O ex-prefeito de São Francisco do Maranhão e pré-candidato a deputado estadual pelo PL reafirmou seu apoio ao projeto político de André Fufuca para o Senado Federal, destacando a parceria construída ao longo dos anos e os benefícios que essa união tem proporcionado ao município e à região do Médio Sertão.
Em declaração recente, ele ressaltou a importância de seguir ao lado de André Fufuca, a quem classificou como um grande parceiro de São Francisco do Maranhão e um político comprometido com o desenvolvimento do estado.
“Hoje reafirmamos nosso apoio ao futuro senador André Fufuca, grande parceiro de São Francisco do Maranhão e de toda a região do Médio Sertão. Nossa gratidão pelo compromisso, pela parceria e pelo trabalho que já tem gerado resultados concretos para o nosso povo”, destacou.
O ex-prefeito enfatizou ainda que a união de forças será fundamental para ampliar investimentos, gerar mais oportunidades e melhorar a qualidade de vida da população maranhense. Segundo ele, a caminhada política segue fortalecida, com diálogo, trabalho e compromisso com as necessidades da população.
“Seguimos unidos, fortalecendo essa caminhada e trabalhando por mais desenvolvimento, oportunidades e qualidade de vida para nossa gente. São Francisco do Maranhão reconhece quem trabalha e faz acontecer. Juntos já fizemos muito, e juntos faremos ainda mais pelo Maranhão”, afirmou.
Pré-candidato a deputado estadual pelo PL, o ex-prefeito vem intensificando sua agenda política e ampliando alianças em diversas regiões do estado, apostando na experiência administrativa e na articulação política para representar os interesses dos maranhenses na Assembleia Legislativa.

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se com cerca de 60 prefeitos de todas as regiões do estado, na noite desta segunda-feira (22), em São Luís, em mais um importante momento de união de forças e alinhamento de estratégias para impulsionar ainda mais o projeto político que vem liderando em todo o Maranhão.
O encontro contou ainda com a presença do governador Carlos Brandão, do senador Weverton Rocha e da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale.
Durante a reunião, foram discutidas ações e estratégias para uma ampla mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha do emedebista em todas as regiões do estado, para consolidar o projeto político que vem conquistando adesões e ampliando sua presença junto à população.
Entusiasmado com o cenário construído ao longo da pré-campanha, Orleans afirmou que o crescimento do projeto é resultado direto do compromisso e da dedicação das lideranças que têm levado a mensagem do grupo a todas as regiões do Maranhão.
“Estamos muito felizes com o crescimento que temos alcançado e com o engajamento de todos, que têm dado eco aos nossos propósitos em cada município maranhense. Isso demonstra a força do nosso grupo, a união das nossas lideranças e a confiança que a população deposita nesse projeto. Temos construído uma pré-campanha vitoriosa, com muito diálogo, trabalho e resultados bastante positivos. E vamos seguir trabalhando ainda mais firmes, fortalecendo essa caminhada e ampliando nossa presença em todas as regiões do estado”, afirmou Orleans Brandão.
Unidade
O encontro reforçou ainda o ambiente de unidade do grupo, que conta com o apoio maciço dos gestores municipais e de outras importantes lideranças políticas do estado, reafirmando o compromisso em torno das próximas etapas da pré-campanha.
O governador Carlos Brandão lembrou sua trajetória política, vivida principalmente em momentos de pré-campanha. Ele demonstrou confiança na vitoria do projeto político do grupo.
“Todo o trabalho que fizemos até aqui tem sido muito positivo, mas vamos mobilizar e avançar ainda mais, levando a nossa mensagem e anunciando que Orleans está preparado para assumir o governo e continuar o projeto municipalista que nós concretizamos”, ressaltou Brandão.
Presente ao encontro, o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, considerou a reunião muito produtiva. “Alinhamos novos passos para tornarmos vitorioso esse grande projeto municipalista liderado por Orleans Brandão”, disse.
No mesmo sentido falou a prefeita de Riachão, Paula Coelho. “Vamos levar o nome de Orleans aos quatro cantos desse estado porque já conhecemos como ele trabalha e acreditamos em seus propósitos”, afirmou.
Enilton Rodrigues é natural de Arame-MA, começou a entrevista falando da sua região e que nos anos 60, 70 e 80, a educação no Brasil ainda era para poucos. Enilton é neto de um paraibano chamado Sebastião Lourenço de Campina Grande-PB.
Conseguiu estudar até a 8ª Série ( 9º Ano hoje) na sua cidade natal, Arane-MA. Falou também sobre o abandono do Estado com a educação, que apesar de ser filho de um trabalhador rural, ele foi o primeiro dos irmãos a prestar vestibular para uma universidade federal.
Enilton falou que foi vítima do descaso pela educação, que no seu tempo ainda não tinha muitas políticas públicas voltadas para a educação, como exemplo, as políticas públicas implantadas pelo Presidente Lula.
Chegou em Brasília no ano 2000, onde conseguiu cursar o Ensino Médio e logo após cursou Engenharia pela Universidade de Brasília (UNB).
Enilton também falou da importância das políticas públicas voltadas para a educação, implantadas pelo Presidente Lula.
Falou o porquê de ter entrado na política, para ele, sozinho você consegue fazer a sua mudança, mas para fazer as mudanças que o povo precisa, é necessário entrar na política, finalizou dizendo que nunca foi filiado ao PT, sempre foi filiado ao PSOL, falou das divergências e das convergências entre PSOL e PT.

Diálogo, troca de ideias e entusiasmo pelo futuro marcaram o almoço realizado, neste domingo (21), em apoio ao pré-candidato a deputado federal e vereador de São Luís, Dr. Joel. O evento, que aconteceu no bairro Itapiracó, em São Luís, reuniu cerca de trezentos apoiadores e contou ainda com a presença do pré-candidato a senador, André Fufuca, e do pré-candidato a deputado estadual pelo Maranhão, Marcos Miranda Jr.
Na ocasião, Dr. Joel reiterou o objetivo do projeto político do grupo Braide em transformar o estado do Maranhão com a participação do povo: “É desta forma, ouvindo a população, que continuaremos trabalhando, para que o nosso estado possa avançar assim como nossa capital tem avançado. Tenho muito orgulho de ter participado ativamente deste trabalho, ao lado do futuro governador, Eduardo Braide, e por este motivo aceitei mais este desafio, para continuar cuidando da nossa gente”, afirmou.
Durante o encontro, lideranças comunitárias, amigos e representantes de diversos segmentos da sociedade destacaram a importância da participação popular na construção de um Maranhão mais desenvolvido e com mais oportunidades. O momento também foi marcado por manifestações de apoio ao projeto político liderado por Eduardo Braide.
Para Dr. Joel, a reunião reforça a força do diálogo e da união em torno de propostas voltadas para o desenvolvimento do estado. “Estamos construindo um projeto coletivo, baseado em trabalho, responsabilidade e compromisso com as pessoas. O Maranhão tem potencial para avançar ainda mais, e queremos contribuir para levar mais qualidade de vida e oportunidades para todos os maranhenses”, destacou.

O pré-candidato a senador André Fufuca ressaltou a importância da formação de novas lideranças e da união em torno de um projeto voltado para o crescimento do Maranhão. Já Marcos Miranda Jr. enfatizou a necessidade de fortalecer a representatividade do estado por meio de iniciativas comprometidas com as demandas da população.
O encontro encerrou em clima de confraternização e confiança, consolidando mais uma etapa das articulações políticas do grupo para as eleições de 2026.
Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (22), o governador Carlos Brandão reafirmou que o ex-secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, está preparado para dar continuidade à gestão que tem conquistado avanços em todas as áreas. E defendeu a sua pré-candidatura ao Governo do Estado: “O Maranhão precisa de você”, afirmou o governador.
Ao justificar a escolha do seu grupo político pela candidatura de Orleans Brandão, o governador disse que a decisão teve o respaldo do sentimento demonstrado pela população, que mostrou confiança no então secretário de Assuntos Municipalistas para dar continuar ao trabalho exitoso realizado pela atual gestão estadual.
O governador destacou que Orleans o ajudou a governar, conhecendo de perto as necessidades dos municípios e buscando as soluções junto ao Governo do Estado. “Você ajudou a construir tudo que fizemos e, portanto, sabe tudo do estado: de educação, da saúde, do saneamento básico, da infraestrutura, do social. Nada melhor que uma pessoa como você, que está preparado, que está dedicando a sua juventude, a sua energia, para dar continuidade a esse trabalho”, ressaltou. E completou: “O Maranhão não pode ter aventuras, o Maranhão não pode arriscar. O Maranhão que está dando certo tem que continuar dando certo”, enfatizou Carlos Brandão.
Orleans reforçou que o trabalho liderado pelo governador Carlos Brandão, focado em uma gestão municipalista, conquistou muitos avanços para o Maranhão em áreas importantes, fortalecendo a infraestrutura das cidades, gerando desenvolvimento econômico e ampliando os programas sociais para combater a fome e reduzir a pobreza extrema.
“Basta as pessoas pesquisarem e olharem os dados do Maranhão nos últimos anos. O Maranhão que está tendo um PIB alto, um Maranhão que está gerando emprego e renda, e principalmente um Maranhão que está cuidando das pessoas que estão em vulnerabilidade social. Mas a gente ainda tem muito para fazer, e eu tenho certeza que vamos continuar avançando”, concluiu o pré-candidato a governador.
O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, cumpriu sábado (20)uma agenda voltada ao segmento evangélico, participando da 4ª Conferência da União de Mulheres da Assembleia de Deus do Ciclo de Oração de Paço do Lumiar (UMCOADEPLU) e do Encontro do Dia do Capelão, realizado em São Luís.
Ao longo do dia, ele esteve acompanhado do governador Carlos Brandão, da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, da deputada estadual Mical Damasceno, do secretário de Representação Social, Wellington Amorim, do prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, além de lideranças religiosas e políticas.
Durante a 4ª Conferência da UMCOADEPLU em Paço do Lumiar, que reuniu mulheres de diversas congregações da Assembleia de Deus, Orleans destacou ações desenvolvidas no município quando ocupava o cargo de secretário de Assuntos Municipalistas, citando obras e programas executados na região. Na ocasião, Orleans lembrou da importância de uma das intervenções realizadas no município, ao mencionar o impacto do centro de hemodiálise.
“O centro de hemodiálise considero uma das obras mais importantes que já entregamos aqui em Paço do Lumiar. A cura só vem com o transplante, mas o conforto de ter uma máquina próxima da sua casa possibilitando esse tratamento é muito importante”, lembrou.
Ainda durante a conferência, Orleans destacou a parceria construída com o segmento evangélico durante sua atuação como secretário, que resultou em ações como a regularização de mais de mil igrejas no último ano, além da distribuição de kits musicais e programas de apoio às entidades religiosas.
A deputada estadual Mical Damasceno também manifestou apoio ao pré-candidato e ressaltou a relação com o segmento evangélico.
“Como secretário Orleans sempre esteve à disposição das nossas demandas. Ele é o nosso pré-candidato ao Governo do Estado porque tem um olhar atencioso e valoriza os evangélicos”, afirmou ela.
A pré-candidata a deputada estadual Natália do Júnior Garimpeiro participou, na noite deste sábado (20), de um grande encontro com apoiadores no município de Imperatriz, consolidando mais uma importante agenda de diálogo e fortalecimento político na região Tocantina.
O evento reuniu lideranças comunitárias, apoiadores, amigos e simpatizantes do projeto político de Natália, que aproveitaram a oportunidade para demonstrar apoio à sua pré-candidatura rumo às eleições de 2026.
Durante o encontro, Natália destacou a importância de ouvir a população e construir um projeto voltado para as necessidades reais dos maranhenses. A pré-candidata também agradeceu a receptividade dos moradores de Imperatriz e o apoio que vem recebendo em diversas regiões do estado.
“Fico muito feliz com o carinho e a confiança de cada pessoa que acredita no nosso projeto. Seguiremos trabalhando, dialogando e construindo um caminho de esperança para o Maranhão”, afirmou.
O encontro foi marcado por momentos de confraternização, diálogo e fortalecimento de alianças, demonstrando o crescimento da pré-candidatura de Natália do Júnior Garimpeiro no cenário político maranhense.
A agenda em Imperatriz faz parte de uma série de visitas e reuniões que a pré-candidata tem realizado em diferentes municípios, buscando ampliar o diálogo com a população e apresentar suas propostas para o desenvolvimento do estado.
O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, prestigiou a Reunião Geral de Obreiros do Campo da Assembleia de Deus de Barreirinhas, neste sábado (20), atendendo ao convite da congregação. O encontro representou mais um importante momento de diálogo entre Orleans e diferentes segmentos da sociedade, fortalecendo a aproximação com as comunidades cristãs e lideranças religiosas de diversas regiões do estado.
Também participaram da programação o prefeito de Barreirinhas, Vinicius Vale; a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale; a deputada estadual Mical Damasceno; o ex-deputado federal Costa Ferreira; além de pastores, missionários e outras referências do segmento evangélico maranhense.
Na ocasião, Orleans Brandão agradeceu o acolhimento e as parcerias construídas ao longo dos últimos anos com diversas comunidades evangélicas do Maranhão. Ele destacou a importância do apoio espiritual que tem recebido durante sua caminhada.
“Meu coração é só gratidão por ter oportunidades como esta de conversar com as pessoas, ouvir suas experiências, receber suas orações e reafirmar os compromissos que temos com a população maranhense. A cada encontro como esse me sinto ainda mais firme no propósito de continuar trabalhando por um Maranhão cada vez melhor.
São momentos que renovam nossa fé, nossa esperança e nossa disposição para servir a população”, afirmou.
Orleans também ressaltou a importância da Secretaria de Representação Social, criada pelo governador Carlos Brandão. Ele considera a iniciativa fundamental para ampliar o diálogo permanente com as comunidades cristãs e demais segmentos organizados da sociedade.
Segundo ele, a estrutura permite que as demandas dessas comunidades sejam ouvidas de forma mais próxima e efetiva, contribuindo para a construção de políticas públicas alinhadas às necessidades da população e fortalecendo a participação social nas decisões governamentais.
No encontro, Orleans Brandão destacou ainda os avanços alcançados pelo Maranhão nos últimos anos, ressaltando a melhoria dos indicadores sociais e econômicos em diversas áreas. Entre os resultados mencionados, destacou a saída de mais de um milhão de maranhenses da condição de extrema pobreza, conforme dados do IBGE, além dos investimentos em infraestrutura, educação, saúde e programas sociais.
*Compromisso*
Sob a coordenação do pastor presidente da área de Barreirinhas, Eliazar Canavieira, a Reunião Geral de Obreiros da Assembleia de Deus tem como objetivo promover o alinhamento espiritual, o aperfeiçoamento ministerial e a organização administrativa da igreja. O encontro reúne pastores, evangelistas e auxiliares com o propósito de capacitar os obreiros para servir cada vez melhor às comunidades onde atuam.
O pastor Eliazar Canavieira agradeceu a presença de Orleans Brandão e ressaltou a importância do diálogo entre as lideranças públicas e a comunidade cristã.
“Vamos orar pedindo a Deus que fortaleça sua caminhada e lhe conceda sabedoria para continuar servindo ao povo maranhense. Também é importante que as pessoas reconheçam e apoiem aqueles que têm demonstrado trabalho, compromisso e dedicação com o desenvolvimento de nossa cidade e de nosso estado”, declarou o pastor.
A missionária Diolinda Mendes também ressaltou a relevância da aproximação entre representantes da sociedade e as comunidades religiosas. “Considero muito importante essa proximidade porque nos permite conhecer melhor seus objetivos para a sociedade, compreender seus propósitos e avaliar se eles caminham em sintonia com os valores da nossa igreja e com os interesses da população”, afirmou.
O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, esteve nesta sexta-feira (19) em Ribeirãozinho do Maranhão, onde foi recebido pelo prefeito Flávio Soares, por lideranças políticas da Região Tocantina e pela população. Durante o encontro, falou sobre os investimentos realizados pelo Governo do Estado no município, apresentou propostas para a região e defendeu uma gestão construída a partir do diálogo com os prefeitos, da escuta da população e da presença constante nos municípios.
Ao lembrar sua atuação como secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans destacou que percorreu os 217 municípios maranhenses ouvindo gestores e a população para transformar demandas em ações concretas.
“Eu não esperei o ano eleitoral para estar aqui. Talvez muitos de vocês não me conhecessem, mas eu já estava como secretário de Assuntos Municipalistas, dedicando a minha vida a fazer isso. Faz mais de quatro anos que estou andando por todos esses municípios, conversando com as pessoas, entendendo esse estado”, afirmou.
Durante o discurso, Orleans citou investimentos já realizados em Ribeirãozinho, como a implantação do Restaurante Popular, da unidade do Viva/Procon, da Estação Tech, pavimentação em bloquetes, perfuração de poços artesianos, entrega de tablets aos estudantes da rede estadual, melhorias na alimentação escolar e obras de infraestrutura que fortalecem o desenvolvimento do município.
Na área da saúde, defendeu a implantação de um Hospital de Urgência e Emergência em Imperatriz e de um Hospital Oncológico em Açailândia, com o objetivo de ampliar o acesso a atendimentos especializados na Região Tocantina.
“Eu participei de um governo que deu certo. Participei ativamente de entregas que melhoraram a vida das pessoas e sei que não posso parar por aqui. Eu sinto no meu coração que ainda vou ajudar muito essa região e continuar valorizando um povo que durante muito tempo não foi visto”, declarou.
O prefeito Flávio Soares destacou a parceria entre Ribeirãozinho e o Governo do Estado e afirmou que o município vive um novo momento com os investimentos realizados.
“Eu ainda não tinha visto o Governo do Estado entregar tanto para os municípios da Região Tocantina. É um governo presente, que trabalha, que olha para o interior. Esse é o tipo de governo que o povo está aprovando e nós vamos continuar nesse rumo”, afirmou.
Também participaram do encontro o ex-prefeito Geraldo Braga, o vice-prefeito Boaz Rocha, o presidente da Câmara Municipal, Luciano Soares, o ex-prefeito de Buritirana Wagtônio Brandão, o ex-prefeito de Imperatriz e pré-candidato a deputado estadual Sebastião Madeira, além dos prefeitos Zé Pequeno (Davinópolis), Domingos França (Montes Altos), Antônio Coelho, Léo Cunha (Estreito), vereadores, secretários municipais e lideranças de diversos municípios da Região Tocantina.
Em reunião realizada nesta sexta-feira (19), na sede do Sindicato Rural (SINRURAL) de Imperatriz, o pré-candidato a governador Orleans Brandão dialogou com produtores rurais e lideranças políticas sobre as necessidades e as oportunidades de desenvolvimento do agronegócio maranhense.
O encontro, que reuniu o presidente do sindicato, Glen Maia, o deputado estadual Antônio Pereira e o pré-candidato a deputado estadual Sebastião Madeira, serviu como um espaço de escuta para as demandas de quem produz e movimenta a economia da região.
O debate priorizou a busca por mais competitividade na pecuária e na cadeia leiteira, setores que enfrentam desafios estruturais severos. Os produtores apresentaram ao pré-candidato preocupações críticas, como a instabilidade no fornecimento de energia elétrica rural, a precariedade das estradas vicinais e a necessidade urgente de uma fiscalização mais rigorosa sobre a entrada de produtos lácteos importados, que atualmente desestabilizam o mercado local pela falta de controle sanitário.
Ao ouvir essas reivindicações, Orleans Brandão ressaltou que o papel do Estado deve ser o de facilitador do crescimento, integrando uma gestão fiscal equilibrada com suporte efetivo ao setor produtivo.
“Quero ajudar a gerar emprego e renda. Se eu acredito no setor, temos que buscar alternativas para quem quer se instalar e crescer no Maranhão. O que for necessário para facilitar a vida do produtor e trazer desenvolvimento econômico, nós vamos tratar com prioridade”, enfatizou.
A conversa também avançou sobre a qualificação profissional e os gargalos de infraestrutura, com Orleans defendendo a integração entre as escolas de governo e o Sistema S para ampliar a oferta de cursos técnicos. O pré-candidato se comprometeu a atuar na interlocução com prefeituras e concessionárias de energia para solucionar os impasses que travam o escoamento da produção.
“Eu me coloco à disposição para conversar com os secretários, tanto de Fazenda quanto de Indústria e Comércio, para a gente buscar soluções. Pode ter certeza que a gente vai continuar mostrando esse potencial que tem Imperatriz e toda a região, sempre aberto ao diálogo para encontrar as respostas técnicas que vocês precisam”, concluiu.
O diálogo no SINRURAL marcou a posição de Orleans Brandão em favor de um plano de governo pautado na eficiência da gestão pública a serviço do fortalecimento do agronegócio no Maranhão.