• Thiago Azevedo
  • 2 de agosto de 2023

Fernando Braide ressalta importância da campanha do Agosto Dourado

Em seu discurso na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta terça-feira (1), o deputado estadual Fernando Braide (PSD) destacou a campanha Agosto Dourado, que visa conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno para a saúde dos bebês e mães.

“Em seus primeiros seis meses de vida, o bebê não precisa de nada além do leite materno, pelo seu padrão ouro de qualidade, justamente de onde vem o nome da campanha, Agosto Dourado, que ressalta a importância do aleitamento materno na vida das crianças”, ressaltou o parlamentar.

Entre os benefícios do leite materno, estão a proteção contra doenças e problemas de saúde, desde diarreia a infecções respiratórias e alergias. Além disso, reduz o risco de a criança desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta. Segundo o Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef), amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida.

Reforçando a importância da alimentação exclusiva por leite materno para recém-nascidos, Fernando Braide defendeu, ainda, a doação do líquido. “Aquelas mães que têm excesso de leite e que puderem doar, podem procurar, aqui em São Luís, a maternidade Marly Sarney, Hospital Juvêncio Mattos e Hospital Universitário. Quem for de outras cidades do estado, também pode procurar, em sua região, a melhor forma de colaborar para que outros bebês tenham acesso a esse líquido tão precioso”, orientou.

  • Thiago Azevedo
  • 1 de agosto de 2023

São Bernardo celebra evento beneficente em prol do amigo “André Escorcio” no Povoado Enxu

São Bernardo, 29 de Julho de 2023 – No último sábado, o município de São Bernardo viveu um dia repleto de emoção e solidariedade com a realização do grande evento beneficente no Campo Society Mendes Pneus, no Povoado Enxu. A ocasião teve como objetivo angariar fundos para ajudar o amigo “André Escorcio” em suas necessidades, reunindo a comunidade em torno de atividades esportivas e premiações especiais.

A ação solidária contou com a participação ativa dos moradores locais, que se envolveram tanto na organização quanto nas competições esportivas, demonstrando o verdadeiro espírito de união e apoio ao próximo.

Competições esportivas em destaque

O ponto alto do evento foi a final do Campeonato Beneficente em prol de “André Escorcio”. As equipes, representando diferentes localidades, protagonizaram partidas emocionantes em busca do título. A competição foi acirrada, com jogadores demonstrando habilidade e determinação em campo.

A premiação não poderia ser mais simbólica. O primeiro lugar foi agraciado com um carneiro, patrocinado pelo amigo Gian Mendes Pneus. Já o segundo lugar recebeu uma grade de cerveja, patrocinada pelo amigo Teonilsom Moreno. Essas doações de prêmios mostram como a comunidade se uniu em prol de uma causa maior, oferecendo incentivos para que os participantes dessem o melhor de si durante o torneio.

Inclusão no esporte

Além da emocionante final, o evento também promoveu a prática do futebol feminino e veterano. O campo recebeu as equipes de Porções x Enxu para uma partida de futebol feminina e outra partida entre as equipes Currais x Enxu na categoria veterano. Esses jogos adicionais mostraram o compromisso da organização em promover a igualdade de gênero no esporte, proporcionando uma oportunidade para que atletas de diferentes idades e gêneros pudessem se destacar.

Apoiadores e agradecimentos

O evento não teria sido possível sem o apoio essencial do patrocinador “Gean Mendes Pneus”. A empresa demonstrou sua preocupação com a comunidade local, unindo-se ao evento para torná-lo um verdadeiro sucesso.

Ao final do dia, o esforço conjunto resultou em uma arrecadação total de R$ 1.300.00, montante que será destinado para auxiliar “André Escorcio” em suas necessidades. A organização e os participantes agradeceram a todos que colaboraram, seja diretamente no campo, seja por meio de suas doações e apoio.

Espírito solidário em São Bernardo

O evento realizado no Povoado Enxu demonstrou que São Bernardo é uma comunidade que valoriza a união em prol do bem comum. Através do esporte e da solidariedade, os moradores se uniram para auxiliar um amigo e conterrâneo em dificuldades, promovendo um momento de alegria e confraternização entre todos os presentes.

Diante de um cenário em que o espírito colaborativo é essencial, ações como essa inspiram e mostram que a comunidade pode superar desafios quando se une por uma causa nobre. A realização do evento e sua bem-sucedida arrecadação servem como exemplo para futuras iniciativas solidárias em São Bernardo.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 1 de agosto de 2023

Turiaçu| Prefeito Édesio visita povoado de Santa Bárbara dos Mafras e assume compromisso de construir de estrada vicinal para a comunidade

O prefeito topadão do Maranhão não para!

Ontem (30/07), em pleno domingo, o gestor de Turiaçu, Edésio Cavalcanti e sua grande comitiva realizaram uma visita ao povoado Santa Bárbara dos Mafras, zona rural do município.

Em um grande aventura, a equipe meteu os pés na lama, passando por cima das dificuldades até chegar aquela pacata e acolhedora comunidade.

Com a visita, Édesio pode sentir na pele e viver a dura realidade que é o caminho de acesso à comunidade.

E para coroar o dia de domingo no povoado, o prefeito se comprometeu a fazer a estrada que liga a comunidade ao restante do município, um sonho antigo daqueles munícipes.

“À todos de Santa Bárbara e Turiaçu, queremos fazer algo histórico, e com a bênção de Deus, vamos conseguir”, enfatizou na roda de conversa com a comunidade, o prefeito Édesio Cavalcanti.

  • Thiago Azevedo
  • 1 de agosto de 2023

Carlos Brandão e ministra Anielle Franco lançam programa de bolsas de intercâmbio em São Luís

O governador Carlos Brandão recebeu a visita da ministra Anielle Franco para o lançamento de um programa inovador de bolsas de intercâmbio, intitulado “Caminhos Amefricanos”, voltado exclusivamente para estudantes autodeclarados pretos e pardos.

O encontro também marcará a assinatura do decreto que criará o “Centro de Referência da Mulher Negra”, uma iniciativa pioneira liderada pelo governo estadual.

O “Caminhos Amefricanos” tem como objetivo promover intercâmbios para o fortalecimento de uma educação antirracista a partir da troca de experiências, de conhecimentos e de políticas públicas em países do sul global para docentes e estudantes de licenciatura.

A ministra Anielle Franco, que é reconhecida por sua atuação na defesa dos direitos das minorias e pela luta contra o racismo, ressaltou a importância do programa na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Os primeiros países a serem contemplados são Cabo Verde, Colômbia e Moçambique.

  • Thiago Azevedo
  • 1 de agosto de 2023

Assembleia Legislativa retoma trabalhos após recesso

Após o período regimental de recesso parlamentar, a Assembleia Legislativa do Maranhão retoma, nesta terça-feira (1º), os trabalhos no Plenário Nagib Haickel, com a realização da primeira sessão ordinária deste segundo semestre, às 9h30.

Já na quarta-feira (2) não haverá expediente na Casa, atendendo ao disposto na Resolução Administrativa 986/2023, que decreta ponto facultativo no Parlamento Estadual, em virtude dos jogos da seleção brasileira de futebol feminino na Copa do Mundo da Fifa.

O expediente será retomado normalmente na quinta-feira (3), com sessões ordinária e solene no Plenário Nagib Haickel.

  • Thiago Azevedo
  • 1 de agosto de 2023

Paulo Victor busca apoio do PP nas eleições para prefeito de São Luís

O presidente da Câmara de São Luís, vereador Paulo esteve reunido nesta segunda-feira (31), na sede do PSDB, com o presidente do PP de São Luís, Hewerton Pereira que é diretor geral do Detran, no Maranhão.

Também participaram do encontro os vereadores de São Luís Umbelino Junior, Octávio Soeiro e Astro de Ogum, além do ex-vereador Severino Sales.

Paulo Victor que é pré-candidato a prefeito de São Luís espera contar com o apoio do PP na disputa eleitoral em 2024.

“Pauta boa demais! São Luís é o foco. Gratidão, amigo Hewerton Pereira, pela visita e por toda soma na caminhada. Estamos juntos meu amigo, vai dar certo”, disse Paulo Victor.

Paulo Victor vai se filiar ao PSDB na próxima sexta-feira (4). O ato político será realizado às 17h, na Batuque Brasil e contará com as presenças do governador do Rio Grande do Sul e presidente nacional do PSDB, eduardo Leite; do presidente estadual do partido, Sebastião Madeira e do ex-senador Tasso Gereissati, dentre outros políticos.

  • Thiago Azevedo
  • 31 de julho de 2023

Taxa de desemprego no Brasil tem o menor índice desde 2014 e cai para 8%

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 8% no trimestre de abril a junho de 2023, uma queda de 1,3 ponto percentual (p.p.) em relação ao mesmo período de 2022. É o menor índice para um trimestre encerrado em junho desde 2014, de acordo com os dados da PNAD Contínua, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A população desempregada (8,6 milhões) caiu em duas comparações: -8,3% (menos 785 mil) frente ao trimestre anterior e -14,2% (menos 1,4 milhão) no ano. Por sua vez, a população ocupada (98,9 mihões) cresceu 1,1% (mais 1,1 mi de pessoas) ante o trimestre anterior e aumentou 0,7% (mais 641 mil) em comparação ao mesmo trimestre de 2022.

Indicador/Período Abr-Mai-Jun 2023 Jan-Fev-Mar 2023 Abr-Mai-Jun 2022
Taxa de desocupação 8,0% 8,8% 9,3%
Taxa de subutilização 17,8% 18,9% 21,2%

A taxa composta de subutilização ficou em 17,8% e a população subutilizada atingiu 20,4 milhões de pessoas, queda de 17,5% no ano. Essa categoria se refere a pessoas que atendem quatro condições: tinham 14 anos ou mais; trabalhavam habitualmente menos de 40 horas no seu único trabalho ou no conjunto de todos os seus trabalhos; gostariam de trabalhar mais horas do que as habitualmente trabalhadas; e estavam disponíveis para trabalhar mais horas.

Em contrapartida, o percentual de pessoas ocupadas na população em idade para trabalhar foi de 56,6%, e a população ocupada com algum tipo de trabalho subiu para 98,9 milhões, um acréscimo de 1,1 milhão de pessoas em relação aos três meses anteriores.

CAGED – A tendência de redução do desemprego registrado pela PNAD conversa com outro dado sobre o mercado de trabalho. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) indicou que o Brasil superou a marca de um milhão de empregos com carteira assinada gerados nos primeiros seis meses de 2023. Entre janeiro e junho, houve 11,9 milhões de contratações e 10,8 milhões de demissões registradas.

Com isso, o Brasil chegou a um total de 43,4 milhões de pessoas no mercado formal, o maior valor já registrado na série histórica levando em conta tanto o período do Caged (junho de 2002 a 2019) quanto do Novo Caged (a partir de 2020).

Em junho, o crescimento de empregos ocorreu no setor de Serviços, com saldo de 76,4 mil postos formais. A Agropecuária foi o segundo maior gerador de postos no mês, com 27,1 mil empregos gerados, favorecido pelo cultivo de laranja, em especial no estado de São Paulo, e de soja.

A economia está pronta para voar. A indústria está pronta para crescer, para gerar empregos de qualidade. As ações do governo têm sido muito positivas. Desde as reformas, o arcabouço fiscal, a reforma tributária, a retomada das obras públicas que estavam paradas, o Minha Casa, Minha Vida, o PAC vem aí. Enfim, um conjunto de ações que animam os agentes econômicos e vamos crescer”, afirmou o ministro do Trabalho e Emprego, Luís Marinho.

  • Thiago Azevedo
  • 31 de julho de 2023

Conheça as ações do Ribamar Cidade em Obras na Cidade Balneária

O  maior programa de infraestrutura da Prefeitura de São José de Ribamar, torna a cidade um verdadeiro canteiro de obras.

O programa que beneficia milhares de ribamarenses é ativo de uma extremidade a outra do município, levando serviços de pavimentação, drenagem profunda e superficial, reforma, construção, iluminação e melhorias. Contemplando Zona Rural, Vilas, áreas limítrofes e a Sede da cidade.

Durante a atual gestão, já foram mais de 100 frentes de trabalhos e obras concluídas, que estão mudando a história e modernizando a cidade. A vida do ribamarense agora é digna e com qualidade, benefícios tanto para quem mora, quanto para quem visita o município.

A pavimentação em bloquetes chegou à marca de 19.222 metros , contemplando os bairros: Diomedes, Solar dos Coqueiros, Dr. Julinho, Monte Alegre, Piçarreira, Vila Sarney Filho, Vila Operária, Jardim Tropical, Vila São Luís, Residencial São José, Altos do Turu, Recanto do Turu, Araçagy, Cidades e Fruteiras, Praia Azul.

O asfalto chegou no Parque Araçagy, Cidades e Fruteiras, Alto do Turu, Juçatuba, Itapary, Tijupá Queimado e Vila Kiola, somando 15.198 metros de ruas pavimentadas.

Além dos serviços de pavimentação nos bairros, o RibAmar Cidade em Obras é atuante também na área da educação e saúde, nas reformas e construções de escolas e UBS.

80% das escolas municipais já foram reformadas e estão no padrão que os alunos merecem para garantia de um bom aprendizado. Salas amplas e climatizadas, quadras esportivas, refeitórios e girotecas.

Na saúde, o programa reformou a Maternidade Municipal, entregou um novo Centro de Parto Humanizado, e está reformando o Hospital Municipal. A gestão também reformou mais de 30 Unidades Básicas de Saúde para atender melhor o ribamarense.

A SEMOSP, Secretaria Municipal de Obras, Habitação, Serviços Públicos e Urbanismo, em parceria com a SEMMAV, Secretaria Municipal de Recuperação e Manutenção da Malha Viária, Prédios e Logradouros Públicos, segue planejando novos cronogramas de obras para beneficio dos munícipes.

  • Thiago Azevedo
  • 31 de julho de 2023

Até 2024, São João do Maranhão!

Por Carlos Brandão

Quando apresentamos o São João do Maranhão para o Brasil e para o mundo, ainda em maio, durante um evento em São Paulo, tínhamos a certeza do sucesso que viria. Com muito planejamento e dedicação de uma equipe comprometida em fazer o melhor, encerramos a temporada junina com muita coisa boa para contar. Nós e os milhares de turistas que acompanharam de perto o maior São João do Mundo, que teve um crescimento de 39% em relação ao ano passado – só no mês de junho -, segundo o Observatório do Turismo do Maranhão, que também apontou a satisfação de 94% dos turistas, ao afirmarem que querem retornar ao nosso estado, nesse mesmo período.

E tudo foi, realmente, de encantar! A começar por nossa rica culinária, que faz parte dos arraiais e conquista a todos. As mais de 1.260 atrações, que se habilitaram para as apresentações, quebraram a rotina de nossas cidades, levando muita alegria, beleza e uma diversidade cultural única. Este ano montamos grandes arraiais em São Luís, Imperatriz, Pinheiro, Timon e Barreirinhas. Além disso, levamos a festa a cerca de 80% dos municípios maranhenses, em uma grande investida de descentralização.

O São João do Maranhão, ao longo do tempo, se transformou e deixou de ser apenas uma grande celebração cultural para se tornar, também, um propulsor de desenvolvimento socioeconômico. Nossos arraiais valorizaram as tradições locais, promoveram a inclusão social e a geração de emprego e renda, fazendo girar a economia maranhense.

Neste dia 30 de julho, encerramos um momento que nos rendeu muitas imagens incríveis, novos apaixonados por nosso estado e que superou todas as nossas expectativas. O Maranhão se fortaleceu como destino turístico. Ainda não temos dados consolidados sobre todo o evento, mas segundo a CCR, empresa que administra o aeroporto de São Luís, a capital registrou um fluxo de 150 mil passageiros, apenas em junho.

Por todos os resultados que alcançamos, por toda a maravilha que presenciamos nos arraiais; por todo o deslumbramento que conseguimos construir na memória de nossos visitantes, só podemos agradecer. Em especial aos brincantes que se dedicam o ano inteiro a manter vivas nossas mais ricas tradições, que se transformam em apresentações mágicas que enchem de orgulho os maranhenses e encantam a todos, revelando a riqueza cultural e a hospitalidade de nossa gente.

O Maior São João do Mundo se encerra hoje em Barreirinhas e, em grande estilo, na Praça da Fé, em São Luís. Deixa saudades e o compromisso de trabalharmos por uma festa ainda maior e melhor em 2024.

Parabéns, Maranhão!

  • Thiago Azevedo
  • 31 de julho de 2023

Márcio Jerry lidera o ranking de gastos com passagens aéreas

O deputado Márcio Jerry (PCdoB) é o campeão em gastos com passagens aéreas neste primeiro semestre, de acordo com dados do Portal de Transparência da Câmara Federal.

Márcio Jerry gastou R$ 128.184,43 entre janeiro a julho deste ano. Somente no mês de março, o deputado Márcio Jerry gastou R$ 35 mil com passagens aéreas.

O deputado André Fufuca é o segundo parlamentar maranhense que mais mais gastou com R$ 76 mil.

Os deputados maranhense que menos gastaram com passagens aéreas foram: Aluísio Mendes (Republicanos) R$ 11.908,94, Marreca Filho (Patriota) R$ 5.718,83 e Amanda Gentil, que não gastou com passagens aéreas neste primeiro semestre.