Paço do Lumiar recebe certificação emitida pelo Ministério do Turismo

Capacitar para melhor servir: com esse objetivo, 30 alunos participaram da solenidade de encerramento do curso gratuito de Marinheiro Auxiliar de Convés e Máquinas, nesta sexta-feira (05). A capacitação foi promovida pela Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT), em parceria com a Marinha do Brasil. A formatura foi realizada na Associação de Produtores Rurais do Mojó e contou com a presença dos formandos, autoridades, familiares e amigos.

O curso abordou noções básicas de navegação com segurança, bem como a promoção de passeios turísticos atendendo a todos os requisitos técnicos necessários. “Hoje, encerramos com muita alegria mais uma turma de marinheiros. O curso foi tão procurado que vieram pessoas de outros municípios para participar. Agora, eles estão aptos para navegar por nossa cidade e assim melhor atender os nossos turistas e moradores da região. Encerramos mais um ciclo com os olhos no outro. Em breve abriremos outra turma para atender a demanda de outra região do município,” disse a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo.

O oficial da Marinha, Comandante Mendonça, enfatiza a importância da parceria entre os poderes para o benefício da população. “A iniciativa partiu da Prefeitura Municipal que procurou o nosso gabinete devido à grande demanda da região, e nós prontamente atendemos o chamado. Agora estamos formando mais 30 novos marinheiros aptos a navegar com segurança pelas águas de Paço do Lumiar”, disse o comandante Mendonça.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Biné Amado, destaca o quanto esse curso auxiliará na expansão e qualificação de mão de obra para o turismo luminense.

“Paço do Lumiar, hoje, está no Mapa Nacional do Turismo. Recentemente, recebemos este certificado do Governo Federal, o que demonstra todo compromisso que a gestão Paula Azevedo tem com a cidade. Agora, mais uma vez, a gestão se preocupou em capacitar a mão de obra desses marinheiros, qualificando-os a navegar com segurança, com as documentações necessárias e com o conhecimento adequado para navegar pelas águas da cidade, levando os turistas para conhecer as belezas naturais que temos por aqui,” enfatizou o secretário.

A formanda Antonia Mayda compartilhou da experiência de viver essas duas semanas intensas de aprendizado. “Essa foi minha primeira experiência como marinheira. Foram dias desafiadores, mas muito prazerosos e de muito conhecimento. O que aprendi aqui vou levar para a vida e desafio as mulheres luminenses a também participarem em outras oportunidades, pois o mercado é muito promissor”, disse Mayda.

Leave a Reply