YGLÉSIO E ONG’s SELECIONAM ESPAÇO PARA PROJETO QUE BENEFICIA CÃES ABANDONADOS

Na tarde de ontem (08), o deputado estadual Yglésio Moyses (PROS), representantes de ONG’s de proteção animal e o Secretário Estadual de Administração Penitenciária Murilo Andrade realizaram uma visita ao Complexo Penitenciário São Luís, na capital, para verificar o local onde será instalada a estrutura do projeto ‘ReabilitaCÃO’, programa de reabilitação de cães abandonados debatido entre os citados nos últimos dias.

Durante a visita, foi escolhido um espaço de aproximadamente 300 m² que, de acordo com os representantes das ONG’s Lar de Noé e Dinda Formiguinha, é suficiente para construir uma estrutura que comporte um total previsto para 50 cães.

O local está situado em frente aos galpões onde são praticadas atividades profissionais pelos internos, a exemplo de colchões, manutenção de mobiliário escolar e outros.

O deputado, assim como destacou em outras reuniões do projeto, disse que esse foi um dos principais passos tomados para a concretização do “ReabilitaCÃO”. “A escolha do espaço onde vamos abrigar esses animais provisoriamente é um dos mais importantes passos que nós demos até hoje nessa caminhada pela concretização do projeto, pois é como se fosse um aval para, de fato, nós colocarmos em prática tudo aquilo tratado nas reuniões, de modo que beneficie não só os animais, que precisam, mas os próprios internos”, disse o parlamentar.

O projeto

O ‘ReabilitaCÃO’ é um projeto semelhante ao que já é desenvolvido no município de Itajaí – SC, que prevê a reabilitação de cães abandonados e resgatados pelas ONG’s locais.

Com a implantação do programa, além da reabilitação dos animais, os internos poderão aprender profissões relacionadas ao cuidado de animais para que, no futuro, possam ter um meio de vida. Em relação à redução de pena e remuneração, visto que os internos poderão estudar e trabalhar, a SEAP estuda a concessão disso a eles.

Aqui em São Luís, o projeto conta com o apoio do deputado estadual Yglésio Moyses, das ONG’s Lar de Noé e Dinda Formiguinha, da Vara dos Direitos Difusos e Coletivos, por meio do juiz Dr. Douglas Martins, e da Universidade Estadual do Maranhão, que dará apoio às ONG’s em relação ao cuidado prévio dos animais.

Deixe o seu comentário