• Thiago Azevedo
  • 5 de outubro de 2023

Carutapera: Calor Insuportável e a precária situação da escola municipal São Benedito

A situação na Escola Municipal São Benedito, em Carutapera é preocupante e lamentável. Os alunos enfrentam condições precárias nas salas de aula, onde o calor é insuportável devido à ausência de ventiladores funcionais. Infelizmente, todos os ventiladores estão quebrados devido à falta de manutenção adequada ao longo dos anos. O que é ainda mais frustrante é a aparente inação do prefeito Dr. Airton em resolver esse problema crítico que afeta diretamente o aprendizado e o bem-estar dos estudantes.

Essa situação compromete gravemente o ambiente de ensino na escola. Os alunos e professores têm dificuldade em se concentrar e manter o foco nas atividades acadêmicas, devido às altas temperaturas dentro das salas de aula. Isso não apenas prejudica o desempenho educacional, mas também afeta a saúde e o conforto das pessoas envolvidas no processo de ensino.

É fundamental que a comunidade e as autoridades locais unam esforços para pressionar o prefeito Dr. Airton a tomar medidas imediatas para solucionar esse problema. A educação de qualidade é um direito fundamental de todos os alunos, e as condições inadequadas da escola estão privando-os desse direito essencial. É hora de ações concretas serem tomadas para proporcionar um ambiente de ensino digno e adequado para nossos jovens.

VEJA VIDEO AQUI

Contrato 1

Contrato 2 (2) (1)

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 4 de outubro de 2023

Dr. Julinho inicia obras de pavimentação em todo o bairro da Vila Roseana Sarney

Transformar São José de Ribamar em um verdadeiro canteiro de obras. Essa não é uma promessa, mas a realidade em São José de Ribamar. Já são várias ordens de serviços e trabalho a todo vapor em diversos pontos do município. Hoje (3), o prefeito de São José de Ribamar anunciou e iniciou as obras de pavimentação do bairro da Vila Roseana Sarney.

Após mais de 20 anos de espera e vivendo em ruas sem o mínimo de dignidade, de acordo com os próprios moradores, a prefeitura vai realizar o sonho e dar qualidade aos ribamarenses. A prefeitura anunciou a pavimentação em bloquetes de todo o bairro, sendo 23 ruas, em um total de mais de sete quilômetros de pavimentação.

“Semelhante ao que foi anunciado na Vila Dr. Julinho, hoje o prefeito vai iniciar as obras de todas as ruas do bairro. A atual gestão tem o respaldo para conseguir os recursos e também aplicar de forma correta os recursos, beneficiando os ribamarenses levando qualidade de vida”, destacou o secretário de Obras e Serviços Públicos de São José de Ribamar, Roberto Moushrek.

Segundo o prefeito da cidade, Dr. Julinho, mesmo com o momento difícil, onde várias prefeituras estão com dificuldades financeiras, São José de Ribamar conta com a parceria de emendas parlamentares para garantir as obras no município.

“Quero dizer ao povo ribamarense que estou fazendo tudo que está ao meu alcance e tenho conquistado muito para o nosso município. Para quem confiou em mim, dias melhores virão, porque eu trabalho para o povo ribamarense”, finalizou o prefeito.

Entre as ruas que receberão pavimentação estão a Rua São Bernardo / Travessa São Miguel, Rua Vista Alegre / São Benedito, Rua da Vala, Rua Roseana Sarney / Rua Alto da Esperança, Rua São Sebastião, Travessa São Sebastião, 2ª Travessa São Sebastião, 3ª Travessa São Sebastião, Travessa da Paz, 2ª Rua São Jorge, Rua São José, Rua São Luís, Rua Lúcio Costa, 2ª Travessa São José, Rua Projetada, Rua São Luís, Rua 21 de Outubro, Rua São Miguel, Rua Rio Branco, 2ª Rua São Miguel, Rua das Flores, Rua São José, Rua do Fio, Travessa Magrão, Rua Roseana Sarney, Rua Nossa Senhora da Vitória, Rua da Paz, Travessa São Francisco, Rua São Francisco, Rua Dom Pedro II e Rua 21 de Outubro.

  • Thiago Azevedo
  • 4 de outubro de 2023

Contribuintes podem ter desconto de até 100% em débitos de IPVA e ITCD

Por meio da Medida Provisória 418/2023, contribuintes com débitos de IPVA e ITCD, referentes ao exercício de 2022 e anos anteriores, podem aproveitar, até o dia 31 de outubro de 2023, reduções de até 100% das multas e juros.

O programa de benefícios para pagamento de débitos de IPVA e ITCD alcança os tributos vencidos até 31 de dezembro de 2022, com regras específicas para cada situação. A medida deve beneficiar milhares de contribuintes que possuem dívidas dos dois impostos estaduais.

Benefício para o IPVA

Contribuintes com débitos de IPVA, referente ao exercício de 2022 e anos anteriores, terão redução de até 100% das multas e juros. O desconto total vale para o pagamento à vista, e quem optar pelo parcelamento da dívida terá 60% de desconto, podendo parcelar em até 12x, com parcelas mínimas no valor de R$ 100,00 para carros e R$ 30,00 para motocicletas e similares.

O programa de pagamento e parcelamento de débitos fiscais para o IPVA se aplica a veículos usados, com prazo de adesão até o dia 31 de outubro de 2023.

Os honorários advocatícios, quando cabíveis, serão recolhidos no momento do pagamento integral ou em conformidade com o número de parcelas concedidas.

“Observamos que os débitos negociados pelo cartão de crédito também serão alcançados pelo benefício concedido pela MP 418/2023, levando em consideração as devidas especificidades desta condição de pagamento. Assim o contribuinte tem a liberdade de negociar junto ao Estado ou através dessa nova modalidade, via cartão de Crédito”, destacou o gestor do IPVA, Denis Malone.

Pagamento à vista ou parcelado podem ser feitos na página do IPVA, no site da Sefaz-MA (portal.sefaz.ma.gov.br).

Benefício para o ITCD

Contribuintes com débitos de ITCD inscritos até 31 de dezembro de 2022 terão as multas e juros reduzidos em 100% para pagamento à vista e 60% para pagamento parcelado em até 12x, com parcelas mínimas no valor de R$ 500,00.

O pagamento do imposto sobre herança e doações à vista pode ser feitos na página do ITCD, no portal da Sefaz-MA Já o parcelamento do referido imposto deve ser efetuado presencialmente em qualquer agência de atendimento da SEFAZ-MA para assinatura do termo de parcelamento

  • Thiago Azevedo
  • 4 de outubro de 2023

Polícia Civil realiza operação contra o tráfico de drogas resulta em prisões e apreensões nas cidades de São Luís e Timon

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão intensificou o combate às organizações criminosas. Nesta terça-feira (3), a Polícia Civil, por meio da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), realizou nova operação de combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado, nas cidades de São Luís e Timon. Nove mandados de prisão e de busca e apreensão foram executados durante as diligências, que tiveram início nas primeiras horas da manhã. Ao todo, sete pessoas foram presas pelos agentes, sendo duas prisões em flagrante.

Em São Luís, os bairros alvos da operação foram Coreia de Baixo e Belira, na região central, e Vila Itamar, localizada na zona rural, onde sete mandados foram cumpridos. A ação resultou na prisão de cinco pessoas, das quais duas em flagrante delito pelo porte de crack e balanças de precisão – usadas para medir com exatidão a quantidade das substâncias ilícitas comercializadas.
“Das duas pessoas autuadas em flagrante durante a operação em São Luís, uma já é conhecida e possui sete passagens em nosso sistema de informação. Inclusive, é alguém que já conseguiu se evadir de outras tentativas de prisão que a polícia executou”, frisou o delegado Éderson Martins, titular da Senarc.
No município de Timon, ao leste maranhense, a operação foi conduzida pela Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) e visou o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão em endereços residenciais na comunidade Babilônia. Neste caso, os policiais apreenderam substâncias semelhantes à maconha e um revólver calibre .38, sob a posse de dois suspeitos, que foram presos em flagrante.
“Estas prisões são voltadas ao combate ao narcotráfico e às organizações criminosas. As prisões e as apreensões efetuadas têm como finalidade fragilizar essas organizações, retirando-as de circulação e contribuindo para a segurança da sociedade”, pontuou Éderson Martins.
Todos os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário, onde permanecem à disposição da Justiça.
O secretário da Segurança Pública, Maurício Martins, ressalta os resultados da operação, enfatizando que a força-tarefa está empenhada em combater organizações criminosas.
“O tráfico é uma das modalidades de crime que financia a prática de homicídios, latrocínios, entre outros crimes letais. Estamos com uma força-tarefa integrada das nossas polícias atuando diuturnamente no combate às organizações criminosas, apreendendo armas, drogas e prendendo líderes desses grupos, melhorando a segurança pública em todo o estado”, afirmou.
“Toda essa mobilização da nossa Polícia Civil no combate ao crime organizado tem implicado em resultados bastante positivos e que refletem diretamente na segurança da população maranhense. Só na última semana de setembro, por exemplo, efetuamos mais de 50 prisões de pessoas envolvidas com crimes letais intencionais, que geralmente estão relacionados ao tráfico de drogas”, acrescentou o delegado-geral da Polícia Civil, Jair Paiva.

  • Thiago Azevedo
  • 3 de outubro de 2023

Prefeitura de Timbiras contrata empresa do Piauí por R$ 22,5 milhões para compra de utensílios

Um contrato milionário do governo Antônio Borba, pode acabar onerando cerca de R$ 22, 5 milhões dos cofres de Timbiras. A prefeitura homologou, em publicação no Diário Oficial, a contratação da empresa piauiense ET Distribuidora LTDA, nesta terça-feira (3).

A distribuidora venceu o processo licitatório na modalidade pregão eletrônico e faturou o contrato que prevê a aquisição de materiais permanentes e utensílios para as secretarias municipais de administração e planejamento, educação, saúde e assistência social. O valor global do contrato é de R$ 22.535.687,30 (vinte e dois milhões, quinhentos e trinta e cinco mil, seiscentos e oitenta e sete reais e trinta centavos).

O contrato suscita dúvidas sobre a capacidade técnica e operacional da empresa contratada, que é uma microempresa recém-criada em 2020 e que fica localizada em outro estado, a mais de 600 quilômetros de distância de Timbiras. A empresa tem como atividade principal o comércio varejista de produtos alimentícios, em geral, mas mantém um rol volumoso e variado de serviços secundários.

Veja a publicação no Diário Oficial:

  • Thiago Azevedo
  • 3 de outubro de 2023

Yglésio contesta críticas à eleição de conselheiros tutelares e relata suposta perseguição ao Moto Club

“A gente fica preocupado, porque só legitima o que já temos falado aqui há muito tempo, que eles querem o controle absoluto nas escolas da assistência, a permissibilidade. Esse pessoal da esquerda fica desesperado ao imaginar que um cristão, um evangélico, uma pessoa que tem direcionamento para a valorização da família estão, agora, no Conselho Tutelar. Realmente esse pessoal quer transferir para o Estado a tutela do direcionamento ideológico das crianças”,criticou.

Moto Club

O deputado Yglésio também relatou uma suposta perseguição que o Moto Club tem sofrido por membros do Tribunal de Justiça Desportiva, que culminou, inclusive, na sua suspensão de uma partida após declarações dadas quanto à conduta da arbitragem no jogo.

Fui processado pelo procurador Maurício Gomes Lacerda, pedindo a suspensão por não sei quantos jogos. Como eu nunca tinha apresentado qualquer problema junto à Justiça Desportiva, nem recebido nenhuma denúncia do TJD, seria apenas um caso de advertência. Mas, não, já foi a perseguição”, disse.

O parlamentar afirmou, ainda, que vai encaminhar ao TJD uma reclamação tendo em vista, segundo ele, o visível conflito de interesses do procurador, que também pediu a desconsideração da personalidade jurídica do Moto Club por conta de problemas na gestão anterior do time.

Vou encaminhar as documentações e devem ser procurados os meios adequados para que o clube entre com adimplemento das obrigações trabalhistas”, garantiu Yglésio Moyses.

  • Thiago Azevedo
  • 3 de outubro de 2023

Vereadora Alzerina Maia Prestigia Aula Inaugural no Senai de Rosário


Na busca por fortalecer a educação e impulsionar o desenvolvimento profissional, a presidente da Câmara Municipal de Morros, vereadora Alzerina Maia (PCdoB), participou da aula inaugural no Senai de Rosário. O evento marcou o início de cursos de operador de computador e eletricista instalador predial, trazendo esperança e oportunidades para os jovens e trabalhadores da região.

A vereadora Alzerina Maia, conhecida por seu comprometimento em Morros, destacou a importância desses cursos na era da tecnologia, afirmando que “o conhecimento em informática e habilidades elétricas são fundamentais para enfrentar os desafios da atualidade”. Ela ressaltou a parceria entre o Senai e as cidades da região do Munim, evidenciando o esforço conjunto para capacitar a mão de obra local e prepará-la para um mercado de trabalho cada vez mais exigente e tecnológico.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 3 de outubro de 2023

Naila Gonçalo é a favorita para vencer a Prefeitura de Bacabeira

Faltando um ano para a eleição de prefeito de Bacabeira, a advogada Naila Gonçalo está consolidada em primeiro lugar com quase 70% da preferência do eleitorado.

O Instituto Conceito realizou no último dia 26 de agosto, uma pesquisa no município de Bacabeira e avaliou diversos cenários.

Em um confronto entre Naila, Venâncio, Kellyane Calvet, Alan Linhares e Jefferson Calvet, a advogada obtém 69,49% contra apenas 26% dos demais candidatos.

Venâncio aparece com 12,43%, Kellyane com 5,65%, Jeferson com 4,52% e Alan Linhares 3,32%. Nenhum 2,26% e não sabem 2,26%.

Nos cenários onde ocorrem confrontos diretos: Naila vence todos também.

Contra Venâncio, Naila teria 75,14% e o seu adversário 20,34%. Contra Kellyane, seria 75,71% a 19,21% para a advogada. Ja no embate com Alan Linhares, Naila teria 81,92% contra 10,73%.

Naila é advogada, filha da ex-prefeita de Pastos Bons, Iriane Gonçalo e assessora parlamentar do deputado estadual Ariston.

  • Thiago Azevedo
  • 3 de outubro de 2023

Geraldo Júnior cresce e aparece na pesquisa para Prefeito de Pinheiro

O Instituto Método divulgou uma pesquisa realizada entre os dias 22 a 26 de setembro, com cerca de 1.301 entrevistas na zona urbana e rural do município de Pinheiro, sendo a maior, em número de entrevistados, já realizada nesse período de pré-campanha.

Um dos nomes que chamam atenção na pesquisa é do empresário e pré-candidato a prefeito Geraldo Júnior, que recentemente aceitou entrar na disputa e já aparece com uma intenção de votos de 7,61%, empatado, dentro da margem de erro, com Leonardo e Filuca Mendes. Em uma comparação com a pesquisa anterior, realizada no mês de Junho/23, onde apareceu com 1%, fica evidente o potencial de crescimento dessa candidatura.

A pesquisa mostra um cenário ainda bastante incerto, onde o resultado de intenção de votos mostra o André Ralpnet (19,75%), embolado com Thaíza Genésio (18,99%), João Segundo (15,76%), seguidos de Leonardo (10,53%), Filuca Mendes (9,76%) e a senadora Ana Paula (1,38%), entrevistados que disseram não saber(8,69%) e nenhum (7,53%). Pela análise do quadro da pesquisa espontânea, verifica-se que 68,26% ainda não tem candidatos consolidados, o que significa que poderá ter muitas alterações de cenário.

No quesito rejeição, onde o eleitor diz em quem não votaria de jeito nenhum, aparece com a maior rejeição Thaíza Genésio (35,28%), seguido de Filuca Mendes (30,13%), Leonardo (9,61%), André Ralpnet (8,38%), João Segundo (4,69%), Geraldo Júnior (2,92%), e a senadora Ana Paula (2,54%), entrevistados que não sabem (6,45%).

A avaliação do governo do prefeito Luciano Genésio teve no quesito ruim/péssimo (70,71%), regular (15,60%), ótima/boa (3,47%), e não souberam (10,22%).

Ainda tem muita água do rio Pericumã para passar por debaixo da ponte José Sarney.

  • Thiago Azevedo
  • 3 de outubro de 2023

São José de Ribamar: Natercio no PSB para vice-prefeito

O assessor especial da prefeitura de São José de Ribamar, Natércio Santos, acertou nesta segunda-feira sua filiação ao PSB, com o intuito de ser o candidato a vice-prefeito na chapa do prefeito Júlio Matos – o Dr. Julinho (Podemos) para as eleições do próximo ano.

De acordo com informações obtidas pelo blog, a filiação foi acertada durante uma reunião na tarde desta segunda-feira (02), no diretório estadual do partido que reelegeu o governador Carlos Brandão e elegeu o senador Flávio Dino, atual ministro da Justiça, em 2022.

Segundo uma fonte próxima à direção do partido, o encontro foi marcado para selar a adesão do assessor especial de Dr. Julinho, que contou com a presença do ex-vereador ribamarense professor Salles, presidente do diretório municipal; e do presidente estadual da sigla, Bira do Pindaré – secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF).