• Thiago Azevedo
  • 19 de setembro de 2023

União das OAB MA e PI em prol da qualificação para advocacia do Meio Norte do Brasil

A advocacia de Timon e região e de Teresina participaram intensamente do I Encontro da Advocacia do Meio Norte do Brasil realizado na Subseção de Timon. As Seccionais da OAB do Maranhão e do Piauí e a Subseção de Timon uniram força e trabalho em prol da disseminação do conhecimento para advogadas e advogados.

O presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, a vice, Tatiana Costa, e o secretário geral, Gustavo Mamede acompanhado do presidente da Subseção de Timon, Rafael Milhomem de Sousa, dos Conselheiros Federais da OAB/MA, Fernanda Castro, e Daniel Blume, representantes da ESA, professor Marcelo Carvalho e a diretoria da OAB/PI prestigiaram o evento.

“Seguimos levando qualificação para todo o Estado. Realizamos uma grande Conferência Estadual da Mulher Advogada, estamos na organização da Conferência Estadual da Advocacia para novembro e acabei de ministrar o Curso de Iniciação e Atualização à Advocacia em Santa Inês. É a qualificação da classe sendo viabilizada para cada advogada e advogado”, disse o presidente Kaio Saraiva.

“Foi um momento importante para a advocacia de Timon e todos os municípios da Subseção. Trouxemos qualificação de maneira presencial e com temas atuais. O que proporciona à classe capacitação para o mercado de trabalho, enfatizou o presidente da Subseção de Timon, Rafael Milhomem.

O I Encontro da Advocacia do Meio Norte do Brasil teve como tema “Cooperação, Assistência e Justiça”, reuniu mais de 500 Advogados e Advogadas do Piauí e Maranhão e discutiu as principais questões do universo jurídico, em especial, as questões do momento atual do país. A palestra de encerramento foi proferida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves. Em sua fala, o ministro destacou a importância da cooperação entre os tribunais para garantir a cidadania e a justiça.

O I Encontro da Advocacia do Meio Norte do Brasil contou com a participação de renomados palestrantes de diversas áreas do Direito. Entre eles, destacou-se Ércio Quaresma, advogado criminalista com mais de 20 anos de experiência. Em sua palestra, Quaresma abordou os desafios da advocacia criminal no Brasil, destacando a importância da defesa técnica e da atuação ética do advogado. Entre os temas abordados no encontro, estiveram: Marketing Jurídico
Improbidade Administrativa, Contratos de Parcerias e Tabela de Honorários OAB-PI e OAB-MA, Benefício de Incapacidade, Tribunal do Júri, Fake News entre outros.

“O evento contribuiu para a qualificação profissional dos advogados e advogadas da região e para o fortalecimento da advocacia como instituição essencial à democracia”, afirmou o diretor geral da ESA da OAB/PI, Thiago Carcará.

  • Thiago Azevedo
  • 19 de setembro de 2023

Iracema Vale prestigia aula inaugural da primeira turma de mulheres da Escola de Eletricistas da Equatorial

Iracema Vale prestigia aula inaugural da primeira turma de mulheres da Escola de Eletricistas da Equatorial

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), prestigiou, na manhã desta segunda-feira (18), a aula inaugural da primeira turma de mulheres da Escola de Eletricistas da Equatorial, uma capacitação gratuita proporcionada pela companhia e ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

“Como o setor ainda é majoritariamente masculino, o curso visa ampliar a representatividade feminina nas operações, com qualificação profissional e tecnológica. Elas também receberão uma bolsa de incentivo para auxiliar a subsistência de cada estudante. Parabenizo todos os envolvidos nessa relevante iniciativa”, afirmou Iracema Vale.

Foram ofertadas 200 vagas para a seleção final de 25 candidatas. O ato reuniu as alunas selecionadas por meio de edital público. Elas terão ajuda de custo durante a capacitação. A formação terá duração de quase quatro meses, com carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas do curso profissionalizante e 112 horas de curso comportamental.

 

Deputada Iracema Vale com as mulheres selecionadas para participarem da capacitação promovida pela Equatorial

As duas primeiras turmas formaram 47 profissionais no ano passado e cerca de 50% deles já estão inseridos no mercado de trabalho, em empresas parceiras da Equatorial no Maranhão. Esta já é a terceira turma de 2023, sendo que as duas primeiras ainda estão em andamento em São Luís e no município de Imperatriz, formadas por homens e mulheres.

No evento, também estavam presentes o presidente da Equatorial no Maranhão, Sérvio Túlio; a coordenadora de Educação do Senai/MA, Alessandra Brito; a diretora-geral do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Cricielle Muniz, e a gerente de obras e manutenção da Equatorial/MA, Alinez Martins.

  • Thiago Azevedo
  • 19 de setembro de 2023

Iracema solicita informações sobre obras de infraestrutura em execução na Região dos Lençóis

Iracema solicita informações sobre obras de infraestrutura em execução na Região dos Lençóis

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), reuniu-se com o secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Aparício Bandeira, nesta segunda-feira (18), para buscar atualizações da retomada das obras da ponte que ligará Barreirinhas ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e, também, sobre a pavimentação da MA-225, que ligará o município à cidade de Urbano Santos.

“A ponte é muito aguardada para a região e um grande sonho da população. Em breve, teremos um acesso muito melhor aos povoados que fazem parte do entorno da sede de Barreirinhas. Já a estrada que liga a cidade a Urbano Santos é uma obra histórica e significativa para a infraestrutura, o turismo e o escoamento da produção”, afirmou Iracema Vale.

Ponte  

Segundo Aparício Bandeira, as obras da ponte que dará acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foram paralisadas em abril deste ano pela Justiça Federal, que concedeu liminar pretendida pelo Ministério Público Federal (MPF), em razão da deficiência de estudos ambientais e da falta de autorização pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

“O ICMBio ainda solicitava estudos de impacto ambiental na região, o que reconhecemos ser muito importante. Agora, após decisão judicial proferida em favor da intervenção, retomamos as obras de construção da ponte sobre o Rio Preguiças. Estávamos realinhando o planejamento e, certamente, os barreirinhenses vão observar a obra andar mais rápido”, explicou o secretário.

Estrada

As ações de pavimentação na MA-225, estrada que ligará o município à cidade de Urbano Santos, vão facilitar o deslocamento nas rodovias e melhorar a mobilidade intermunicipal. A iniciativa fortalece, ainda, o trade turístico, uma vez que as cidades que fazem parte da região dos Lençóis serão todas interligadas, possibilitando mais economia e desenvolvimento.

“A princípio, licitamos 25 quilômetros e está atualmente em execução, começando em Urbano Santos e terminando em Café com Tronco. Já são 12 quilômetros concluídos. Agora, estamos licitando o outro trecho, que liga até Sobradinho. Garanto que está sendo construída com muita qualidade e da forma mais célere possível”, concluiu Aparício Bandeira.

  • Thiago Azevedo
  • 18 de setembro de 2023

Governo inaugura obras em fortalecimento à educação, esporte e lazer

Governo do Maranhão segue inaugurando obras em alusão ao mês de Aniversário de São Luís. O governador Carlos Brandão, neste sábado (16), fortaleceu a educação com a entrega de escola no bairro Pedrinhas; e o esporte e o lazer com a inauguração Praça da Família do Maracanã e a Areninha Esportiva da Cidade Operária (Arena Índio).

O governador Carlos Brandão destacou que estas inaugurações fazem parte da iniciativa de entregar 120 obras no mês de aniversário da capital e somar, até o final do ano, um total de 213 benfeitorias do Governo do Maranhão em São Luís.

“Hoje, começamos na zona rural com a requalificação da escola integral Mário Meireles, que é de grande importância para um melhor aprendizado. No Maracanã, entregamos a praça para fazerem exercícios, caminhada, é um equipamento de lazer e cultura”, pontuou Brandão.

Pedrinhas

No bairro Pedrinhas, o Governo do Maranhão promoveu obras com o objetivo de modernizar e melhorar as instalações do Centro Educa Mais Prof. Mário Martins Meireles, tornando a escola de tempo integral em um ambiente mais adequado e funcional para a educação e outras atividades.

O equipamento educacional recebeu diversas intervenções que ocorreram desde a reforma infraestrutural em salas, banheiros e quadras, até a instalação de câmeras de segurança, esgotamento e melhorias no estacionamento.

 

“Hoje, na Cidade Operária, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, está com a Carreta da Mulher oferecendo serviços de saúde como a aferição de pressão, testes rápidos de hepatites C e B, sífilis e HIV. Junto à EMSERH, nós também trouxemos atendimentos de especialidades médicas de pediatria, ginecologia e dermatologia”, pontuou a coordenadora.

Com a presença da Carreta da Mulher Maranhense na Cidade Operária, Margarida de Sousa pôde realizar o seu primeiro exame de mamografia. Na ocasião, a aposentada desmistificou o medo e ainda incentivou as amigas.

“Essa ação aqui é muito importante, porque tem muita gente que precisa. Hoje, eu fiz a mamografia, coisa que nunca tinha feito, o povo diz que dói, que aperta, mas não achei. Eu não estou sentindo nada nos seios, mas tenho 70 anos e é bom prevenir. Eu tô gostando muito, já até avisei minhas amigas. Agora aguardo para fazer um transvaginal”, pontuou a aposentada.

Elzimar da Silva, que é artesã, agradeceu ao Governo do Estado pela oportunidade de receber atendimento odontológico gratuito pela Clínica Sorrir Móvel. Na ocasião, ela também agradeceu pelo incentivo ao esporte na comunidade por meio da nova Areninha Esportiva.

“Esse serviço aqui pertinho de casa está sendo maravilhoso, a comunidade necessita dessas ações. É muito bom principalmente para as pessoas que não têm acesso a um atendimento de qualidade do dentista, até pelo preço. E agora, temos a Arena Índio, que é mais um incentivo ao esporte e é bom para retirar os jovens da marginalidade”, disse a artista.

  • Thiago Azevedo
  • 18 de setembro de 2023

Greve dos professores da UEMA continua


A greve dos professores na Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e Universidade Estadual da Região Tocantina (Uemasul) já dura três semanas e milhares de estudantes reclamam da falta de aulas e atraso no ano letivo.

A paralização começou no dia 24 de agosto e é por tempo indeterminado. Os professores cobram, do governo do Maranhão, a realização de concurso público para a recomposição do quadro de professores efetivos, a nomeação de professores já concursados e melhorias estruturais no campus.

Em protesto, os Sindicato dos professores da Uema e Uemasul pede ainda reajuste salarial de 50,28% e afirmam que o salário está defasado há 10 anos. Dizem ainda que o governo retirou R$ 168 milhões do orçamento das universidades estaduais no primeiro semestre deste ano, ‘sucateando ainda mais as instituições’.

Segundo os alunos, atualmente apenas algumas disciplinas de cursos de graduação estão tendo aulas, porém, são insuficientes para continuar o semestre. No mestrado, todos os cursos estão sem aulas. No campus de Balsas, a paralisação afeta 800 alunos e todos os cursos estão sem aulas.

À TV Mirante, o presidente do Sindicato dos Professores da Uema afirmou em entrevista que o estado não apresentou qualquer proposta aos grevistas, nas duas reuniões realizadas. O Ministério Público do Maranhão diz irá realizar uma audiência pública, em meio as negociações entre as partes.

Em nota, o Governo do Maranhão diz que ouviu as demanda dos docentes da Uema e Uemasul e as negociações com a categoria continuam. O governo afirmou ainda que está estudando a ‘viabilidade das propostas apresentadas’, para ‘garantir a equidade e valorização das carreiras’, levando em consideração os limites orçamentários e as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 18 de setembro de 2023

André da RalpNet recebe apoio político do ex-prefeito Zé Arlindo em sua pré-campanha para prefeito de Pinheiro


A pré-campanha do empresário André da
RalpNetpara prefeito de Pinheiro, vem conquistando cada vez mais apoios políticos e ganhando força na cidade. Um dos apoios mais significativos recebidos recentemente foi o do ex-prefeito Zé Arlindo, renomado professor e gestor que deixou sua marca na história de Pinheiro com uma administração transparente e focada na valorização da educação.

André da RalpNet tem se destacado no cenário político local, por seu compromisso com uma política inovadora e participativa. Sua pré-campanha tem atraído não apenas a atenção dos eleitores, mas também o apoio de figuras influentes, como Zé Arlindo.

Zé Arlindo, que já ocupou o cargo de prefeito em Pinheiro, é amplamente qualificado e reconhecido por suaexcelente gestão. Durante seu mandato de 2008 a 2012, a cidade testemunhou significativas melhorias em infraestrutura, serviços públicos e, especialmente, na área da educação. Zé Arlindo foi o prefeito que mais valorizou os professores na história da cidade, implementando políticas que reconheciam o papel fundamental dos educadores na formação das futuras gerações.

A parceria entre André da RalpNet e Zé Arlindo representa uma união de forças em prol de um projeto político que busca inovar e elevar o nível da gestão pública em Pinheiro. André, que já é conhecido por sua atuação como empresário no setor de telecomunicações, traz consigo uma visão inovadora para a administração da cidade.

A parceria entre André e Zé Arlindo traz consigo a promessa de uma gestão que continuará valorizando a educação, promovendo o desenvolvimento da cidade e ampliando a participação cidadã nas decisões políticas.

Conforme a pré-campanha de André da RalpNetavança, o cenário político em Pinheiro se torna cada vez mais competitivo.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 15 de setembro de 2023

Câmara de Carutapera aprova por unanimidade pagamento do piso da enfermagem


Nessa sexta-feira, (15) a Vereadora e Presidente da Câmara Municipal de Carutapera, Adriana Almeida, liderou uma Sessão Extraordinária histórica, onde um importante Projeto de Lei foi submetido à votação. O foco da discussão era o Crédito Adicional destinado à Lei Orçamentária de 2023, especificamente para a Complementação do Piso Salarial dos profissionais de Enfermagem na região.

A atmosfera estava carregada de expectativas quando os membros do legislativo e o público presente aguardavam o desfecho dessa votação crucial para a valorização da categoria dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem em Carutapera.

O Projeto de Lei, que buscava alocar recursos adicionais para garantir o aumento do Piso Salarial da Enfermagem, foi submetido à apreciação dos vereadores, e a notícia que ecoou no plenário foi que o projeto foi aprovado de forma unânime.

Durante seu discurso, a Presidente Adriana Almeida não poupou elogios à dedicação e comprometimento da Classe dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. Ela destacou a importância desse aumento salarial como um reconhecimento justo pelo trabalho incansável que esses profissionais desempenham em prol da saúde da comunidade de Carutapera.

Adriana Almeida também reiterou seu compromisso contínuo com a categoria, prometendo trabalhar incansavelmente para garantir que suas necessidades sejam atendidas e que o sistema de saúde local continue a ser aprimorado.

A aprovação desse Projeto de Lei é um marco significativo para a comunidade de Carutapera, pois não apenas reconhece o esforço dos profissionais de Enfermagem, mas também reforça a importância de um sistema de saúde robusto e bem remunerado para todos os cidadãos.

Essa Sessão Extraordinária demonstra que a Vereadora e Presidente Adriana Almeida está empenhada em trabalhar pelo bem-estar da comunidade e na valorização daqueles que estão na linha de frente do cuidado de saúde. Certamente, essa conquista será lembrada como um passo significativo para melhorar a qualidade de vida dos profissionais de Enfermagem e, por extensão, de toda a população de Carutapera.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 15 de setembro de 2023

Jorge Marú cresce na corrida eleitoral para prefeitura de Paço do Lumiar 2024

Divulgada nesta sexta-feira (15), pesquisa de intenções de votos realizada pelo Instituto de Pesquisa Centauros, que mostrou o crescimento significativo do pré-candidato Jorge Marú, atual presidente da Câmara de Paço do Lumiar, em relação a último estudo realizado no mês de agosto.

Marú teve um crescimento maior na pesquisa estimulada, quando o entrevistador cita os nomes dos candidatos. Nesse cenário, o parlamentar cresce sete pontos percentuais, saindo de 14% para 21% em comparação aos possíveis concorrentes, e sendo o único a apresentar um crescimento positivo.

Já na pesquisa espontânea, quando o entrevistado cita um nome sem que seja apresentadas opções, Marú também se destaca com o aumento em três pontos percentual em relação aos números de agosto, chegando agora aos 10%.

Também foram analisadas as rejeições dos candidatos, e Jorge Marú aparece com um dos menores percentuais em relação aos outros candidatos.

Quando perguntado sobre o resultado da pesquisa, Marú disse estar feliz com o reconhecimento do povo luminense em relação ao trabalho que tem feito como parlamentar e agora como presidente da Câmara de Paço do Lumiar. “Fico feliz em ver meu nome sendo apontado, até então, como segundo colocado nas pesquisas eleitorais. Como filho do município busco ainda fazer muito mais pelo nosso povo,” agradeceu.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 15 de setembro de 2023

VIRALIZOU: Deputado Yglésio apresenta provas contra o “joguinho do tigre”

Veja o video: yglesioVerificado

Mais uma pauta de denúncia do deputado estadual Yglésio Moyses que viralizou na mídia, agora relacionada a um esquema de pirâmide financeira conhecido como “joguinho do tigre.”

Em um vídeo compartilhado em suas redes sociais, Yglésio revela que sua equipe conseguiu entrar em contato com alguém que estava coordenando um grupo envolvido no jogo, usando um perfil falso. Essa pessoa teria oferecido dinheiro ao deputado para que ele promovesse o jogo em suas plataformas digitais.

O deputado demonstrou ter obtido acesso a uma conta na plataforma do jogo, na qual havia valores fictícios destinados a incentivar outras pessoas a participarem, divulgando falsos ganhos obtidos com o jogo.

Yglésio argumenta que, na realidade, esse jogo se trata de uma forma disfarçada de pirâmide financeira, que tem causado prejuízos significativos a milhares de cidadãos, levando-os a acumular dívidas. Ele tem vindo a denunciar essas plataformas de jogos há mais de um mês.

Para participar das rodadas do jogo, os usuários são obrigados a realizar depósitos em dinheiro. No mês de agosto, o deputado já havia emitido alertas sobre esses jogos na internet e até mencionou sua intenção de denunciar um vereador de São Luís que estava promovendo essas plataformas.

Em uma ocasião anterior, Yglésio fez uso da tribuna da Assembleia Legislativa para alertar sobre esses jogos, que operam com base na captação de depósitos de usuários e oferecem prêmios em troca.

“Eu subo agora à tribuna para fazer um alerta. Na verdade, para chamar a atenção dos órgãos de proteção às pessoas, tanto no âmbito dos direitos das pessoas como, por exemplo, órgãos de fiscalização de atividade econômica, como o Procon, em relação a esses joguinhos de internet que estão enraizados hoje em dia junto aos chamados influenciadores digitais no Maranhão”, declarou na ocasião.

Logo após ter feito o alerta,Yglésio recebeu diversas críticas de uma influenciadora maranhense que utilizou o seu perfil nas redes sociais para rebater o parlamentar. Ele conta que desde o início diversas pessoas têm criticado sua postura por está alertando sobre os jogos.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 15 de setembro de 2023

Aprovado PL de Iracema Vale que trata da preservação da região dos Lençóis Maranhenses

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta quinta-feira (14), o Projeto de Lei 434/2023, de autoria da deputada Iracema Vale (PSB), que dispõe sobre a preservação e proteção da região dos Lençóis Maranhenses, com o objetivo de conter o avanço da abertura de novas lavouras destinadas ao cultivo de monoculturas da região, como plantações de larga escala de eucalipto e soja. A matéria segue para redação final.

Segundo a proposição, ficará proibida a plantação de larga escala nos municípios pertencentes ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, tendo em vista a salvaguarda da rica fauna, flora e recursos hídricos da região, bem como a abertura de novas áreas para monoculturas e a expansão de lavouras e plantações existentes em meio ao complexo natural.

A proibição prevista no projeto não se aplica às atividades das comunidades tradicionais residentes na região. Além disso, as áreas de preservação permanente e de reserva legal previstas na legislação estadual e no Código Florestal deverão ser rigorosamente observadas, sendo vedada a supressão de vegetação nativa para implantação de monoculturas.

Programa 

De acordo com o texto, também ficará instituído o Programa Estadual de Proteção e Desenvolvimento Sustentável dos Lençóis Maranhenses, que promoverá a delimitação e proteção de áreas prioritárias para conservação e recuperação de ecossistemas, o incentivo à implantação de sistemas agroflorestais e o estímulo ao ecoturismo e ao turismo sustentável.

O programa ofertará, ainda, a promoção de pesquisas científicas voltadas à conservação e manejo sustentável do bioma, de campanhas de conscientização voltadas à preservação dos Lençóis Maranhenses e a criação de projetos de educação ambiental e de capacitação para a população local. Os recursos financeiros serão regulamentados pelo Poder Executivo.

Além disso, os órgãos ambientais estaduais competentes, conforme a proposição, deverão intensificar a fiscalização e o monitoramento das atividades potencialmente impactantes ao bioma, autuando e aplicando penalidades previstas na legislação estadual aos infratores.

Apartes

Em aparte, o deputado Júlio Mendonça (PCdoB) ressaltou a importância do projeto para o desenvolvimento sustentável da região. “Precisamos criar cada vez mais condições para proteger as belezas que não são só dos maranhenses, mas do mundo. Vale destacar que, na área dos Lençóis, além do turismo, há um grande potencial para a agricultura familiar”.

O deputado Leandro Bello (Podemos) parabenizou a presidente da Casa pela iniciativa. “Os Lençóis Maranhenses são o grande patrimônio natural do nosso Estado. Parabéns pela preocupação da deputada em relação aos municípios da região, que vêm crescendo e precisam de organização para atrair mais turistas de outros estados do Brasil e do mundo”.

Por sua vez, o deputado Wellington do Curso (PSC) enfatizou a relevância da proposição para a população local. “Não podemos esquecer das comunidades tradicionais na construção de leis. Nós respeitamos e defendemos o agronegócio, mas, na região dos Lençóis Maranhenses, o potencial é o turístico. Parabenizo a presidente pela sensibilidade”.

Já o deputado Antônio Pereira (PSB) elogiou a dedicação da parlamentar no que tange à região dos Lençóis. “Quando eu vejo um projeto desta natureza, onde se preserva tudo o que Deus nos deu, fico muito feliz, principalmente porque também protege os agricultores de subsistência. A presidente Iracema merece os nossos parabéns e de toda a sociedade”.

Por fim, o deputado Zé Inácio (PT) acrescentou que o município de Barreirinhas, pertencente à região dos Lençóis, contém o maior número de assentamentos do Estado. “Isso significa que, ali, há muitos agricultores familiares que precisam de apoio e o projeto visa impedir a ampliação da monocultura na região, o que é muito pertinente”.

Justificativa

Em justificativa encaminhada à Assembleia, a presidente do Parlamento Estadual esclarece que o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o principal destino indutor do turismo no Maranhão. Em seus 155 mil hectares, abriga ecossistemas diversos e frágeis, como a restinga, o manguezal e um campo de dunas que ocupa dois terços da área total.

“No entanto, a crescente expansão das monoculturas na região tem causado impactos ambientais significativos, como a perda de habitat, o aumento da poluição das águas e a degradação dos solos. Esses impactos, se não forem controlados, podem levar a uma perda irreversível da diversidade biológica e cultural”, afirmou a chefe do Legislativo maranhense.

Para Iracema Vale, com a implementação da lei, haverá um futuro mais sustentável para as comunidades locais e para as futuras gerações.  “Esse projeto representa um passo fundamental na preservação deste importante ecossistema e na promoção do equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental”, concluiu.

  • Tags: