• Thiago Azevedo
  • 22 de julho de 2022

MDB oficializa candidaturas e anuncia apoio à reeleição de Carlos Brandão

O MDB realizou nesta quinta-feira (22) a sua convenção partidária e oficializou as suas candidaturas a deputado estadual e deputado federal.

A ex-governadora Roseana Sarney, presidente do MDB no Maranhão anunciou o apoio do partido à reeleição do governador Carlos Brandão (PSB). O MDB ainda não decidiu quem apoiará para o Senado.

“A grande maioria é a favor da aliança com o governador Carlos Brandão, mas não tem uma definição sobre o Senado, a ata fica em aberto para um decisão futura”, disse Roseana Sarney.

O governador Carlos Brandão participou da convenção e agradeceu o apoio do MDB.

“Roseana, eu quero agradecer você que é o grande nome desse partido, porque eu tenho certeza de que você influenciou essa decisão […]. E pode ter certeza que nosso governo em parceria com o Governo Lula, será um grande governo no estado do Maranhão. Eu tenho gratidão a todos vocês que vieram dos seus municípios, que sabiam que eu estaria aqui para receber esse apoio. Esse é um momento histórico. Minha gratidão a todos vocês que fazem o MDB. Nosso estado continuará crescendo e o MDB fará parte dessa nova página que está sendo escrita”, afirmou Carlos Brandão.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 22 de julho de 2022

Econométrica aponta liderança de Brandão e Flávio Dino em São Luís

Pesquisa do Instituto econométrica divulgado nesta sexta-feira (22) pelo Blog do Gilberto Léda, aponta a liderança de Carlos Brandão para o governo e Flávio Dino para o Senado, em São Luís.

O governador Carlos Brandão (PSB) lidera a corrida na capital, com 28,7%. O segundo é o ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PSD) com 24,4%.

O terceiro é o senador Weverton Rocha (PDT) com 19%, seguido por Lahesio Bonfim (PSC), 10,4%; Simplício Araújo (SDD), 0,8%; Enilton Rodrigues, 0,7%; e Hertz Dias (PSTU), 0,2. Brancos e nulos somaram 9,4% e Não sabe/não responderam, 6,5%.

Para o Senado, Flávio Dino (PSB) lidera com 48,2%. Veja os números:

Para a Presidência da República, a liderança em São Luís é do ex-presidente Lula. Veja os números.

A pesquisa Econométrica de intenções de votos foi realizada apenas em São Luís, com 1.053 entrevistas feitas entre os dias 10 e 13 de julho. O registro foi feito na Justiça Eleitoral sob o número MA-06813/2022. A margem de erro é de 3%, com um intervalo de confiança de 95%.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 22 de julho de 2022

I Festival do Sarnambi, projeto que irá gerar renda e movimentar o turismo e a culinária na comunidade em Paço do Lumiar

O Festival do Sarnambi é um evento que foi desenvolvido com o propósito de valorização do trabalho e exposição de pratos e artesanato desenvolvidos por moradores locais.

Há mais de 5 anos a população do TIMBUBA sonha  com esse festival para mostrar as pessoas as maravilhas desde pedacinho  de chão, um lugar paradisíaco cheio de bons paladares e curiosidade que encanta qualquer visitante.

O projeto busca atrair público para conhecer a culinária diversificada, a beleza do local, os estabelecimentos que transformam o trabalho das nossas marisqueiras em arte gastronômica. Busca mostrar um dos meios de sobrevivência mais antigos na comunidade que até hoje gera renda a população que trabalha com muito esforço sem perder suas tradições, um povo inovador que através do Sarnambi cria e inova cardápios atraentes que chama a atenção das pessoas e as tornam fiéis visitantes.

Este projeto foi criado com a União da população que vem beneficiar a cultura, artesanato , turismo e a comunidade que através do reconhecimento do timbuba  atrairão turistas que proporcionarão geração de renda.

No TIMBUBA você encontra Restaurantes que movimentam paladares de todos os gostos você irá conhecer o : Restaurante do kzam, boteco da Dara, Timbubar, Bar e restaurante preço justo II.

Os mesmo realizam Passeios turísticos como viagens para: a ponta do panaquatira.  , ilha do cururu, carimã entre outros.

O vento terá sua primeira edição no dia 14 de Agosto de 2022

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 22 de julho de 2022

Othelino, Brandão e Dino reforçam pré-candidaturas em ato no município de Dom Pedro

A caravana do movimento ‘O Maranhão não pode parar’ esteve, nesta quinta-feira (21), no município de Dom Pedro, onde o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou do ato político em apoio às pré-candidaturas do governador Carlos Brandão (PSB) à reeleição e de Flávio Dino (PSB) ao Senado.

O encontro, organizado pelo prefeito Galego Mota e pelo vice-prefeito Lucyan Rezende, que também apoiam a reeleição de Othelino Neto a deputado estadual, reuniu centenas de lideranças e apoiadores do grupo.

O chefe do Legislativo maranhense, que tem contribuído para o desenvolvimento da cidade por meio da destinação de emendas e indicações de obras, principalmente, nas áreas de infraestrutura urbana e da saúde, destacou a importância do apoio da população à pré-candidatura de Carlos Brandão, que tem dado continuidade aos bons projetos deixados pela gestão do ex-governador Flávio Dino.

“Desde a gestão de Flávio Dino, o município tem sido beneficiado com inúmeras ações, como o Mais Asfalto, que, inclusive, destinei emenda para a pavimentação de ruas. Solicitei também o tão sonhado Hospital Municipal, que já está sendo construído. Muitas obras estão tendo continuidade no governo Carlos Brandão e as de Dom Pedro são um exemplo disso”, afirmou.

Othelino disse, ainda, que a grande adesão ao movimento demonstra o desejo dos maranhenses de que o Maranhão continue no rumo certo. “Esse é o time da vitória, que vai fazer o nosso estado continuar crescendo, porque o Maranhão não pode parar. Estamos com Brandão, Camarão, Flávio Dino e Lula!”, declarou o parlamentar.

Compromisso

O governador Carlos Brandão falou do seu compromisso com a população dom-pedrense e com a garantia de muito mais avanços para o Maranhão. “Receber essa acolhida e o apoio da população é o que motiva nossa caminhada. Seguiremos trabalhando não só por Dom Pedro, mas por todos os 217 municípios do nosso estado”, afirmou.

O prefeito Galego Mota agradeceu a parceria em prol da cidade e reiterou o apoio do seu grupo político à reeleição tanto de Othelino Neto, quanto do governador Carlos Brandão.

“A população reconhece o trabalho que tem sido feito no nosso município e as parcerias para que isso aconteça, a exemplo da firmada com o deputado Othelino Neto. Somos muito gratos e, com certeza, vamos retribuir”, garantiu.

O ato contou, ainda, com a presença de diversos pré-candidatos a deputado estadual e federal da região.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 21 de julho de 2022

Bolsas Chanel da esposa de ‘Eduardo DP’ apreendidas pela Polícia federal custam 500 mil reais

As dez bolsas Chanel foram encontradas na residência do empresário “Imperador” e pertencem a esposa dele Larissa Costa.

Durante o cumprimento de busca e apreensão da Polícia Federal contra o empresário Eduardo José Barros Costa, o Eduardo DP, na manhã desta quarta-feira (20), na deflagração Operação Odoacro autorizado pela 1ª Vara Federal de São Luís, foram apreendidas 10 (dez) bolsas Chanel.

Na imagem disponibilizada pela PF/MA é possível confirmar os acessórios da  marca feminina de luxo, todas são pertencentes a Larissa da Silva Torres da Costa, esposa do “Imperador”.

Apuração do Blog do Domingos Costa confirmam que diante do aumento do dólar, as bolsas menores custam em média 20 mil reais (cada) e as maiores de 40 a 50 mil reais. De forma que ao todo, apenas em bolsas de grife, a PF apreendeu meio milhão de reais.

A Operação Odoacro mira uma associação criminosa estruturada, liderada pelo “Imperador”, que promoveu e ainda promove fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro, envolvendo verbas federais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) através de emendas parlamentares e também por meio orçamento secreto – distribuição de verba pública a parlamentares por meio das emendas de relator. O desvio pode chegar a R$ 200 milhões.

  • Thiago Azevedo
  • 21 de julho de 2022

Prefeita Paula Azevedo participa da celebração do Festejo de Nossa Senhora do Carmo no Lima Verde

Participativa, a prefeita luminense sempre que pode acompanha de perto os festejos das comunidades religiosas do município

A prefeita Paula Azevedo marcou presença, na noite deste último sábado (16), no festejo religioso realizado no bairro Lima Verde, em Paço do Lumiar.

“Emoção, devoção e fé, palavras que descrevem meu coração nessa noite de sábado, onde participei do encerramento do festejo de Nossa Senhora do Carmo que aconteceu no Residencial Lima Verde. Uma festa linda que lotou a praça da nossa igreja, que além das apresentações culturais contou com um belo show de fogos de artifício, e com certeza ficará marcada na história de nossa igreja e do município de Paço do Lumiar”. Declarou Paula Azevedo

Já presente no calendário dos eventos religiosos da cidade, o tradicional festejo leva anualmente centenas de pessoas ao local, onde são apresentadas diversas manifestações culturais, danças entre outras expressões que são um traço da religiosidade desta comunidade católica.

  • Thiago Azevedo
  • 21 de julho de 2022

Gestão de Dino promoveu conquistas históricas”, diz Flávia Alves em live com ex-governador


A advogada e pré-candidata a deputada federal, Flávia Alves (PCdoB), fez uma live, na última terça-feira (19), em seu Instagram, com a participação do ex-governador e pré-candidato ao Senado, Flávio Dino (PSB). No bate-papo, eles ressaltaram a importância de dar continuidade ao projeto político atual do estado com o movimento ‘O Maranhão não Pode Parar’, encabeçado pelo governador Carlos Brandão.

“A gestão de Flávio promoveu vários avanços e conquistas históricas no Maranhão, como melhorarias importantes dos índices do crescimento econômico, social e de preservação ambiental”, destacou Flávia Alves.

Durante o diálogo, o ex-governador explicou o motivo pelo qual o grupo se uniu para continuar desenvolvendo no estado novas ações em favor da população. “Os maranhenses experimentaram o caminho do progresso e do crescimento, tanto na sustentabilidade social, quanto na ambiental. Por isso, não podemos parar nem retroceder”, pontuou.

O socialista destacou, também, a experiência educacional do Ceará, que, hoje, é uma referência no país e avaliou os avanços conquistados pelo estado nos últimos anos.

“Vejamos o exemplo do Ceará, onde passaram 20 anos na mesma direção, ou seja, eles tiveram a capacidade de plantar e esperar o tempo de colher. É por isso que não podemos parar agora, porque plantamos muitas sementes boas. Destaco o crescimento da rede hospitalar, a implantação das Escolas Dignas, os Iemas e programas sociais importantes, como os Restaurantes Populares, dentre muitos outros. Eu creio que essas sementes irão florescer”, enfatizou.

Na conversa, Dino disse, também, que se sente entusiasmado em enfrentar a nova campanha e que pessoas como Flávia Alves, interessadas em ajudar o estado a trilhar o verdadeiro caminho, o inspiram em continuar seu trabalho. “Precisamos de pessoas como você, Flávia, que quer fazer a boa política e lutar por investimentos sociais para construir nosso estado”, frisou.

Flávia Alves reforçou o seu desejo em representar as mulheres na política e destacou a importância da figura feminina nos espaços de poder. “Eu quero lutar pelo desenvolvimento e pela igualdade de direitos. As mulheres têm que ter voz, têm que lutar por seu espaço de fala. E esta é a principal razão de eu ter decidido entrar para a política, pois precisamos de mais mulheres na política”, ressaltou.

Flávio Dino e Flávia Alves falaram, ainda, sobre a conjuntura nacional e do momento crítico em que o país vive, com episódios de ataques à democracia por parte do presidente da República e seus aliados. “Nós somos da paz, da conciliação, da alegria. E vamos enfrentar isso com determinação e cabeça erguida”. afirmou o ex-governador.

A pré-candidata finalizou o bate-papo dizendo que se sente muito lisonjeada em caminhar ao lado de pessoas que prezam pela boa política. “Que honra poder fazer parte do time campeão. Reafirmo o meu apoio à sua pré-candidatura ao Senado, à reeleição do governador Carlos Brandão, assim como a de Othelino Neto a deputado estadual e de Lula para presidente”, concluiu.

  • Thiago Azevedo
  • 20 de julho de 2022

Índia maranhense será candidata a vice-presidente da República

A indígena maranhense Kunã Yporã, conhecida também como Raquel Tremembé, é quem irá compor a chapa à presidência da República com a Vera (PSTU) pelo Polo Socialista Revolucionário.

Na próxima sexta-feira, dia 22, às 19h, será realizada a live de lançamento da pré-candidatura de Kunã Yporã (Raquel Tremembé), com transmissão pelas redes sociais do PSTU e das demais organizações que integram o Polo Socialista Revolucionário.

“A chapa será composta por duas mulheres, uma operária negra e uma indígena, onde temos o desafio de apresentar um programa socialista contra toda forma de exploração e opressão. Na defesa de uma sociedade que respeite os direitos das populações tradicionais, dos povos indígenas, das comunidades quilombolas, assegurando demarcação, titulação e posse de suas terras e respeitando sua cultura e seu modo de vida”, afirma Kunã Yporã.

“A defesa de uma sociedade igualitária, sem explorados e oprimidos, onde os recursos naturais e a riqueza produzida pelo trabalho do povo sejam todas utilizadas para garantir vida digna a todas e todos, onde seja assegurada a preservação do meio ambiente. Uma sociedade que acabe com toda a violência contra os setores mais desprotegidos e que assegure a todas e todos não apenas condições materiais para uma vida digna, mas também acesso ao conhecimento, à cultura, ao lazer e a toda liberdade necessária para sua realização plena como seres humanos”, completa.

Quem é Kunã Yporã (Raquel Tremembé)?

Kunã Yporã (Raquel Tremembé) tem 39 anos de idade, é indígena da etnia Tremembé do Estado do Maranhão e é pedagoga.

É integrante da Articulação da Teia de Povos de Comunidades Tradicionais do Maranhão e membro da Secretaria Executiva Nacional da Centra Sindical e Popular (CSP)-Conlutas

Kunã Yporã (Raquel Tremembé) é parte atuante das mobilizações dos povos indígenas contra o governo de Bolsonaro e Mourão, que governam a serviço dos interesses de latifundiários, mineradoras, madeireiras, garimpeiros e grileiros, patrocinando diversos ataques aos povos originários, seja contra seus territórios, suas vidas e também de extermínio cultural.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 20 de julho de 2022

Karla Sarney do PSD decide apoiar a reeleição de Carlos Brandão

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), recebeu mais um apoio importante para a sua tentativa de reeleição. A vereadora de São Luís, Karla Sarney, anunciou que irá apoiar Brandão nas eleições deste ano.

Além de ser uma vereadora da capital, o que mais chama atenção no caso do apoio de Karla Sarney é o fato de que ela pertence ao PSD, que tem como pré-candidato ao Governo do Maranhão o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior.

O anúncio do apoio de Karla Sarney aconteceu num encontro entre a vereadora, o governador Carlos Brandão e o secretário de Cultura do Maranhão e futuro presidente da Câmara de São Luís, Paulo Victor. Foi justamente o próprio Paulo Victor quem se manifestou nas redes sociais sobre o assunto.

“Mais uma adesão para o time do nosso governador Carlos Brandão. Agora seguimos juntos com a amiga e vereadora Karla Sarney. O nosso projeto é de continuidade das ações positivas em prol do Maranhão, com respeito e empatia às pessoas e, principalmente, aos que mais precisam!”, afirmou Karla Sarney.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 20 de julho de 2022

Carlos Brandão justifica a escolha por Lula nas eleições 2022

Utilizando as redes sociais, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), justificou a sua escolha por apoiar o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nas eleições presidenciais de 2022.

Brandão afirmou que a escolha é no compromisso com a democracia e pela relação respeitosa entre os três poderes.

“Minha escolha para a presidência da República é baseada no compromisso com a democracia, no respeito a relação entre Executivo, Legislativo e Judiciário e, acima de tudo, por um projeto que coloca as pessoas mais necessitadas como prioridade de governo. Por isso, minha escolha é pelo presidente Lula!”, afirmou Brandão.

Entre os principais pré-candidatos ao Governo do Maranhão, de maneira pública, apenas Brandão e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (PSC), que declarou voto no atual presidente Jair Bolsonaro (PL), já posicionaram sobre a disputa nacional.

 

  • Tags: