Coronavírus: 2/3 das pessoas infectadas são assintomáticas
Pesquisa mostra que duas em cada três infecções do novo coronavírus foram causadas por pessoas que não foram diagnosticadas com o vírus ou que não apresentavam sintomas. Os casos não detectados podem expor uma parcela muito maior da população ao vírus,
Isso significa que as pessoas infectadas que se sentem saudáveis ou têm sintomas muito leves estão espalhando o vírus sem perceber.
As descobertas revelam que o número real de pessoas infectadas em todo o mundo é muito maior do que o mostrado por números oficiais, porque muitas pessoas não sabem que têm o vírus e o transmitem.
A chamada “transmissão secreta” representa um grande desafio para conter o surto.
Os cientistas dizem que a probabilidade é que haja entre cinco e dez pessoas sem diagnóstico para cada caso confirmado. Nos estágios iniciais da epidemia na china, o número era de seis ou sete pessoas, mostram a pesquisa.
A nível mundial, se em 18 de março houvesse mais de 200 mil casos confirmados em mais de 150 países, na realidade, mais de 1 milhão de pessoas poderiam estar infectadas.
Jeffrey Shaman, professos em Ciências da Saúde Ambiental da Universidade Columbia, relatou os fatos em uma entrevista coletiva citada pelo Washington Post.
O estudo alerta que, para controlar a propagação, “é necessário um aumento radical na identificação e o isolamento dos infectados que ainda não foram documentados”.