PT deve lançar candidatura coletiva para eleições de 2022 no Maranhão

Em política, mandato coletivo é uma forma de organizar o pleito eleitoral e o exercício do cargo legislativo, em que um grupo de representantes apresenta-se coletivamente aos eleitores e, caso vitoriosos, se compromete a dividir o poder entre os “coparlamentares”. Enquanto em um mandato tradicional o legislador tem a liberdade de votar de acordo com seus interesses e consciência, no mandato coletivo o legislador define seu posicionamento a partir de decisões coletivas frente às matérias legislativas.

Nas eleições de 2020 a Câmara de Vereadores de São Luís, iniciou com novidade a legislatura através de um mandato coletivo, o primeiro eleito no Maranhão. O coletivo “Nós” é formado por militantes do PT e conta com seis membros que moram em bairros da zona rural e periferia de São Luís.

Nas eleições 2020 foram registradas três candidaturas coletivas em São Luís, em sua maioria, formadas por jovens. Eleitos com 2.110 votos, o coletivo é formato por Jhonatan Soares, Flávia Almeida Reis, Delmar Matias, Eunice Costa, Maria Raimunda e Eni Ribeiro.

A experiência vitoriosa do PT deve ser testada novamente agora nas próximas eleições de 2022, com a disputada de uma vaga na Assembleia Legislativa. Filiados de diversos regiões do Maranhão do Partido dos Trabalhadores já estão em reuniões para o novo projeto.

 

Leave a Reply