• Tribuna98
  • 25 de junho de 2026

Em reunião com empresários, Orleans Brandão amplia diálogo com setor produtivo

A construção de propostas para o desenvolvimento econômico do Maranhão foi o tema central do encontro que o pré-candidato a governador Orleans Brandão teve nesta terça-feira (23) com empresários, representantes da indústria e do comércio maranhense, na Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA). O pré-candidato destacou a importância do diálogo com o setor produtivo, apresentou indicadores econômicos do estado e ressaltou que o cenário atual permite maior capacidade de investimentos no estado.

“Como secretário de Assuntos Municipalista, cumpri a missão de percorrer todo o Maranhão para entender as necessidades de cada cidade e buscar as soluções. Foi assim que ajudei o governador Carlos Brandão a levar obras e serviços aos 217 municípios. Agora, como pré-candidato que quer dar continuidade a esse grande trabalho, estamos ouvindo todos os segmentos para construir um bom plano de governo”, declarou Orleans Brandão aos empresários.

O pré-candidato falou do atual cenário econômico do estado destacando que o Maranhão está em segundo lugar em solidez fiscal no país e subiu da letra C para a letra A em capacidade de pagamento, apto a buscar investimentos, estabelecer parcerias e ampliar as oportunidades de geração de emprego e renda. “O Maranhão subiu 10 posições no ranking de gestão pública, temos um porto do Itaqui que bate recorde histórico de movimentação de cargas, oferecemos 2,3 bilhões em isenção fiscal para incentivar a nossa indústria e a geração de empregos. Sabemos que não está tudo resolvido, mas hoje vivemos um novo momento, em condições de dialogar com o setor produtivo e construir propostas de desenvolvimento econômico do nosso estado”, enfatizou.

Reconhecendo a contribuição dada pelo setor produtivo à economia do estado que alcançou um PIB histórico de 4,2 quando a média nacional foi de 1,8, ele reforçou a determinação de continuar incentivando a industrialização do estado, o comércio, o agronegócio e todo o setor produtivo em um futuro governo. “Queremos gerar emprego e renda, dar oportunidade para as pessoas trabalharem. É nisso que eu acredito e esse é o nosso compromisso. E por isso vamos precisar da parceria dos empresários, dos comerciantes, dos produtores. Por isso nos colocamos à disposição para esse diálogo, ouvir as contribuições de vocês para construir o plano de governo que atenda às necessidades dos maranhenses”, concluiu ele.

  • Tags:
  • Tribuna98
  • 25 de junho de 2026

Orleans Brandão reúne prefeitos de todo o Maranhão em dois dias de diálogos e fortalece a maior aliança municipalista do Maranhão

Dando continuidade à agenda de articulação política com gestores municipais, o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se na terça-feira (23), em São Luís, com um novo grupo de prefeitos de diversas regiões do estado. Foram dois dias de diálogos, consolidando a maior aliança municipalista já realizada no Maranhão.

Também estiveram presentes à reunião o governador Carlos Brandão e o senador Wéverton Rocha.

O encontro integra uma série de reuniões que vêm sendo realizadas por Orleans Brandão com lideranças políticas de diferentes regiões do Maranhão, ampliando a participação dos municípios na construção das propostas para o futuro do estado e o fortalecimento da mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha.

Durante a conversa com os prefeitos, Orleans Brandão reafirmou seu compromisso com uma agenda fortemente municipalista, voltada para o desenvolvimento das cidades.

Ele lembrou sua experiência à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, destacando os resultados alcançados em parceria com os gestores municipais, e garantiu que essa forma de governar continuará sendo uma das marcas de sua atuação.

“Tenho convicção de que o desenvolvimento do Maranhão passa pelo fortalecimento dos municípios. Foi assim que trabalhamos na Secretaria, construindo soluções ao lado dos prefeitos e levando ações concretas. Esse compromisso continua firme. Vamos construir uma agenda que permita às cidades avançarem cada vez mais”, afirmou Orleans Brandão.

Otimista com a vitória do projeto político do grupo, o governador Carlos Brandão destacou que a capacidade de gestão e o conhecimento da realidade do estado credenciam Orleans Brandão a conduzir uma nova etapa de desenvolvimento no Maranhão.

“Orleans tem ideias brilhantes para fazer o estado avançar ainda mais, em parceria com os prefeitos. Ele reúne todas as condições para seguir esse projeto municipalista, porque conhece o Maranhão como poucos e entende a realidade de todas as cidades”, frisou.

Presente ao encontro, a prefeita de Governador Archer, Professora Leide, destacou a sensibilidade de Orleans Brandão para compreender as demandas dos municípios.

“Orleans é uma pessoa que gosta de dialogar, sempre nos escutou e procurou entender a nossa realidade. E isso faz toda a diferença, porque mostra respeito e compromisso com os municípios. Tenho certeza de que esse jeito de ouvir e construir parcerias será fundamental para a sua atuação”, afirmou a prefeita.

Já o prefeito de São Raimundo do Doca Bezerra, Jacinto Neto, falou sobre a importância da reunião para o alinhamento da atuação de todos neste momento de pré-campanha. “Muito importante essa proximidade. Orleans sempre foi uma pessoa solícita, que sempre nos recebeu bem. Por isso, acredito no seu projeto de trabalhar em parceria com os municípios”, ressaltou.

  • Tags:
  • Tribuna98
  • 24 de junho de 2026

Natália do Júnior Garimpeiro participa do Batismo do Boi da Pindoba em Paço do Lumiar e reforça apoio à cultura maranhense

A pré-candidata a deputada estadual Natália do Júnior Garimpeiro participou, na noite desta terça-feira (23), do tradicional Batismo do Boi da Pindoba, realizado no município de Paço do Lumiar. O evento reuniu brincantes, moradores e admiradores da cultura popular maranhense em uma celebração marcada por fé, tradição e valorização das raízes culturais do estado.

Madrinha do Boi da Pindoba, Natália destacou a importância de preservar e fortalecer as manifestações culturais que representam a identidade do povo maranhense. Durante a festividade, ela reafirmou seu compromisso com o incentivo às tradições populares e o apoio aos grupos culturais.

“É uma emoção imensa fazer parte desse momento tão especial para a comunidade da Pindoba. O Bumba Meu Boi é muito mais do que uma manifestação cultural; é a expressão da nossa história, da nossa fé e da força do nosso povo. Preservar essa tradição é garantir que as futuras gerações conheçam e valorizem a riqueza cultural do Maranhão”, afirmou.

O Batismo do Boi da Pindoba contou com apresentações culturais, música, dança e grande participação popular, reforçando a relevância do período junino para a cultura maranhense.

Ao final do evento, Natália parabenizou os organizadores, brincantes e toda a comunidade envolvida na realização da festividade, ressaltando a importância de continuar investindo na valorização da cultura como instrumento de fortalecimento da identidade e do desenvolvimento social do estado.

  • Tags:
  • Tribuna98
  • 23 de junho de 2026

Ex-prefeito de São Francisco do Maranhão reafirma apoio a André Fufuca e fortalece projeto político para 2026

O ex-prefeito de São Francisco do Maranhão e pré-candidato a deputado estadual pelo PL reafirmou seu apoio ao projeto político de André Fufuca para o Senado Federal, destacando a parceria construída ao longo dos anos e os benefícios que essa união tem proporcionado ao município e à região do Médio Sertão.

Em declaração recente, ele ressaltou a importância de seguir ao lado de André Fufuca, a quem classificou como um grande parceiro de São Francisco do Maranhão e um político comprometido com o desenvolvimento do estado.

“Hoje reafirmamos nosso apoio ao futuro senador André Fufuca, grande parceiro de São Francisco do Maranhão e de toda a região do Médio Sertão. Nossa gratidão pelo compromisso, pela parceria e pelo trabalho que já tem gerado resultados concretos para o nosso povo”, destacou.

O ex-prefeito enfatizou ainda que a união de forças será fundamental para ampliar investimentos, gerar mais oportunidades e melhorar a qualidade de vida da população maranhense. Segundo ele, a caminhada política segue fortalecida, com diálogo, trabalho e compromisso com as necessidades da população.

“Seguimos unidos, fortalecendo essa caminhada e trabalhando por mais desenvolvimento, oportunidades e qualidade de vida para nossa gente. São Francisco do Maranhão reconhece quem trabalha e faz acontecer. Juntos já fizemos muito, e juntos faremos ainda mais pelo Maranhão”, afirmou.

Pré-candidato a deputado estadual pelo PL, o ex-prefeito vem intensificando sua agenda política e ampliando alianças em diversas regiões do estado, apostando na experiência administrativa e na articulação política para representar os interesses dos maranhenses na Assembleia Legislativa.

  • Tags:
  • Tribuna98
  • 23 de junho de 2026

Orleans Brandão reúne prefeitos em São Luís e fortalece articulação política para as próximas etapas da pré-campanha

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se com cerca de 60 prefeitos de todas as regiões do estado, na noite desta segunda-feira (22), em São Luís, em mais um importante momento de união de forças e alinhamento de estratégias para impulsionar ainda mais o projeto político que vem liderando em todo o Maranhão.

O encontro contou ainda com a presença do governador Carlos Brandão, do senador Weverton Rocha e da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale.

Durante a reunião, foram discutidas ações e estratégias para uma ampla mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha do emedebista em todas as regiões do estado, para consolidar o projeto político que vem conquistando adesões e ampliando sua presença junto à população.

Entusiasmado com o cenário construído ao longo da pré-campanha, Orleans afirmou que o crescimento do projeto é resultado direto do compromisso e da dedicação das lideranças que têm levado a mensagem do grupo a todas as regiões do Maranhão.

“Estamos muito felizes com o crescimento que temos alcançado e com o engajamento de todos, que têm dado eco aos nossos propósitos em cada município maranhense. Isso demonstra a força do nosso grupo, a união das nossas lideranças e a confiança que a população deposita nesse projeto. Temos construído uma pré-campanha vitoriosa, com muito diálogo, trabalho e resultados bastante positivos. E vamos seguir trabalhando ainda mais firmes, fortalecendo essa caminhada e ampliando nossa presença em todas as regiões do estado”, afirmou Orleans Brandão.

Unidade

O encontro reforçou ainda o ambiente de unidade do grupo, que conta com o apoio maciço dos gestores municipais e de outras importantes lideranças políticas do estado, reafirmando o compromisso em torno das próximas etapas da pré-campanha.

O governador Carlos Brandão lembrou sua trajetória política, vivida principalmente em momentos de pré-campanha. Ele demonstrou confiança na vitoria do projeto político do grupo.

“Todo o trabalho que fizemos até aqui tem sido muito positivo, mas vamos mobilizar e avançar ainda mais, levando a nossa mensagem e anunciando que Orleans está preparado para assumir o governo e continuar o projeto municipalista que nós concretizamos”, ressaltou Brandão.

Presente ao encontro, o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, considerou a reunião muito produtiva. “Alinhamos novos passos para tornarmos vitorioso esse grande projeto municipalista liderado por Orleans Brandão”, disse.

No mesmo sentido falou a prefeita de Riachão, Paula Coelho. “Vamos levar o nome de Orleans aos quatro cantos desse estado porque já conhecemos como ele trabalha e acreditamos em seus propósitos”, afirmou.

  • Tags:
  • Tribuna98
  • 23 de junho de 2026

Pré-candidato a governador do maranhão enilton rodrigues (psol) é o entrevistado do “conversa franca”, com o jornalista Genivaldo Silva

Enilton Rodrigues é natural de Arame-MA, começou a entrevista falando da sua região e que nos anos 60, 70 e 80, a educação no Brasil ainda era para poucos. Enilton é neto de um paraibano chamado Sebastião Lourenço de Campina Grande-PB.

Conseguiu estudar até a 8ª Série ( 9º Ano hoje) na sua cidade natal, Arane-MA. Falou também sobre o abandono do Estado com a educação, que apesar de ser filho de um trabalhador rural, ele foi o primeiro dos irmãos a prestar vestibular para uma universidade federal.

 

 

Enilton falou que foi vítima do descaso pela educação, que no seu tempo ainda não tinha muitas políticas públicas voltadas para a educação, como exemplo, as políticas públicas implantadas pelo Presidente Lula.

Chegou em Brasília no ano 2000, onde conseguiu cursar o Ensino Médio e logo após cursou Engenharia pela Universidade de Brasília (UNB).

Enilton também falou da importância das políticas públicas voltadas para a educação, implantadas pelo Presidente Lula.

Falou o porquê de ter entrado na política, para ele, sozinho você consegue fazer a sua mudança, mas para fazer as mudanças que o povo precisa, é necessário entrar na política, finalizou dizendo que nunca foi filiado ao PT, sempre foi filiado ao PSOL, falou das divergências e das convergências entre PSOL e PT.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 22 de junho de 2026

DIALOGANDO – Evento reúne centenas de apoiadores do pré-candidato a deputado federal, Dr. Joel, neste domingo

 

Diálogo, troca de ideias e entusiasmo pelo futuro marcaram o almoço realizado, neste domingo (21), em apoio ao pré-candidato a deputado federal e vereador de São Luís, Dr. Joel. O evento, que aconteceu no bairro Itapiracó, em São Luís, reuniu cerca de trezentos apoiadores e contou ainda com a presença do pré-candidato a senador, André Fufuca, e do pré-candidato a deputado estadual pelo Maranhão, Marcos Miranda Jr.

Na ocasião, Dr. Joel reiterou o objetivo do projeto político do grupo Braide em transformar o estado do Maranhão com a participação do povo: “É desta forma, ouvindo a população, que continuaremos trabalhando, para que o nosso estado possa avançar assim como nossa capital tem avançado. Tenho muito orgulho de ter participado ativamente deste trabalho, ao lado do futuro governador, Eduardo Braide, e por este motivo aceitei mais este desafio, para continuar cuidando da nossa gente”, afirmou.

Durante o encontro, lideranças comunitárias, amigos e representantes de diversos segmentos da sociedade destacaram a importância da participação popular na construção de um Maranhão mais desenvolvido e com mais oportunidades. O momento também foi marcado por manifestações de apoio ao projeto político liderado por Eduardo Braide.

Para Dr. Joel, a reunião reforça a força do diálogo e da união em torno de propostas voltadas para o desenvolvimento do estado. “Estamos construindo um projeto coletivo, baseado em trabalho, responsabilidade e compromisso com as pessoas. O Maranhão tem potencial para avançar ainda mais, e queremos contribuir para levar mais qualidade de vida e oportunidades para todos os maranhenses”, destacou.

O pré-candidato a senador André Fufuca ressaltou a importância da formação de novas lideranças e da união em torno de um projeto voltado para o crescimento do Maranhão. Já Marcos Miranda Jr. enfatizou a necessidade de fortalecer a representatividade do estado por meio de iniciativas comprometidas com as demandas da população.

O encontro encerrou em clima de confraternização e confiança, consolidando mais uma etapa das articulações políticas do grupo para as eleições de 2026.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 22 de junho de 2026

”Orleans está preparado para governar o Maranhão”, afirma Brandão

Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (22), o governador Carlos Brandão reafirmou que o ex-secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, está preparado para dar continuidade à gestão que tem conquistado avanços em todas as áreas. E defendeu a sua pré-candidatura ao Governo do Estado: “O Maranhão precisa de você”, afirmou o governador.

Ao justificar a escolha do seu grupo político pela candidatura de Orleans Brandão, o governador disse que a decisão teve o respaldo do sentimento demonstrado pela população, que mostrou confiança no então secretário de Assuntos Municipalistas para dar continuar ao trabalho exitoso realizado pela atual gestão estadual.

O governador destacou que Orleans o ajudou a governar, conhecendo de perto as necessidades dos municípios e buscando as soluções junto ao Governo do Estado. “Você ajudou a construir tudo que fizemos e, portanto, sabe tudo do estado: de educação, da saúde, do saneamento básico, da infraestrutura, do social. Nada melhor que uma pessoa como você, que está preparado, que está dedicando a sua juventude, a sua energia, para dar continuidade a esse trabalho”, ressaltou. E completou: “O Maranhão não pode ter aventuras, o Maranhão não pode arriscar. O Maranhão que está dando certo tem que continuar dando certo”, enfatizou Carlos Brandão.

Orleans reforçou que o trabalho liderado pelo governador Carlos Brandão, focado em uma gestão municipalista, conquistou muitos avanços para o Maranhão em áreas importantes, fortalecendo a infraestrutura das cidades, gerando desenvolvimento econômico e ampliando os programas sociais para combater a fome e reduzir a pobreza extrema.

“Basta as pessoas pesquisarem e olharem os dados do Maranhão nos últimos anos. O Maranhão que está tendo um PIB alto, um Maranhão que está gerando emprego e renda, e principalmente um Maranhão que está cuidando das pessoas que estão em vulnerabilidade social. Mas a gente ainda tem muito para fazer, e eu tenho certeza que vamos continuar avançando”, concluiu o pré-candidato a governador.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 22 de junho de 2026

Orleans reforça parceria com segmento evangélico em Paço do Lumiar e São Luís

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, cumpriu sábado (20)uma agenda voltada ao segmento evangélico, participando da 4ª Conferência da União de Mulheres da Assembleia de Deus do Ciclo de Oração de Paço do Lumiar (UMCOADEPLU) e do Encontro do Dia do Capelão, realizado em São Luís.

Ao longo do dia, ele esteve acompanhado do governador Carlos Brandão, da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, da deputada estadual Mical Damasceno, do secretário de Representação Social, Wellington Amorim, do prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, além de lideranças religiosas e políticas.

Durante a 4ª Conferência da UMCOADEPLU em Paço do Lumiar, que reuniu mulheres de diversas congregações da Assembleia de Deus, Orleans destacou ações desenvolvidas no município quando ocupava o cargo de secretário de Assuntos Municipalistas, citando obras e programas executados na região. Na ocasião, Orleans lembrou da importância de uma das intervenções realizadas no município, ao mencionar o impacto do centro de hemodiálise.

“O centro de hemodiálise considero uma das obras mais importantes que já entregamos aqui em Paço do Lumiar. A cura só vem com o transplante, mas o conforto de ter uma máquina próxima da sua casa possibilitando esse tratamento é muito importante”, lembrou.

Ainda durante a conferência, Orleans destacou a parceria construída com o segmento evangélico durante sua atuação como secretário, que resultou em ações como a regularização de mais de mil igrejas no último ano, além da distribuição de kits musicais e programas de apoio às entidades religiosas.

A deputada estadual Mical Damasceno também manifestou apoio ao pré-candidato e ressaltou a relação com o segmento evangélico.
“Como secretário Orleans sempre esteve à disposição das nossas demandas. Ele é o nosso pré-candidato ao Governo do Estado porque tem um olhar atencioso e valoriza os evangélicos”, afirmou ela.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 22 de junho de 2026

Natália do Júnior Garimpeiro reúne apoiadores em grande encontro político em Imperatriz

A pré-candidata a deputada estadual Natália do Júnior Garimpeiro participou, na noite deste sábado (20), de um grande encontro com apoiadores no município de Imperatriz, consolidando mais uma importante agenda de diálogo e fortalecimento político na região Tocantina.

O evento reuniu lideranças comunitárias, apoiadores, amigos e simpatizantes do projeto político de Natália, que aproveitaram a oportunidade para demonstrar apoio à sua pré-candidatura rumo às eleições de 2026.

Durante o encontro, Natália destacou a importância de ouvir a população e construir um projeto voltado para as necessidades reais dos maranhenses. A pré-candidata também agradeceu a receptividade dos moradores de Imperatriz e o apoio que vem recebendo em diversas regiões do estado.

“Fico muito feliz com o carinho e a confiança de cada pessoa que acredita no nosso projeto. Seguiremos trabalhando, dialogando e construindo um caminho de esperança para o Maranhão”, afirmou.

O encontro foi marcado por momentos de confraternização, diálogo e fortalecimento de alianças, demonstrando o crescimento da pré-candidatura de Natália do Júnior Garimpeiro no cenário político maranhense.

A agenda em Imperatriz faz parte de uma série de visitas e reuniões que a pré-candidata tem realizado em diferentes municípios, buscando ampliar o diálogo com a população e apresentar suas propostas para o desenvolvimento do estado.

  • Tags: