• Thiago Azevedo
  • 31 de janeiro de 2024

Em São José de Ribamar guarda municipal comanda escolas cívico-militares

 

A volta às aulas no município de São José de Ribamar veio com muitas novidades. Além de escolas bem estruturadas e climatizadas, a prefeitura entregou uma nova creche na região das vilas e aderiu o modelo de ensino cívico militar em duas escolas da rede, que passam a ser comandadas pela Guarda Municipal, fato único no estado do Maranhão, tendo em vista que em nenhum outro município a Guarda Municipal atua dentro das escolas neste formato.

Agora as escolas Humberto de Campos e Dr. José Silva, são cívico-militares, a Secretaria de Educação continua responsável pelo currículo escolar, que é o mesmo das escolas civis e os professores e demais profissionais da educação continuam responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico, sendo os guardas municipais responsáveis pelo monitoramento na gestão educacional, estabelecendo normas de convivência e aplicando medidas disciplinares.

Segundo o comandante da escola Humberto de Campos, Tenente Carneiro, as escolas cívico-militares são instituições de ensino que combinam elementos da educação civil com a disciplina e a estrutura das instituições militares enfatizando a disciplina e a hierarquia.

“Os alunos são preparados para seguirem regras e mostrarem respeito pelas autoridades escolares. A aceitação dos pais foi muito positiva, tanto que já estamos planejando junto à Secretaria de Educação aplicar esse modelo”, destacou o tenente.

Dentro das escolas, os estudantes aceitaram bem as mudanças, antes e depois das aulas todos ficam em pelotão e os professores são tratados com formalidade.

“Eu gostei das mudanças, sempre fomos bem tratados na escola, a diferença agora é que seguimos algumas regras que não tinham antes. Mas é bom ter disciplina e mais organização”, disse o estudante Ruan Costa, de 13 anos.

Os alunos também usam uniformes diferenciais, semelhantes ao da Guarda Municipal.

Leave a Reply