Dep. Yglésio entra com ação contra títulos de cidadania maranhense concedidos irregularmente

O deputado estadual Yglésio Moyses (PRTB) entrou com uma ação ordinária de suspensão de ato legislativo contra títulos concedidos de forma antirregimental na Assembleia Legislativa do Maranhão. O objetivo é anular títulos de cidadania maranhense concedidos a pessoas que não se enquadram em uma regra do regimento interno da casa, que limita a homenagem a pessoas que tenham residência comprovada no estado há pelo menos 10 anos.

Em pronunciamento na tribuna da Alema nesta terça-feira, 30, Yglésio afirmou ter entrado com a ação por conta do que considera ser uma perseguição de adversários políticos que barraram o título proposto por ele a Jair Messias Bolsonaro (PL), com o argumento de que o ex-presidente da república não se enquadra na regra de moradia.

A regra não pode valer só para o Bolsonaro, tem que valer para todo mundo! Nós entramos na justiça pedindo a cassação de títulos concedidos a todos os que não têm os dez anos de moradia aqui no estado. Isso é uma ação pela moralidade administrativa e não pela perseguição seletiva que adversários políticos praticam aqui na Assembleia. A política não pode ser feita com ódio, com o qual o pessoal da esquerda costuma agir.” justificou o deputado.

Caso a ação seja julgada procedente, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), Ricardo Capelli (PSB) e o senador Jader Barbalho (MDB) são alguns dos homenageados que podem perder o título por não se enquadrarem no critério de moradia. Além disso, é possível que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, não receba a honraria, proposta pelo deputado estadual Othelino Neto (PC do B), já que também nunca residiu no estado.

 

Leave a Reply