Seduc fortalece gestão nas escolas da rede estadual com eleição de gestores

Dia marcante para a educação do Maranhão, com a realização do processo de votação para escolha dos gestores escolares da rede estadual de ensino, que ocorreu simultaneamente nesta terça-feira (12), em 312 escolas regulares. Para o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, a iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), fortalece a gestão democrática nas escolas.

“Hoje estamos realizando nossas eleições para gestores escolares das escolas públicas estaduais, em uma grande festa da democracia. A gestão democrática escolar é, sem dúvida, um passo significativo para importantes conquistas educacionais. Viva a democracia, viva a educação do Maranhão”, destacou Felipe Camarão.

A apuração do resultado ocorrerá ainda nesta terça-feira (12), e o resultado será divulgado na quarta (13). Os candidatos terão os dias 14 e 15 de dezembro para entrar com recurso, caso seja necessário – já a homologação e o resultado final serão divulgados no dia 19 de dezembro. A posse para os respectivos cargos acontecerá em janeiro de 2024.

A eleição é voltada para os cargos de Gestor/Diretor Geral e Gestor Auxiliar/Diretor Adjunto. O pleito é referente ao quadriênio 2024-2027. Estão sendo ofertadas 312 vagas para Gestor Geral, 360 vagas para Gestor Auxiliar, 56 vagas para Diretor Geral e 54 vagas para Diretor Adjunto, distribuídas por Unidade Regional de Educação (URE).

Estiveram aptos ao voto os profissionais da educação, em exercício na unidade de ensino há, pelo menos, seis meses antes do pleito; alunos regularmente matriculados, com frequência comprovada, que tenham, no mínimo, 14 anos de idade; e pais ou responsáveis legais por aluno, devidamente cadastrado (somente um por família, independentemente do número de filhos matriculados na escola).

Leave a Reply