• Thiago Azevedo
  • 6 de outubro de 2023

Jorge Marú enfrenta ataques da oposição em Paço do Lumiar

O presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, Jorge Marú, encontra-se no epicentro de uma intensa batalha política. Sua notável popularidade e pré-candidatura ao Executivo Luminense têm despertado a fúria da oposição local, que almeja minar sua reputação e imagem de forma sistemática.

Jorge Marú, conhecido por sua longa história de lutas em prol da comunidade, emerge como uma ameaça real aos interesses de grupos com agendas particulares. Como resposta, esses grupos têm se empenhado irresponsavelmente em distorcer os fatos, deturpar suas realizações e minar a confiança depositada por parte da população.

No entanto, não se pode ignorar o fato de que Jorge Marú está prestes a dar passos significativos em seu projeto político, respaldado pelo apoio das maiores lideranças locais. Essa conjuntura tem instilado preocupação e desespero nos adversários, pois vislumbram o potencial de uma trajetória política ascendente para Marú, uma realidade que promete moldar o futuro político de Paço do Lumiar.

 

  • Thiago Azevedo
  • 6 de outubro de 2023

Prefeito Édesio Cavalcanti celebra Dia do prefeito com mensagem aos turienses

6 de outubro é celebrado o dia do prefeito, que não passou batido por Edésio Cavalcanti, prefeito de Turiaçu, que aproveitou para usar as suas redes e mandar uma mensagem aos seus conterrâneos.

No post do seu Instagram e do seu Facebook, o topadão, como o prefeito é carinhosamente chamado na cidade, falou dos desafios que enfrenta para contribuir para Turiaçu, mas deixa claro que está feliz em ter contribuído tanto para o município, e afirma que novas coisas estão por vir.

Veja a legenda a seguir.

“Tem sido um desafio, uma luta diária, com provações e muitos momentos marcantes!

Tem sido uma honra poder representar milhares de Turienses, que assim como eu, sonhavam em ver o desenvolvimento e progresso de nosso município, e graças à Deus, vem a cada dia se tornando realidade!

Neste dia, reflito e vejo a magnitude da função que exerço, agradeço à cada mensagem, cada palavra de carinho e motivação!

Tem muito mais por vir!

Grande abraço à todos! Que Deus os abençoe!”, escreveu o prefeito.

  • Thiago Azevedo
  • 6 de outubro de 2023

Justiça mantém condenação, mas reduz pena do empresário Lucas Porto

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), através da 2ª Câmara Criminal, manteve a decisão do Tribunal do Júri de São Luís que condenou, em julho de 2021, o empresário Lucas Leite Ribeiro Porto pelo assassinato da publicitária Mariana Menezes de Araújo Costa Pinto, sobrinha-neta do ex-presidente da República, José Sarney.

Lucas Porto era casado com Carolina Costa, irmã da vítima. O crime ocorreu em novembro de 2016, no apartamento da vítima, na Avenida São Luís Rei de França.

O TJ decidiu por reduzir a pena de Lucas Porto, por conta a confissão do réu. A pena de 39 anos de reclusão, caiu para 34 anos e oito meses, por homicídio qualificado e estupro.

Nas redes sociais, Carolina Costa falou sobre a decisão da Justiça.

“Agradeço a Deus porque até aqui Ele tem nos ajudado. Agradeço a todos que oram e torcem pela minha família. Agradeço aos Desembargadores do Tribunal de Justiça por honrarem a memória de Mariana e pelo trabalho técnico e incansável desse julgamento. Obrigada aos meus advogados que incansavelmente estão nas trincheiras conosco nessa batalha judicial. Hoje é um marco para mim. Um novo tempo virá”, afirmou.

  • Thiago Azevedo
  • 6 de outubro de 2023

Professores de Barreirinhas exigem que prefeito cumpra acordo

Na manhã desta sexta (6), profissionais da educação se reuniram na Praça do Trabalhador, em Barreirinhas, para um dia de paralisação. Os manifestantes percorreram as ruas da cidade e realizaram parada em frente à prefeitura, onde discursaram para chamar a atenção do poder municipal.

Com faixas e cartazes, os educadores reivindicam direitos da promoção, da progressão e o retroativo de 5 meses do acordo que consta no ofício 362/2023 firmado pela gestão municipal, em agosto deste ano. Além dos direitos da categoria, os professores aproveitaram o momento para protestar pela qualidade da merenda escolar e transporte escolar digno para os alunos, já que ônibus quebrados tem sido uma reclamação frequente de pais e alunos.

A professora Ana Paula Cabral, da rede municipal, se sente indignada com a situação.

“Essa causa é de direito nosso e estamos nos sentindo lesados, por esse descumprimento do acordo. Todo dia a gente sente no bolso nosso vencimento deixar de vir da forma correta, então isso nos traz um sentimento de indignação. A gente confia , acredita que o prefeito ia fazer uma boa administração do recurso muito bem, inclusive o recurso da educação, mas a gente vê que isso não vem acontecendo, então dá uma revolta, porque nós queremos as melhorias”, declarou a professora.

O ato foi deliberado em assembleia esta semana e convocado na última terça (3) pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica de Barreirinhas (SINPROESEMMA – Núcleo de Barreirinhas), nos âmbitos estadual e municipal, por meio de edital.

  • Thiago Azevedo
  • 6 de outubro de 2023

Prefeitura de São José de Ribamar inicia serviços de pavimentação dos bairros J Câmara I e II

A prefeitura de São José de Ribamar, por meio do maior programa de infraestrutura do município, o RibAmar Cidade em Obras, adicionou mais uma frente de obra no cronograma.

Nesta quinta-feira (3), na presença da comunidade e autoridades, o prefeito Dr. Julinho assinou a ordem de serviço para a pavimentação de 12 ruas.

Segundo o secretário de Obras do município, Roberto Mouchrek, as ruas receberão bloquetes, sarjetas e meio-fio. “Hoje a dignidade chegou para mais dois bairros de Ribamar. Os moradores dos bairros J. Câmara I e II terão a realidade transformada com a pavimentação. Serão doze ruas pavimentadas em blocos, com acabamento em sarjeta e meio-fio, totalizando 1895 metros de extensão ”, afirmou.

O morador há mais de 25 anos, Eduardo Pereira, relata os desafios que enfrentou com a falta de pavimentação. “São quase 30 anos vivendo neste sufoco. Aqui, quando chove ninguém sai de casa. Mas hoje a esperança renasceu. Estou muito feliz com o início das obras.”, comentou.

O Ribamar Cidade em Obras é um programa que leva pavimentação e dignidade ao máximo de bairros possíveis, tanto da região metropolitana quanto da Zona Rural.

  • Thiago Azevedo
  • 5 de outubro de 2023

Vinícius Vale garante emenda para cirurgias de Catarata e Pteŕigio em Barreirinhas e triagem inícia nesse sábado


Uma iniciativa notável liderada pelo engenheiro Vinícius Vale, em colaboração com a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), e o deputado federal JP, promete trazer alívio à saúde ocular da população de Barreirinhas e regiões adjacentes. A pedido de Vinícius, os dois parlamentares destinaram emendas para a realização de um mutirão de cirurgias de catarata e pterígio. A ação tem o apoio do Governo do Estado e a triagem já está agendada para ocorrer no próximo sábado, dia 07, a partir das 8h, no Hospital Regional de Barreirinhas.

O Mutirão de Cirurgia de Catarata e Pterígio é uma ação importante para a qualidade de vida da população de Barreirinhas e áreas vizinhas, garantindo acesso a tratamentos oftalmológicos de excelência. A triagem, programada para este sábado, visa identificar os pacientes que necessitam dessas cirurgias, com a promessa de melhorar a visão de uma forma geral para aqueles que enfrentam problemas oftalmológicos.

Vinícius Vale, juntamente com a deputada Iracema Vale, são os idealizadores do projeto “Vale Cuidar’, que já prestou mais de 5 mil atendimentos à população local, demonstrando um compromisso contínuo com a saúde da comunidade. Com o sucesso dessa iniciativa, os parlamentares não hesitaram em buscar mais recursos para atender às necessidades da região.

Ainda em Brasília, por meio de suas redes sociais, Vinícius expressou seu entusiasmo: “Depois do projeto ‘Vale Cuidar’, com mais de 5 mil atendimentos, não poderíamos deixar esse movimento parar. Desta forma, fomos até Brasília pleitear mais benefícios para a população de Barreirinhas e, junto com a deputada Iracema Vale e o deputado JP, conseguimos essa emenda para realizarmos esse mutirão de catarata e pterígio. Convidamos todas as pessoas que tenham algum sintoma a se fazerem presentes para realizarem a triagem, pois muito em breve serão realizadas todas as cirurgias.”

  • Thiago Azevedo
  • 5 de outubro de 2023

Vai resgatar a história do Reviver’, diz Chaguinhas sobre requalificação do Complexo Trapiche Santo Ângelo

Em discurso na Câmara, parlamentar destacou projeto de revitalização que está sendo desenvolvido pela Prefeitura de São Luís

SÃO LUÍS: O vereador Francisco Chaguinhas (Podemos) usou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, na manhã desta quarta-feira (04), para falar sobre o projeto de requalificação do Complexo Trapiche Santo Ângelo. O espaço, localizado na Praia Grande, é um conjunto edificado numa área de quase 20.000 m², composto por cinco galpões e duas chaminés, além de áreas livres.

Em seu discurso, o parlamentar destacou que a importante iniciativa vem sendo desenvolvida da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), em parceria com a Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph). Ele informou ainda que após a revitalização, o local vai abrigar órgãos da gestão municipal.

“O 1º e 2º galpão serão sede de seis órgãos da administração pública municipal. O 3º galpão será destinado a atividades educacionais, o 4º galpão será um centro de convivência e inovação, e o 5º galpão será um espaço multiuso para oficinas, dança, judô e programação cultural e científica. Estima-se que o público visitante do local atinja uma média de 30 mil pessoas por ano”, afirmou Chaguinhas.

De acordo com o vereador, o investimento para requalificação do espaço totaliza o montante de R$ 48,5 milhões, dos quais R$ 33 milhões são oriundos de apoio financeiro do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), R$ 5,5 milhões são resultantes de patrocínio do Instituto Cultural Vale e R$ 10 milhões foram investidos pela Prefeitura de São Luís.

“Essa obra vai resgatar a história do Reviver, a cultura dos nossos antepassados, a comercialização e a prestação de serviço. Nós precisamos revitalizar o Projeto Reviver. O prefeito de São Luís está fazendo a parte dele, cabe à Câmara de Vereadores também dar a sua contribuição”, concluiu.

  • Thiago Azevedo
  • 5 de outubro de 2023

Liberada rampa de acesso ao Palácio dos Leões após seis meses

Foi liberada, na noite desta quarta-feira (4), a rampa de acesso ao Palácio dos Leões, na Praça Dom Pedro II, Centro Histórico de São Luís, após a finalização dos serviços de reforma e recuperação do muro de contenção da praça, que havia rompido parte da estrutura no final de março deste ano, devido a ocorrência das fortes chuvas que atingiram a cidade no período.

O fluxo de automóveis já está funcionando normalmente no local, que antes estava isolado para a execução dos trabalhos de reestruturação do muro, realizados pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra).

“O muro está sendo entregue livre de todos os problemas, completamente regular tanto nos aspectos técnicos, quanto nos aspectos burocráticos e legais. Hoje, a população que teve paciência para aguardar os trâmites legais e os procedimentos de engenharia seguros, está recebendo a obra finalizada, com garantia de segurança”, disse Fabiano Junqueira, secretário adjunto de Obras Civis, responsável pela obra.

Os serviços compreenderam reforço estrutural geral dos muros, recuperação de parte do pavimento de concreto acima do muro, tanto do lado do Palácio dos Leões quanto do lado da Capitania dos Portos e, por fim, pintura e restauração da parte estética mais superficial do passeio e do pavimento e sinalização horizontal e vertical.

 

Relembre

O desmoronamento do muro de contenção da Praça Dom Pedro II ocorreu na manhã do dia 22 de março e, logo de imediato, a Sinfra já havia mobilizado uma equipe técnica para averiguar as possíveis causas do desastre e, com isso, elaborar um minucioso projeto que, posteriormente, seria aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), para dar início às obras no dia 21 de junho.

“Agimos assim que soubemos do ocorrido, com toda rapidez possível. Sabemos da importância deste monumento para a história ludovicense e, também, para o fluxo de veículos que circulam por lá. Foi um dano grave, mas que, felizmente, pudemos sanar e trabalhar para evitar novas tragédias do tipo, tudo dentro das normas de segurança”, pontuou Aparício Bandeira, secretário da Sinfra.

Na análise, foi constatado que, fora os esforços para reerguer a parte danificada, era necessária uma revisão e substituição cuidadosa do sistema de drenagem dos outros muros, que teria de ser especificamente planejado para aquela área, além do ponto afetado pela chuva, por se tratar de uma construção antiga e com sinais do tempo.

Todas as intervenções previstas no projeto já foram totalmente finalizadas e seguidas à risca, visando a manutenção das características arquitetônicas originais da peça histórica e tornar a obra mais resistente a qualquer dano externo.

  • Thiago Azevedo
  • 5 de outubro de 2023

Felipe Camarão dialoga com Sinproesemma sobre educação

O governador do Maranhão em exercício, Felipe Camarão, reuniu com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para dialogar sobre pautas referentes à educação no estado. No encontro ocorrido na última terça-feira (03), no Salão de Atos do Palácio dos Leões, ele garantiu que não haverá demissão de professores contratados da rede estadual de ensino.

“Aproveito este momento de diálogo para esclarecer este mal-entendido que houve a respeito de demissão de professores contratados. Garantimos que todos permanecerão no nosso quadro, valorizando sempre a educação pública de qualidade e com responsabilidade social em todo o nosso estado”, enfatizou o governador em exercício.

No encontro, Felipe Camarão dialogou, principalmente, sobre a implantação das progressões e titulações para os professores, assim como as eleições dos gestores educacionais, os precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), a realização de concurso público, entre outros assuntos.

“Sempre tivemos um diálogo próximo com o Sinproesemma para tratar de pautas permanentes e importantes da categoria. Desta vez, tratamos sobre os precatórios do Fundef, pois a primeira parcela cairá no ano que vem; concurso público para professores; a eleição dos gestores educacionais e também a cobrança justa do sindicato a respeito da implantação das titulações e gratificações de progressão para os professores, que o governador Carlos Brandão já autorizou. Seguiremos mantendo essa boa relação de valorização dos nossos educadores e educadoras”, pontuou Felipe Camarão.

Também presente no encontro, Raimundo Oliveira, presidente do Sinproesemma, destacou o posicionamento do Governo do Maranhão e da Seduc em relação às ações em prol dos trabalhadores da educação.

“Avançamos consideravelmente e tivemos uma reunião proveitosa. Como representantes dos trabalhadores de educação, sempre iremos primar pelo diálogo, no entendimento de construir uma educação pública de qualidade para os nossos trabalhadores de educação e alunos. Mas também discutindo a valorização de todos esses profissionais”, ressaltou o presidente.

Ao final do encontro, além de descartar a demissão de professores contratados, Felipe Camarão e o secretário interino de Educação, Anderson Lindoso, acordaram com o Sinproesemma a implantação das progressões em contracheque; a realização de estudo para viabilização de concurso público; e a criação de uma comissão eleitoral para as eleições dos gestores educacionais, com participação do sindicato.

  • Thiago Azevedo
  • 5 de outubro de 2023

Vereadores de São Luís aprovam LDO que vai à sanção de Braide

A Câmara de Vereadores de São Luís aprovou, nesta quarta-feira (4), Projeto de Lei nº. 091/2023, apresentado pelo Executivo Municipal, referente às diretrizes orçamentárias para o ano de 2024 (LDO 2024).

A matéria foi aprovada com 41 emendas (sendo sendo 17 modificativas, 23 aditivas e 1 supressiva) por 22 dos 29 vereadores e seguirá para sanção ou veto do prefeito Eduardo Braide (PSD).

Por conta das modificações no texto do executivo, 7 vereadores votaram contra Karla Sarney, Francisco Chaguinhas, Rosana da Saúde, Domingos Paz, Gutemberg Araújo, Daniel Oliveira e Marcos Castro. O presidente da Câmara, Paulo Victor não tinha direito a voto e o vereador Thyago Freitas esteve ausente.

Os vereadores que apresentaram sugestões à LDO foram: Álvaro Pires (PSDB), Coletivo Nós (PT), Marlon Botão (PSB), Professor Pavão Filho (PDT), Ribeiro Neto (Cidadania), Raimundo Penha (PDT), Silvana Noely (PSDB), Marquinhos Silva (Podemos), Umbelino Júnior (PSDB) e Concita Pinto (PCdoB).

Outros diferentes autores apresentaram emendas, porém, durante a análise da proposta, acabaram pedindo para que elas fossem retiradas de pauta. Neste ano, Álvaro Pires foi o campeão entre os emendatários com 14 emendas acatadas das 17 sugestões apresentadas junto à comissão.