Falta de plano de atividades de internato pode retardar formatura de alunos de medicina da UFMA no Campus de Pinheiro

Apesar de já estarmos caminhando para o final de fevereiro de 2021, alunos do curso de medicina da Universidade Federal do Maranhão do campus de Pinheiro ainda não tem o plano de atividades de internado relativo ao segundo semestre de 2020 definido.

Em plena segunda onda da pandemia e com a necessidade de médicos para ajudar no combate à COVID-19, estudantes ainda não sabem quando e onde começarão suas atividades práticas, apesar de haver campo de estágio disponível, segundo depoimentos colhidos pelo titular do blog.

Alguns desses estudantes estão sem atividades desde dezembro do ano passado e já poderiam estar prestes a se formar valendo-se da Lei 14.040/20 que, autoriza instituições de ensino superior a antecipar a conclusão dos cursos superiores de medicina, farmácia, enfermagem, fisioterapia e odontologia. No caso de medicina, com 75% da carga horária do internato do curso.

Recentemente uma turma enviou documento à Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), relatando essa e outras situações que, vem causando atrapalhos aos alunos do internato do curso de medicina da UFMA em Pinheiro.

Vale dizer que, a situação não ocorre nos campus de São luís e nem de Imperatriz, onde a UFMA também oferece cursos de medicina.

Abrimos o espaço para que a UFMA possa relatar quais problemas estariam atrapalhando.

Fonte: Blog Jamys Gualhardo

Deixe o seu comentário