Ouvidoria do MPMA recebeu 185 denúncias de crimes eleitorais; 38 só em São Luís
A Ouvidoria do Ministério Público do Maranhão recebeu 185 denúncias de irregularidades relacionadas ao pleito eleitoral de 2024, durante o atendimento realizado nos dias 5 e 6 de outubro, das 8h às 17h. O sistema de plantão foi criado para fortalecer a atuação dos promotores eleitorais e garantir aos cidadãos um espaço para registrar denúncias.
Todas as reclamações foram encaminhadas aos promotores eleitorais para a adoção de medidas investigatórias ou demais providências. A maior parte das demandas foi feita pelo portal do MPMA, por meio do sistema da Ouvidoria na Internet, totalizando 168 registros. Outras 13 denúncias foram oficializadas por WhatsApp e quatro por e-mail.
Foram 38 demandas referentes ao município de São Luís e 147 sobre supostos crimes eleitorais em outras cidades maranhenses. As principais reclamações trataram-se de: divulgação de propaganda no dia da votação, quebra de sigilo do voto, conduta vedada a agente público, propaganda eleitoral irregular, divulgação de notícias falsas, boca de urna, compra de votos e transporte de eleitores.