O amadurecimento de Yglésio nos últimos quatro anos na política maranhense

Num período de renovação política, tendo em vista a forte mudança de nomes na Assembleia Legislativa com o último pleito, um nome que merece destaque é o do deputado estadual Yglésio Moyses (PSB) no que se refere à palavra amadurecimento. Isso porque o Yglésio de quatro anos atrás não é o mesmo daquele que assumirá o seu segundo mandato no Legislativo Estadual.

Deputado de primeira viagem, Yglésio chegou a ser pauta em casos do atrito político e até pessoal dentro e fora da Assembleia Legislativa, especialmente com parlamentares e outros políticos com os quais não nutria bons relacionamentos.

Ademais, da tribuna, representando mais de 39 mil eleitores, criticava até mesmo membros da base aliada do então governador Dino (PSB), ainda que fizesse parte do bloco de apoio na Assembleia Legislativa. “Tenho uma postura independente”, dizia ele em entrevistas a veículos de imprensa.

Por outro lado, ao longo dos quatro anos de seu primeiro mandato, o socialista passou a adotar uma postura mais centrada, mesmo momento em que fortaleceu a sua luta por bandeiras voltadas para a justiça social. Foram amplamente divulgados os feitos do parlamentar em relação à proteção animal, a desobstrução do acesso de pessoas à uma praia de São Luís e outros casos que tiveram a liderança do deputado. Casos que apesar de delicados, Yglésio soube conduzir com equilíbrio.

No momento atual, à beira de assumir o seu segundo mandato na Assembleia Legislativa, Yglésio tem demonstrado ainda mais maturidade no quesito emocional e político. Recentemente, durante uma discussão sobre o pagamento de médicos, que gerou até paralisação parcial dos serviços na rede estadual, o parlamentar teve um atrito momentâneo com o deputado estadual Rafael Leitoa (PSB). Apesar disso, logo em seguida, os parlamentares conversaram e a situação dentro da base do governo se manteve positiva.

Ainda no saldo positivo dessa renovação interna, Yglésio conseguiu ampliar a sua base política, especialmente no interior do estado. Bons relacionamentos nutridos ao longo dos anos garantiram ao parlamentar a sua reeleição.

O Yglésio de hoje, como destacado, não é mesmo de quatro anos atrás. No entanto, seu posicionamento de deputado independente, ainda que da base, que continua se mostrando de extrema importância no que se refere à sua luta pelo direito dos cidadãos, não mudou e a expectativa é a de que siga assim.

Leave a Reply