
Durante agenda em Loreto, no sul do Maranhão, o pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão (MDB), deu continuidade à série de encontros com lideranças locais e reuniu-se com o grupo do ex-vice-prefeito do município, Alessandro Costa. O encontro reforçou a adesão maciça que a pré-candidatura de Orleans vem recebendo de diferentes forças políticas em todo o Maranhão.
As lideranças e amigos de Alessandro Costa presentes ao encontro receberam Orleans com entusiasmo e manifestaram confiança na sua capacidade de diálogo e gestão, reconhecendo ainda o trabalho desenvolvido na cidade, quando esteve à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas.
No diálogo, Orleans destacou que seu projeto político tem sido construído com a participação de lideranças municipais que tem relevantes serviços prestados à população, a exemplo de Alessandro Costa.
“Uma grande satisfação receber o apoio de pessoas comprometidas com o desenvolvimento de Loreto e do estado, como é o caso do nosso amigo Alessandro Costa. Esse é um projeto coletivo, que une ideias e propostas para fazer os municípios avançarem, independentemente do lado em que atuam”, afirmou Orleans Brandão.
Para Alessandro Costa, o momento é de união em torno dos interesses de Loreto, acima das diferenças políticas. Ele destacou a importância do apoio que o grupo de Orleans Brandão tem dado ao município e afirmou confiar na ampliação dessa parceria.
“Apesar de fazermos parte da oposição em Loreto, entendemos que o mais importante é trabalhar pelo bem da nossa população. O Orleans sempre demonstrou compromisso com o município e, ao lado do governador Carlos Brandão, quando esteve na Secreatria de Assuntos Municipalistas, contribuiu para que importantes investimentos chegassem à nossa cidade”, afirmou.
Ainda segundo Costa, historicamente, a oposição teve pouca oportunidade de participar das gestões anteriores. “Mas hoje vemos um novo momento de diálogo e parceria. Por isso, acreditamos nesse projeto e contamos com esse apoio para continuar ajudando o povo de Loreto”, frisou.
As lideranças presentes destacaram também a importância da continuidade das ações e investimentos que vêm sendo executados em Loreto. “Confiamos que, com Orleans, teremos mais oportunidades que esses projetos continuem sendo realizados em nossa cidade, disse a liderança Sindiney Borges, que também participou do encontro.

O pré-candidato ao governo do estado, Orleans Brandão, participou, na tarde desta quarta-feira (24), de uma reunião estratégica com taxistas e representantes do Sindicato da categoria. O encontro, que contou com a presença de taxistas de São Luís e de diversos municípios do interior do Maranhão, teve como objetivo central a escuta ativa das demandas dos trabalhadores e a construção de soluções conjuntas para o setor. Durante o diálogo, Orleans enfatizou que a política deve ser pautada pelo contato direto com quem vive o dia a dia das cidades.
“Acredito que política é diálogo. Para conhecer os problemas, precisamos ouvir quem realmente faz o serviço acontecer. Saio daqui hoje com uma pauta de trabalho clara e o compromisso firme de ser um parceiro dos taxistas no governo”, pontuou.
Entre os principais pontos levantados pela categoria, destacou-se a necessidade de desburocratização dos processos junto ao Detran-MA. A implementação do “Detran Net” foi apontada como uma solução essencial para agilizar a emissão de documentos e a concessão de isenções fiscais, como ICMS e IPVA, facilitando a rotina profissional. Orleans acolheu a demanda e destacou a importância de modernizar o atendimento estatal, ressaltando que a tecnologia deve servir ao cidadão.
“Se o Detran Net é uma ferramenta que pode destravar a rotina do taxista, vamos trabalhar para torná-la realidade com a máxima celeridade. Meu compromisso é reduzir a burocracia que impede o trabalhador de gerar sua própria renda”, enfatizou Orleans.
O pré-candidato também se colocou à disposição para analisar questões relativas à carga tributária e à valorização dos pontos de táxi, assegurando que o plano de governo será construído de forma participativa. Além disso, propôs a oferta de cursos de capacitação profissional em parceria com a Secretaria de Turismo, visando preparar ainda mais a categoria, que atua como um braço fundamental na recepção de visitantes e na promoção do Maranhão como destino turístico.
“O taxista é, muitas vezes, o primeiro contato que o turista tem com a nossa terra. Queremos valorizar esse profissional, oferecendo suporte, capacitação e segurança jurídica para o exercício da profissão. O que discutimos hoje não é um pleito individual, é uma pauta plural, que beneficia a classe em todo o estado”, concluiu.
A reunião consolidou a postura de Orleans Brandão como um articulador atento às necessidades dos diversos setores produtivos do Maranhão, dando continuidade à sua trajetória de diálogo iniciada durante sua passagem pela Secretaria de Assuntos Municipalistas.

Na manhã da última terça-feira (23), a pré-candidata a deputada estadual Natália do Júnior Garimpeiro participou do programa Central da Manhã, da Central de Notícias Brasil, em São Luís.
Durante a entrevista, Natália abordou temas voltados à juventude maranhense, destacando a importância da ampliação de oportunidades nas áreas da educação, qualificação profissional e geração de empregos. Aos 21 anos, ela ressaltou o compromisso de representar os jovens do Maranhão e defender políticas públicas que garantam mais acesso ao ensino superior e ao mercado de trabalho.
A pré-candidata também enfatizou a necessidade de fortalecer as universidades públicas e ampliar os investimentos em programas voltados para a capacitação da juventude, visando criar novas perspectivas para os jovens maranhenses.
O apresentador Humberto destacou a relevância do debate sobre educação e oportunidades para a juventude, ressaltando a importância da participação dos jovens nos espaços de decisão e na construção de políticas públicas para o estado.
Ao final da entrevista, Natália reafirmou seu compromisso de continuar dialogando com a população e defendendo pautas que contribuam para o desenvolvimento social e econômico do Maranhão, com atenção especial às demandas da juventude.

A construção de propostas para o desenvolvimento econômico do Maranhão foi o tema central do encontro que o pré-candidato a governador Orleans Brandão teve nesta terça-feira (23) com empresários, representantes da indústria e do comércio maranhense, na Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA). O pré-candidato destacou a importância do diálogo com o setor produtivo, apresentou indicadores econômicos do estado e ressaltou que o cenário atual permite maior capacidade de investimentos no estado.
“Como secretário de Assuntos Municipalista, cumpri a missão de percorrer todo o Maranhão para entender as necessidades de cada cidade e buscar as soluções. Foi assim que ajudei o governador Carlos Brandão a levar obras e serviços aos 217 municípios. Agora, como pré-candidato que quer dar continuidade a esse grande trabalho, estamos ouvindo todos os segmentos para construir um bom plano de governo”, declarou Orleans Brandão aos empresários.
O pré-candidato falou do atual cenário econômico do estado destacando que o Maranhão está em segundo lugar em solidez fiscal no país e subiu da letra C para a letra A em capacidade de pagamento, apto a buscar investimentos, estabelecer parcerias e ampliar as oportunidades de geração de emprego e renda. “O Maranhão subiu 10 posições no ranking de gestão pública, temos um porto do Itaqui que bate recorde histórico de movimentação de cargas, oferecemos 2,3 bilhões em isenção fiscal para incentivar a nossa indústria e a geração de empregos. Sabemos que não está tudo resolvido, mas hoje vivemos um novo momento, em condições de dialogar com o setor produtivo e construir propostas de desenvolvimento econômico do nosso estado”, enfatizou.
Reconhecendo a contribuição dada pelo setor produtivo à economia do estado que alcançou um PIB histórico de 4,2 quando a média nacional foi de 1,8, ele reforçou a determinação de continuar incentivando a industrialização do estado, o comércio, o agronegócio e todo o setor produtivo em um futuro governo. “Queremos gerar emprego e renda, dar oportunidade para as pessoas trabalharem. É nisso que eu acredito e esse é o nosso compromisso. E por isso vamos precisar da parceria dos empresários, dos comerciantes, dos produtores. Por isso nos colocamos à disposição para esse diálogo, ouvir as contribuições de vocês para construir o plano de governo que atenda às necessidades dos maranhenses”, concluiu ele.

Dando continuidade à agenda de articulação política com gestores municipais, o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se na terça-feira (23), em São Luís, com um novo grupo de prefeitos de diversas regiões do estado. Foram dois dias de diálogos, consolidando a maior aliança municipalista já realizada no Maranhão.
Também estiveram presentes à reunião o governador Carlos Brandão e o senador Wéverton Rocha.
O encontro integra uma série de reuniões que vêm sendo realizadas por Orleans Brandão com lideranças políticas de diferentes regiões do Maranhão, ampliando a participação dos municípios na construção das propostas para o futuro do estado e o fortalecimento da mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha.
Durante a conversa com os prefeitos, Orleans Brandão reafirmou seu compromisso com uma agenda fortemente municipalista, voltada para o desenvolvimento das cidades.
Ele lembrou sua experiência à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, destacando os resultados alcançados em parceria com os gestores municipais, e garantiu que essa forma de governar continuará sendo uma das marcas de sua atuação.
“Tenho convicção de que o desenvolvimento do Maranhão passa pelo fortalecimento dos municípios. Foi assim que trabalhamos na Secretaria, construindo soluções ao lado dos prefeitos e levando ações concretas. Esse compromisso continua firme. Vamos construir uma agenda que permita às cidades avançarem cada vez mais”, afirmou Orleans Brandão.
Otimista com a vitória do projeto político do grupo, o governador Carlos Brandão destacou que a capacidade de gestão e o conhecimento da realidade do estado credenciam Orleans Brandão a conduzir uma nova etapa de desenvolvimento no Maranhão.
“Orleans tem ideias brilhantes para fazer o estado avançar ainda mais, em parceria com os prefeitos. Ele reúne todas as condições para seguir esse projeto municipalista, porque conhece o Maranhão como poucos e entende a realidade de todas as cidades”, frisou.
Presente ao encontro, a prefeita de Governador Archer, Professora Leide, destacou a sensibilidade de Orleans Brandão para compreender as demandas dos municípios.
“Orleans é uma pessoa que gosta de dialogar, sempre nos escutou e procurou entender a nossa realidade. E isso faz toda a diferença, porque mostra respeito e compromisso com os municípios. Tenho certeza de que esse jeito de ouvir e construir parcerias será fundamental para a sua atuação”, afirmou a prefeita.
Já o prefeito de São Raimundo do Doca Bezerra, Jacinto Neto, falou sobre a importância da reunião para o alinhamento da atuação de todos neste momento de pré-campanha. “Muito importante essa proximidade. Orleans sempre foi uma pessoa solícita, que sempre nos recebeu bem. Por isso, acredito no seu projeto de trabalhar em parceria com os municípios”, ressaltou.

A pré-candidata a deputada estadual Natália do Júnior Garimpeiro participou, na noite desta terça-feira (23), do tradicional Batismo do Boi da Pindoba, realizado no município de Paço do Lumiar. O evento reuniu brincantes, moradores e admiradores da cultura popular maranhense em uma celebração marcada por fé, tradição e valorização das raízes culturais do estado.
Madrinha do Boi da Pindoba, Natália destacou a importância de preservar e fortalecer as manifestações culturais que representam a identidade do povo maranhense. Durante a festividade, ela reafirmou seu compromisso com o incentivo às tradições populares e o apoio aos grupos culturais.
“É uma emoção imensa fazer parte desse momento tão especial para a comunidade da Pindoba. O Bumba Meu Boi é muito mais do que uma manifestação cultural; é a expressão da nossa história, da nossa fé e da força do nosso povo. Preservar essa tradição é garantir que as futuras gerações conheçam e valorizem a riqueza cultural do Maranhão”, afirmou.
O Batismo do Boi da Pindoba contou com apresentações culturais, música, dança e grande participação popular, reforçando a relevância do período junino para a cultura maranhense.
Ao final do evento, Natália parabenizou os organizadores, brincantes e toda a comunidade envolvida na realização da festividade, ressaltando a importância de continuar investindo na valorização da cultura como instrumento de fortalecimento da identidade e do desenvolvimento social do estado.
O ex-prefeito de São Francisco do Maranhão e pré-candidato a deputado estadual pelo PL reafirmou seu apoio ao projeto político de André Fufuca para o Senado Federal, destacando a parceria construída ao longo dos anos e os benefícios que essa união tem proporcionado ao município e à região do Médio Sertão.
Em declaração recente, ele ressaltou a importância de seguir ao lado de André Fufuca, a quem classificou como um grande parceiro de São Francisco do Maranhão e um político comprometido com o desenvolvimento do estado.
“Hoje reafirmamos nosso apoio ao futuro senador André Fufuca, grande parceiro de São Francisco do Maranhão e de toda a região do Médio Sertão. Nossa gratidão pelo compromisso, pela parceria e pelo trabalho que já tem gerado resultados concretos para o nosso povo”, destacou.
O ex-prefeito enfatizou ainda que a união de forças será fundamental para ampliar investimentos, gerar mais oportunidades e melhorar a qualidade de vida da população maranhense. Segundo ele, a caminhada política segue fortalecida, com diálogo, trabalho e compromisso com as necessidades da população.
“Seguimos unidos, fortalecendo essa caminhada e trabalhando por mais desenvolvimento, oportunidades e qualidade de vida para nossa gente. São Francisco do Maranhão reconhece quem trabalha e faz acontecer. Juntos já fizemos muito, e juntos faremos ainda mais pelo Maranhão”, afirmou.
Pré-candidato a deputado estadual pelo PL, o ex-prefeito vem intensificando sua agenda política e ampliando alianças em diversas regiões do estado, apostando na experiência administrativa e na articulação política para representar os interesses dos maranhenses na Assembleia Legislativa.

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se com cerca de 60 prefeitos de todas as regiões do estado, na noite desta segunda-feira (22), em São Luís, em mais um importante momento de união de forças e alinhamento de estratégias para impulsionar ainda mais o projeto político que vem liderando em todo o Maranhão.
O encontro contou ainda com a presença do governador Carlos Brandão, do senador Weverton Rocha e da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale.
Durante a reunião, foram discutidas ações e estratégias para uma ampla mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha do emedebista em todas as regiões do estado, para consolidar o projeto político que vem conquistando adesões e ampliando sua presença junto à população.
Entusiasmado com o cenário construído ao longo da pré-campanha, Orleans afirmou que o crescimento do projeto é resultado direto do compromisso e da dedicação das lideranças que têm levado a mensagem do grupo a todas as regiões do Maranhão.
“Estamos muito felizes com o crescimento que temos alcançado e com o engajamento de todos, que têm dado eco aos nossos propósitos em cada município maranhense. Isso demonstra a força do nosso grupo, a união das nossas lideranças e a confiança que a população deposita nesse projeto. Temos construído uma pré-campanha vitoriosa, com muito diálogo, trabalho e resultados bastante positivos. E vamos seguir trabalhando ainda mais firmes, fortalecendo essa caminhada e ampliando nossa presença em todas as regiões do estado”, afirmou Orleans Brandão.
Unidade
O encontro reforçou ainda o ambiente de unidade do grupo, que conta com o apoio maciço dos gestores municipais e de outras importantes lideranças políticas do estado, reafirmando o compromisso em torno das próximas etapas da pré-campanha.
O governador Carlos Brandão lembrou sua trajetória política, vivida principalmente em momentos de pré-campanha. Ele demonstrou confiança na vitoria do projeto político do grupo.
“Todo o trabalho que fizemos até aqui tem sido muito positivo, mas vamos mobilizar e avançar ainda mais, levando a nossa mensagem e anunciando que Orleans está preparado para assumir o governo e continuar o projeto municipalista que nós concretizamos”, ressaltou Brandão.
Presente ao encontro, o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, considerou a reunião muito produtiva. “Alinhamos novos passos para tornarmos vitorioso esse grande projeto municipalista liderado por Orleans Brandão”, disse.
No mesmo sentido falou a prefeita de Riachão, Paula Coelho. “Vamos levar o nome de Orleans aos quatro cantos desse estado porque já conhecemos como ele trabalha e acreditamos em seus propósitos”, afirmou.
Enilton Rodrigues é natural de Arame-MA, começou a entrevista falando da sua região e que nos anos 60, 70 e 80, a educação no Brasil ainda era para poucos. Enilton é neto de um paraibano chamado Sebastião Lourenço de Campina Grande-PB.
Conseguiu estudar até a 8ª Série ( 9º Ano hoje) na sua cidade natal, Arane-MA. Falou também sobre o abandono do Estado com a educação, que apesar de ser filho de um trabalhador rural, ele foi o primeiro dos irmãos a prestar vestibular para uma universidade federal.
Enilton falou que foi vítima do descaso pela educação, que no seu tempo ainda não tinha muitas políticas públicas voltadas para a educação, como exemplo, as políticas públicas implantadas pelo Presidente Lula.
Chegou em Brasília no ano 2000, onde conseguiu cursar o Ensino Médio e logo após cursou Engenharia pela Universidade de Brasília (UNB).
Enilton também falou da importância das políticas públicas voltadas para a educação, implantadas pelo Presidente Lula.
Falou o porquê de ter entrado na política, para ele, sozinho você consegue fazer a sua mudança, mas para fazer as mudanças que o povo precisa, é necessário entrar na política, finalizou dizendo que nunca foi filiado ao PT, sempre foi filiado ao PSOL, falou das divergências e das convergências entre PSOL e PT.

Diálogo, troca de ideias e entusiasmo pelo futuro marcaram o almoço realizado, neste domingo (21), em apoio ao pré-candidato a deputado federal e vereador de São Luís, Dr. Joel. O evento, que aconteceu no bairro Itapiracó, em São Luís, reuniu cerca de trezentos apoiadores e contou ainda com a presença do pré-candidato a senador, André Fufuca, e do pré-candidato a deputado estadual pelo Maranhão, Marcos Miranda Jr.
Na ocasião, Dr. Joel reiterou o objetivo do projeto político do grupo Braide em transformar o estado do Maranhão com a participação do povo: “É desta forma, ouvindo a população, que continuaremos trabalhando, para que o nosso estado possa avançar assim como nossa capital tem avançado. Tenho muito orgulho de ter participado ativamente deste trabalho, ao lado do futuro governador, Eduardo Braide, e por este motivo aceitei mais este desafio, para continuar cuidando da nossa gente”, afirmou.
Durante o encontro, lideranças comunitárias, amigos e representantes de diversos segmentos da sociedade destacaram a importância da participação popular na construção de um Maranhão mais desenvolvido e com mais oportunidades. O momento também foi marcado por manifestações de apoio ao projeto político liderado por Eduardo Braide.
Para Dr. Joel, a reunião reforça a força do diálogo e da união em torno de propostas voltadas para o desenvolvimento do estado. “Estamos construindo um projeto coletivo, baseado em trabalho, responsabilidade e compromisso com as pessoas. O Maranhão tem potencial para avançar ainda mais, e queremos contribuir para levar mais qualidade de vida e oportunidades para todos os maranhenses”, destacou.

O pré-candidato a senador André Fufuca ressaltou a importância da formação de novas lideranças e da união em torno de um projeto voltado para o crescimento do Maranhão. Já Marcos Miranda Jr. enfatizou a necessidade de fortalecer a representatividade do estado por meio de iniciativas comprometidas com as demandas da população.
O encontro encerrou em clima de confraternização e confiança, consolidando mais uma etapa das articulações políticas do grupo para as eleições de 2026.