PF mira organização criminosa especializada em falsificação de documentos no MA, PI e CE

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (10) a Operação Chassifá II, com foco em uma organização criminosa especializada na falsificação de documentos para fraudar instituições públicas e privadas. A ação foi realizada em Teresina, mas atingiu diretamente o Maranhão, onde a rede criminosa atuava ativamente.
Durante a operação, a PF prendeu temporariamente três pessoas e cumpriu mandados de busca e apreensão em três endereços ligados aos investigados. De acordo com a polícia, os suspeitos eram responsáveis pela falsificação de documentos como carteiras de identidade e habilitação, comprovantes de residência e de renda, além de registros cartorários. O objetivo principal era cometer fraudes, especialmente contra a Caixa Econômica Federal.
A operação é um desdobramento da Chassifá I, realizada em julho de 2024, e tem como foco o núcleo da organização criminosa que operava nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará. A PF destacou que a organização estava dividida em núcleos independentes, com cada um responsável por um tipo específico de falsificação.
Os investigados podem responder por crimes de estelionato majorado, falsidade ideológica e uso de documento falso.