Igarapé Grande – Erlanio Xavier vai pagar 5,5 mi a pivô da Operação Rapina

O prefeito do município de Igarapé Grande, Erlanio Xavier (PDT), visando a sua reeleição para este ano, contratou a problemática empresa Enciza Engenharia Civil Ltda em dois contratos milionários para asfaltar ruas e avenidas do município.

A Enciza Engenharia Civil é conhecida pelos seus diversos problemas judiciais, pertencente ao empresário José Lauro de Castro Moura, a empresa aparece em sete ações judiciais, duas delas por improbidade e mais duas por ações penais.

O nome de José Lauro aparece ainda em três execuções fiscais e vários processos trabalhistas. Uma das empresas do empresário foi flagrada com 58 trabalhadores vivendo em condições degradantes em Paço do Lumiar.

A empresa Enciza Engenharia Civil, aparece ainda no escândalo que levou a prisão do ex-governador do Maranhão, José Reinaldo Tavares.

Durante a “Operação Navalha” foi constatado irregularidades de vários pagamentos do governo do estado a empresa. Pois segundo o inquérito, o dinheiro era repassado, mas as obras não eram realizadas. Ao todo pelo menos 19 estradas não foram concluídas somando um prejuízo de R$ 8,4 aos cofres públicos.

A referida empresa, também é conhecida por possuí vários contratos em prefeituras operadas pelo do senador Weverton Rocha, PDT (Partido Democrático Trabalhista).

Agora o prefeito Erlanio Xavier, que também já foi investigado e preso em 2012 pela polícia federal, por sócio oculto da empresa Construtora Luna e fazer parte de um esquema desvio de verbas do Fundeb de Paço do Lumiar. Abre os cofres da prefeitura para derramar as asfaltado eleitoreiro para tentar sua reeleição.

Ao todo, serão derramados R$ 5.534.139,76 somente em asfalto no município. Os contratos tiveram menos de um mês de diferença em suas assinaturas.

A empreiteira pertence ao empresário José Lauro de Castro Moura. Pivô da Operação Rapina, o empreiteiro agora pode ser investigado por fraude e superfaturamento em contratos com prefeituras num escândalo que pode ser denominado de “máfia do asfalto”, mas esse é um assunto para a próxima matéria. Aguardem!

DOCUMENTOS
Baixe os contratos e confira os valores que serão pagos à empreiteira de investigado pela Operação Rapina

Clique aqui e confira o contrato nº 093/2020

aqui para acessar o contrato nº 100/2020

Por Antônio Martins

Deixe o seu comentário