
Os ingressos para a partida entre Moto e São Raimundo-RR que acontece neste domingo (31), às 17h, no Estádio Castelão, pelo mata-mata do Campeonato Brasileiro Série D já estão à venda.
Vão funcionar apenas o setor de cadeiras cobertas e o setor 1. As cadeiras cobertas custarão R$ 40 reais (casadinha R$ 70 reais) e setor 1 a R$ 20 reais (casadinha R$ 35 reais).
Os pontos de venda são as lojas Kitanda Divertida (no posto de combustível próximo ao Costa Rodrigues), Marcelo Surf (Cohab), Garra Esporte (Shopping da Ilha), Prima Baby (Centro), Armando Ótica e Bilheteria Digital.
Moto e São Raimundo empataram no primeiro jogo em Boa Vista por 0 a 0. Se houver um novo empate a vaga será decidida nas cobranças de pênaltis. Quem vencer segue na competição e vai enfrentar o vencedor do confronto entre América-RN e Jacuipense-BA.
Foto: Biaman Prado

A população de São Francisco do Maranhão abraçou a pré-candidatura à reeleição do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), em ato político realizado no município, neste domingo (24), no povoado Estreito. O evento foi organizado pelo prefeito Adelbarto Santos e contou com a presença do chefe do Parlamento Estadual, além de vereadores, lideranças e apoiadores.
No ato de lançamento da sua pré-candidatura, Othelino Neto falou sobre o carinho que tem pela cidade que, inclusive, o reconheceu como ‘Cidadão Franciscoense’, em homenagem feita pela Câmara Municipal.
O chefe do Legislativo maranhense também ratificou a parceria com o prefeito Adelbarto Santos e reforçou o seu compromisso com o desenvolvimento de São Francisco do Maranhão.
“Estou muito feliz por ter sido anunciado como o pré-candidato a deputado estadual do prefeito Adelbarto, pois essa parceria tem dado certo e tem se traduzido em resultados concretos para a cidade. É bom ver São Francisco do Maranhão crescendo e trabalharemos para que muito mais benefícios cheguem à população”, garantiu Othelino Neto.
O prefeito Adelbarto Santos destacou as inúmeras ações executadas no município, frutos dessa parceria com o deputado Othelino Neto, que beneficiaram a população franciscoense. Entre elas estão a indicação para reforma da Escola Sebastião Pereira de Carvalho; emenda para ampliação da Câmara Municipal; R$ 1,6 milhão destinado à pavimentação de ruas; emenda de R$ 600 mil para a saúde; construção da Praça da Bíblia; entrega de 500 cestas básicas; 400 cartões Vale-Gás e kits esportivos.
“Nós somos muito agradecidos pela parceria do deputado Othelino com a nossa cidade. Ele tem o nosso total apoio e o comprometimento do nosso grupo político de darmos a maior votação proporcional nestas eleições. Vamos trabalhar para mantermos esse projeto, pois entendemos que ele é importante para o nosso município”, declarou.
O vereador Francisco da Padaria, presidente da Câmara Municipal de São Francisco do Maranhão, também agradeceu a atenção dada pelo deputado Othelino aos franciscoenses. “Essa é uma parceria que tem dado certo e vamos continuar trabalhando para que ela continue”, disse.

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão lamenta, com profundo pesar, o falecimento do jornalista e radialista Fernando Júnior, 68 anos, dono do Instituto Escutec, ocorrido neste domingo (24), em São Luís.
Fernando Júnior começou sua carreira no radialismo da Educadora, sendo um dos mais promissores repórteres esportivos no final da década 70 e início de 80. Na rádio Timbira, consolidou-se como comentarista esportivo e, em 1994, decidiu criar o Instituto Escutec, que virou referência em pesquisa eleitoral no Maranhão.
Neste momento de pesar, a Assembleia Legislativa presta condolências aos familiares e amigos de Fernando Júnior, desejando forças para que superem a dor da imensurável perda.
Deputado Othelino Neto
Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), e a vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato, prestigiaram a terceira edição do ‘Arraial Quilombola Solidário’, na histórica cidade de Alcântara, na noite de sábado (23). A ação integra o calendário local de eventos no período junino.
O parlamentar falou da importância do evento para a valorização das manifestações culturais locais.
“É uma grande alegria prestigiar essa linda festa, que oferece momentos de muita cultura e que congrega toda a cidade. Nós, que amamos Alcântara, não poderíamos deixar de aceitar o convite do amigo Haroldo Júnior, a quem parabenizo pela organização desse evento, que a cada ano vem se consolidando cada vez mais”, disse Othelino.
Segundo o chefe do Legislativo maranhense, esta é mais uma ação incentivada pelo Governo do Estado visando estimular a cultura e a economia da região.
Ana Paula Lobato também destacou a importância do evento para a cultura e o entretenimento da população. “Muito importante a realização desse movimento cultural, que valoriza as brincadeiras da terra, estimula os jovens a se integrarem à festança e deixa a cidade mais viva. Quero parabenizar o Haroldo Júnior, que organiza esta festa tão lindamente’, disse.
O ‘Arraial Quilombola Solidário’, na Praça da Matriz, apresenta uma diversificada programação com apresentações de danças portuguesas, quadrilhas, bumba meu boi, cacuriás, entre outras manifestações da cultura maranhense.

O Portal Guará apresenta os resultados da nova pesquisa TV Guará/Exata de intenção de voto para o Governo do Maranhão.
O levantamento, encomendado pela TV Guará, entrevistou 1.475 eleitores, entre os dias 12 e 17 de julho, e foi registrado no TRE sob o protocolo MA-00040/2022. A margem de erro da pesquisa é de 3,2% para mais ou para menos, sendo 95% de confiabilidade.
Weverton Rocha (PDT) mantém a liderança com 29% das intenções de voto na pesquisa estimulada, em que são apresentados os nomes dos candidatos. Carlos Brandão (PSB) que pretende a reeleição aparece em segundo com 27%, seguido de Lahésio Bonfim (PSC) com 15%, Edivaldo Holanda Junior (PSD) com 12%, Simplício Araújo 2% (Solidariedade), Hertz Dias 1% (PSTU) e Enilton Rodrigues (PSOL) não pontuou. Não sabem ou não responderam 9% e os brancos, nulos e nenhum somam 5%.
Os entrevistados também deram sua intenção de voto em cenários de segundo turno. Em uma possível disputa entre Weverton Rocha e o governador Carlos Brandão, Weverton seria eleito com 42% das intenções de voto, contra 39% do governador pessebista. No cenário hipotético entre Weverton e Lahésio, Weverton também sairia vitorioso com 51% das intenções de voto contra 26% de Lahésio Bonfim. No confronto entre Carlos Brandão e Lahésio Bonfim, Brandão seria reeleito com 48% contra 28% do ex-prefeito de São Pedro dos Crentes.
No quesito rejeição, o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, lidera com 28%, seguido de Carlos Brandão com 20%, Simplício Araújo 20%, Hertz Dias 19%, Lahésio Bonfim 18%, Enilton Rodrigues 16% e Weverton Rocha 16%. (Do Portal TV Guará)

Apesar de não ter sido anunciado oficialmente durante a convenção partidária realizada na última quinta-feira (21), o MDB vai apoiar o ex-governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), na disputa ao Senado.
Durante o evento, comandado pela ex-governadora Roseana Sarney, foi informado publicamente que o partido iria apoiar a reeleição do governador Carlos Brandão (PSB), que inclusive esteve na convenção para agradecer o apoio, mas que a situação do Senado ficaria em aberto.
No entanto, na Ata que foi encaminhada para o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, o MDB informava que definiu pelo apoiamento a Flávio Dino na disputa pelo Senado Federal.
Durante a convenção, o deputado estadual Roberto Costa, um dos defensores do apoio ao ex-governador, antecipou que iria apoiar Flávio Dino para o Senado.
“Eu também quero dizer a vocês que eu já tenho candidato ao Senado e não escondo: é Flávio Dino. Quem tiver comigo vai tá com ele”, afirmou Roberto Costa.
De acordo com o documento, 57 emedebistas foram a favor do apoio integral à chapa encabeçada pelo governador Carlos Brandão, mas 11 foram contrários e dois votaram em branco e um nulo.
Sendo assim, o MDB estará apoiando e no palanque de Carlos Brandão e Flávio Dino em 2022.

O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), presidente da Assembleia Legislativa, confirmou nesta sexta-feira, 22, a rescisão do contrato com a Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (CEPERJ), responsável pela realização do concurso público do órgão legislativo.
A decisão ocorre após diversas denúncias de fraude no certame, cuja primeira etapa já havia sido analisada em junho.
Em entrevista ao programa Panorama, da Mirante AM, Othelino declarou que ainda não é possível garantir que o concurso foi fraudado, mas ressaltou que, diante dos indícios, não havia condições de manter a fundação no comando do certame.
Ele disse, também, que não pode dar certeza de que a nova prova será realizada ainda em 2022.
“Mediante nossa decisão de anular a primeira etapa do concurso da Assembleia Legislativa e, com base em recomendação do MP/MA, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa decidiu rescindir o contrato com a Fundação CEPERJ”, destacou ele no Twitter.
O parlamentar também falou sobre a manutenção de inscrições de quem já participou da primeira fase. “Ato contínuo, determinei a contratação de nova banca organizadora, garantindo a manutenção de todas as inscrições deferidas no concurso”, completou.
Candidatos do concurso da Assembleia denunciaram à Ouvidoria do MP falhas na fiscalização das provas, irregularidades na publicidade do certame, vazamento de gabarito preliminar, utilização ilegal de celulares, suposta corrupção da CEPERJ, além de provas e embalagens sem lacre.
As denúncias levaram a 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa de São Luís a instaurar, em 26 de maio, investigação sobre o caso.
Nesse mesmo dia, o órgão encaminhou ofício ao presidente do CEPERJ, Gabriel Lopes, solicitando esclarecimentos sobre as denúncias. Como não obteve retorno, em 7 de junho, um novo ofício foi encaminhado pelo Ministério Público concedendo 10 dias para prestar as informações.
Em 31 de maio, o MP oficiou ao presidente da Comissão de Acompanhamento do Concurso da Assembleia Legislativa, Eduardo Pinheiro Ribeiro, solicitando esclarecimentos sobre as denúncias.
Em 6 de junho, o Ministério Público emitiu recomendação à Comissão do Concurso orientando que as divulgações dos resultados de todas as fases do certame fossem publicadas com os nomes de todos os candidatos aprovados e respectivas notas, além da publicação de listas separadas, diferenciando os candidatos às vagas de ampla concorrência e as reservadas aos negros e pessoas com deficiência.
O deputado estadual Yglésio Moyses (PSB) fez denúncia de fraude no concurso da Assembleia pelas redes sociais. Diante disto, o MP encaminhou ofício a ele solicitando a indicação de local, dia e hora, considerando as prerrogativas funcionais dele, para prestar esclarecimentos sobre as denúncias de fraude no concurso
Moyses chegou a dizer, na tribuna da Casa, que lhe ofereceram R$ 200 mil para que ele não fizesse a denúncia de irregularidades no certame.

Durante entrevista ao Bom Dia Mirante, nesta sexta-feira (22), o procurador-geral da Assembleia Legislativa do Maranhão, advogado Tarcísio Araújo, falou sobre a cartilha de ‘Condutas Vedadas e Lei das Eleições’, lançada pela Alema, e o ciclo de debates sobre a ‘Nova Lei de Licitações’, que objetiva capacitar gestores e assessores das Câmaras Municipais e Prefeituras de todo o Maranhão.
No bate-papo com o jornalista Clóvis Cabalau, do quadro ‘Bastidores’, Tarcísio Araújo informou que a cartilha tem como base as disposições da Lei Federal n° 9.504/97 (Lei das Eleições), além de resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e jurisprudências dos diversos Tribunais Eleitorais do país.
“A cartilha tem como principal objetivo orientar os candidatos e agentes públicos no desempenho de suas atividades, de maneira que sejam praticadas dentro dos limites previstos na legislação eleitoral”, explicou o advogado.
Tarcísio Araújo destacou, ainda, que as fake news serão um dos principais problemas da campanha eleitoral deste ano, ressaltando a importância de combater a desinformação.
“Levando em consideração que a Internet se tornou um indispensável meio de comunicação, ela se torna mais propícia à propagação de notícias falsas, visto que qualquer cidadão tem autonomia para publicar o que quiser. A internet não é terra sem lei, existe uma série de medidas válidas para redes sociais e usuários, com a intenção de coibir o compartilhamento de desinformações na internet”, pontuou.
Ciclo de palestras
Tarcisio Araújo também comentou sobre o ciclo de palestras que tem como tema a ‘Nova Lei de Licitações’ que está sendo realizado pela Assembleia Legislativa nos munícipios do estado.
“Estamos compartilhando técnicas para interiorizar e disseminar as informações sobre as novidades da Nova Lei de Licitações, a fim de capacitar o corpo técnico das assessorias das Casas Legislativas municipais, Prefeituras e o público em geral que tenha interesse em relação à temática. Já estivemos em Balsas, Estreito, Imperatriz e pretendemos estender para todo o Maranhão ”, concluiu.

A Câmara de Vereadores de São Luís, vai ganhar um novo membro em breve. É que o presidente municipal do Avante em São Luís, Alan Kardeck, anunciou que o 3° suplente de vereador, Manoel Filho, deverá assumir a vaga do vereador Beto Castro, por quatro meses. Manoel é advogado e uma importante liderança na região do São Cristóvão. Na comunidade, é grande a expectativa para este momento. Vamos aguardar!

O pré-candidato Pastor Bel (Agir 36) anunciou, nesta quarta-feira (20), a retirada da sua pré-candidatura ao Senado.
Na foto, ao lado do senador Roberto Rocha e do presidente do Agir, Evandro Campelo, Pastor Bel mostra claramente que não ficou satisfeito com a decisão que teve que tomar, mas sabedor de que não iria a lugar nenhum acabou aceitando.
Pastor Bel disse que em um vídeo. a sua decisão atende a um pedido do presidente da República, Jair Bolsonaro para que não houvesse um racha na direita maranhense contra a eleição de Flávio Dino.
Pastor Bel disse ter aceitou a proposta e será o suplente do senador Roberto Rocha que busca a reeleição. Ele disse que Roberto Rocha garantiu apoio financeiro a todos os pré-candidatos a deputado estadual e federal pelo Agir.
“Vamos para a luta juntos, contra o comunismo. Nossa união por um Maranhão melhor”, afirmou Pastor Bel.