O isolamento social e a violência doméstica
Isolamento social é um comportamento no qual o indivíduo deixa de participar de atividades sociais em grupo. Essa medida é extremamente importante diante da Pandemia do COVID-19.
Protocolos de recomendações estão em todas as cidades e o isolamento social já demostrou em vários países ser o caminho para vencer a batalha contra o coronavírus no mundo.
Mas um alerta foi ligado em relação ao isolamento social e os casos de violência doméstica. Isso porque estando em confinamento acrescenta a vulnerabilidade. E ainda mais de forma acrescida para quem já era vítima.
Nos grupos LGBT+ a luta contra famílias abusivas e a solidão é uma grande realidade através do necessário isolamento social. As restrições impostas pela pandemia do coronavírus deixam gays, lésbicas, pessoas trans sem opção a não ser ficar em casa.
Para o isolamento social ser eficaz é necessário o apoio do poder público, em manter garantias e segurança para as pessoas no interior dos seus lares.
Em algumas cidades do Brasil mecanismos mais específicos como o botão do pânico em celulares, que de imediato liga ao 190 estão tendo bons resultados.
No Maranhão o isolamento social ainda está no início apesar do primeiro caso já confirmado de coronavírus, mas um aumento é esperado nós próximos dias conforme outros casos forem surgindo.
Por enquanto a TRIBUNA98 apurou que as queixas de violência doméstica continuam com os mesmo índices no estado.
E o alerta é necessário.