecia ser “bobo”, deu uma rasteira em seu pai, o ex-governador e ex-senador João Alberto Souza, que tentava se eleger vereador no município.

Experientes figuras da política local afirmam que Edvan, temendo que João Alberto se elegesse e colocasse o plano de derrubá-lo em prática, fortaleceu outros candidatos que concorriam a uma cadeira legislativa diretamente com o ex-senador.

Comenta-se que o gestor tenha dado uma boa quantia em dinheiro para o vereador Melquiades e o professor Jesse. Por sinal, este último conseguiu mais votos que João Alberto na eleição ocorrida dia 15 de novembro.

Essa briga para comandar Bacabal está gerando um 3º grupo, inicialmente montado pelo deputado João Marcelo. O parlamentar é um dos que também aposta na queda do prefeito Edvan Brandão, em condenação motivada por crimes de improbidade administrativa, podendo a sua vice, Graciete Lisboa, assumir o cargo oficial.

JOÃO ALBERTO DESABAFOU

Mesmo com sua longa carreira política, João Alberto não chegou à Câmara Municipal, registrando apenas 944 votos no munícipio.

Joao Alberto Souza é economista, formado pela Universidade Candido Mendes, em 1966. Foi eleito deputado estadual, em 1970. Em 1986, foi eleito vice-governador na chapa de Epitácio Cafeteira e prefeito de Bacabal, em 1988. Quando Epitácio Cafeteira renunciou o cargo, em 1990, o governo foi entregue a João Alberto Souza.

Em 1992, perdeu a eleição para prefeito de São Luís, em segundo turno. Após migrar para o PMDB, elegeu-se deputado federal em 1994. Foi eleito senador, em 1998, e pela segunda vez, em 2010.

 

Deixe o seu comentário