O senador Roberto Rocha (PTB), pré-candidato à reeleição para o senado, realizou uma intensa agenda política neste sábado, 30.
A programação iniciou a partir das 14h com a Convenção do PSD, realizada no Villa Reale. Roberto Rocha chegou ao local acompanhado do presidente do PSD, deputado federal Edilásio Júnior; do ex-prefeito de Açailândia Ildemar Gonçalves, anunciado como seu primeiro suplente, nesta sexta-feira (29) durante a convenção do PDT; correligionários e apoiadores.
Edilázio Júnior, em seu discurso, reafirmou o apoio à pré-candidatura do senador Roberto Rocha: “…É um bom senador, fez muito pelo Maranhão”, frisou.
O ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior, pré-candidato ao governo pelo PSD, compareceu à convenção mais tarde, entretanto, foi lembrado no discurso do senador Roberto Rocha:
“Vamos debater o Maranhão. E nesse bom debate, eu espero que o Edivaldo Júnior possa contribuir com a sua experiência, com a sua força de trabalho, e assim, colocarmos o Maranhão no rumo certo”.
Em seu discurso, Roberto Rocha destacou também o seu trabalho como parlamentar, que, segundo ele, entre outros feitos, tem sido voltado para a melhoria da qualidade dos brasileiros e dos maranhenses:
“O Auxílio Brasil projeto sobre o qual eu fui relator no senado, agora, é um benefício permanente e que passou de 190 reais para 400 reais. E ainda, a partir de agosto, vai aumentar para 600 reais. Também defendi o aumento do piso salarial dos agentes comunitários de saúde, sabendo que só no Maranhão existem 23 mil agentes comunitários”, lembrou.

Nas Convenções do PRTB e do PMB, Roberto Rocha ressaltou a situação eleitoral inédita no Maranhão e no Brasil em que todos os partidos de oposição apoiam um único pré-candidato a senador: “Esse é um esforço conjunto para apoiar um projeto de mudança para o Maranhão. Os 40 municípios mais pobres do Brasil estão em nosso estado. Precisamos mudar esse cenário, resgatar a dignidade dos maranhenses, gerar emprego e uma melhor qualidade de vida”,
O senador maranhense informou que neste domingo, 31, participa das convenções do PSC, que tem como pré-candidato ao governo o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Bonfim, e do AGIR, do qual faz parte o Pastor Bel, já anunciado como seu segundo suplente.

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), teve a sua candidatura à reeleição confirmada, neste sábado (30), na Convenção do Time da Vitória, que aconteceu no Parque João Paulo II. O evento reuniu membros de dez siglas partidárias que formam a coligação, além de militantes e apoiadores do projeto que pretende continuar promovendo o desenvolvimento do estado.

Na ocasião, também foram homologadas as candidaturas do governador Carlos Brandão (PSB) ao Governo do Estado, de Felipe Camarão (PT) a vice-governador, de Flávio Dino (PSB) ao Senado Federal e de Ana Paula Lobato (PSB) à primeira suplência.

Othelino Neto ratificou o seu compromisso com os maranhenses e afirmou que esse é o time que vai continuar trabalhando para que o Maranhão cresça cada vez mais.
“A população certamente vai saber fazer a boa escolha para que o Maranhão continue crescendo. Estou muito entusiasmado em participar desse momento, com tanta gente feliz e que quer ver o nosso estado se desenvolvendo”, assinalou o chefe do Legislativo maranhense.

Dezenas de comitivas de municípios maranhenses marcaram presença ao ato, sob a liderança de prefeitos e líderes políticos que apoiam a reeleição de Othelino Neto e a chapa liderada pelo governador Carlos Brandão.
“Esse é o time do Lula presidente, do Carlos Brandão governador, de Flávio Dino senador, a nossa candidatura à reeleição e da Flávia Alves a deputada federal, para promovermos as boas transformações que o Maranhão merece”, completou Othelino Neto.

*Compromisso*
Ana Paula Lobato classificou o dia como histórico e reforçou o compromisso de toda a chapa com os maranhenses. “Estamos juntos nesse propósito e vamos rumo vitória!”, declarou.
Em seu discurso, o ex-governador Flávio Dino elencou os inúmeros avanços que o Maranhão tem vivenciado ao longo dos últimos anos e destacou que a candidatura do governador Carlos Brandão representa a continuidade desse trabalho.
Já o governador Carlos Brandão agradeceu a confiança do grupo político e de todos os apoiadores da sua candidatura à reeleição. “Honrarei toda a confiança e apoio, trabalhando muito pelo nosso estado”, garantiu.

A advogada Flávia Alves Maciel teve sua candidatura a deputada federal homologada, neste sábado (30), em grande ato que marcou a convenção partidária da chapa ‘O Maranhão não Pode Parar”, encabeçada pelo governador Carlos Brandão (PSB), que concorrerá a reeleição.

Entusiasmada, Flávia Alves disse se sentir com todo o gás para, a partir de agora, intensificar ainda mais suas andanças pelo Maranhão, levando a mensagem em favor das mulheres e dos mais humildes, bandeiras que vai defender na Câmara Federal.

“Agora, sim, oficialmente candidata. Foi uma linda festa, empolgante e cheia de energia positiva, o que nos deixou com mais vontade ainda de caminhar pelos quatro cantos do nosso estado. E vamos à vitória!”, disse Flávia Alves.

Realizado no Parque João Paulo II, no Bacanga, a convenção reuniu milhares de apoiadores e comitivas vindas de diversos municípios maranhenses, numa grande festa popular, na qual também foram homologadas as candidaturas dos demais integrantes da chapa, entre eles o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino (PCdoB), que concorre à reeleição e fará dobradinha com Flávia na campanha, e do ex-governador Flávio Dino, que concorrerá a uma vaga no Senado.

O empresário e advogado Fred Campos (Progressista) anunciou nesta sexta-feira (29) que será candidata a deputada federal. A declaração foi dada em redes sociais.
Fred Campos disse que aceitou o pedido do partido depois de um longo período de discussão.

Fred Campos foi candidato a prefeito no município de Paço do Lumiar e obteve 23.500 votos, ficando em segundo lugar na disputa de 2020.

O Tribunal de Contas do Estado suspendeu a licitação de coleta de resíduos sólidos da saúde de Brejo por suspeitas graves de irregularidades.
A decisão acolheu o pedido formulado pela Central de Tratamento de Resíduos Ltda- CTR, que argumentou que a empresa concorrente, CE Gestão Ambiental Ltda, pontuou o descumprimento de diversos itens do edital pela empresa Evolução Construções Ltda, vencedora do certame.
Entre as falhas estão, CNH do motorista vencida, consequentemente o MOPP também; contrato apresentado com o aterro sanitário não estava assinado, além de ser para lixo orgânico e não para resíduo de serviços de saúde; CIV e CIPP estavam em nome de terceiros; não apresentação da licença do aterro sanitário; apresentou licença de operação para o tratamento de outra empresa (JR Almeida), e não apresentou o contrato de incineração com esta empresa; empresa responsável pelo tratamento (incineração) não apresentou contrato com o aterro sanitário onde irá destinar as cinzas; a dispensa apresentada é para transporte de produtos não perigosos.
Além disso, afirmou que Evolução Construções ganhou a licitação do município de Arari em 05 de maio de 2021, porém apresenta contrato e atestado de capacidade técnica referente ao mês de abril de 2021, totalmente incompatível com a data da disputa pública.
Segundo a autora do pedido, há uma nítida ofensa às normas editalícias. Para ela, o Pregoeiro demonstrou excesso de rigorismo e formalismo quanto à inabilitação dos outros dois licitantes, sendo extremamente parcial com relação às graves omissões da empresa habilitada, devidamente apontadas nas intenções de recurso, as quais foram completamente ignoradas, habilitando uma empresa que descumpriu diversas exigências editalícias, chegando ao ponto de aceitar como normal contrato sem assinatura de uma das partes, falta de várias licenças ambientais cruciais para o cumprimento dos serviços objeto da licitação.
Com base nos fatos, o Ministério Público de Contas deu parecer favorável à suspensão da licitação e em sessão plenária ordinária, por unanimidade, nos termos do relatório e voto do relator, os Conselheiros do TCE decidiram deferir a liminar e determinar que o prefeito de Brejo, José Farias de Castro, suspenda o certame.
Além disso, a Prefeitura terá que se abster de realizar quaisquer medidas administrativas, inclusive firmar contratos com a empresa Evolução Construções e Serviços Eireli e efetuar pagamentos, na hipótese de haver realizado a contratação, até que o Tribunal decida sobre o mérito da questão.
O prefeito e o pregoeiro Magno Souza dos Santos tem 15 dias para se manifestarem nos autos.
Na noite de quinta-feira (28), dia da Adesão do Maranhão à Independência do Brasil, o secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor, durante discurso no Arraial da Ilha, reiterou que a realização da 62ª edição da Exposição Agropecuária do Estado do Maranhão (Expoema) está confirmada para acontecer de 4 a 11 de setembro deste ano.
“Gostaria de deixar anunciado para vocês e convidar, porque o governo do Estado irá promover a Expoema este ano”, disse Paulo Victor.
Na última quarta-feira (20), o próprio governador Carlos Brandão, em conversa com integrantes da Associação dos Criadores, garantiu a realização do evento.
“A Expoema é a maior festa da agropecuária maranhense e, de forma alguma, poderíamos deixar de realizá-la. E o melhor de tudo é que voltaremos aos grandes momentos da Expoema, de portões abertos e com públicos espetaculares”, afirmou o governador.
Para receber a Expoema 2022, o Parque da Independência, localizado no bairro São Cristóvão, em São Luís, está passando por reformas e reestruturação, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra). A expectativa é a de que neste ano o evento seja transmitido em tempo real pelas redes sociais e ofereça mais espaço para a participação de criadores de bovinos, equinos, caprinos, ovinos, peixes e suínos. Entre as atrações artísticas, a banda Calcinha Preta já está confirmada. Outras novidades serão divulgadas em breve.
A tradicional Expoema não é realizada há dois anos em virtude da pandemia ocasionada pela covid-19. A última edição ocorreu em 2019, no período de 20 a 27 de outubro.

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, 29, por meio da Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista do Estado do Maranhão, a Operação Ad Aeternum, com a finalidade de reprimir fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.
O inquérito policial, iniciado no ano de 2020, levou à identificação de um esquema criminoso no qual eram falsificados documentos públicos para fins de concessão e manutenção dos benefícios de amparo social ao idoso. Os titulares eram pessoas fictícias, criadas virtualmente.
Duas equipes da Polícia Federal cumpriram os mandados judiciais de busca e apreensão nos municípios de São Luís/MA e Paço do Lumiar/MA. As investigações serão aprofundadas a partir da análise dos materiais apreendidos, buscando a identificação de outros integrantes do grupo criminoso.
Os envolvidos estão sendo investigados pela prática dos crimes de estelionato qualificado, cujas penas varia de 2 anos e 4 meses a 6 anos e 8 meses de reclusão.
De acordo com os cálculos do INSS, em apenas 7 benefícios, o prejuízo inicialmente apontado é de R$ 860 mil, entretanto há previsão dessa cifra ser muito maior após a análise do material recolhido. A economia proporcionada com a futura suspensão dos benefícios já identificados, considerando-se a expectativa de sobrevida projetada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), é de R$ 634 mil.
*O nome da Operação é uma expressão em latim e significa algo eterno. Trata-se de uma referência ao modus operandi dos criminosos.

A pré-candidata a primeira suplente na chapa de Flávio Dino ao Senado, Ana Paula Lobato (PSB), participou, nesta quinta-feira (28), do lançamento do Movimento ‘Vamos Juntas’.
“Feliz em ver as mulheres cada vez mais engajadas e tomando a iniciativa de lutar por nossos espaços e direitos. Estou à disposição para colaborar com este lindo projeto, de grande importância para nossas companheiras maranhenses, que, sem dúvida, será exitoso”, disse Ana Paula Lobato, que também é vice-prefeita de Pinheiro.

O projeto, encabeçado pela deputada estadual Ana do Gás, pré-candidata à reeleição, é feito por mulheres de comunidades que atuam com políticas públicas para a classe e para a melhoria de seus locais de vivência. “É somando forças que vamos fortalecer a rede em prol das mulheres”, disse a parlamentar.

Outras mulheres engajadas na política eativistas em movimentos sociais também estiveram presentes no evento, entre elas, a secretária de Estado da Mulher, Célia Salazar, e a suplente de vereadora de São Luís, Antonieta Lago.
O Movimento recebeu também o apoio do grupo ‘O Maranhão Não Pode Parar’. Presentes ao evento, o deputado federal Márcio Jerry e o ex-secretário de Educação, Felipe Camarão, pré-candidatos a reeleição e a vice-governador, respectivamente, enalteceram a importância da mulher na política.

“Nosso governo deu muitas oportunidades e ajudou muitas mulheres a ocuparem espaços importantes. Mas, ainda assim, temos uma luta muito grande por direitos iguais. Seguiremos em busca de vez e voz para as mulheres”garantiu Jerry.
“Precisamos fazer um governo cada vez melhor para as mulheres. Seguiremos em luta pela igualdade de gênero”, completou Camarão.

A relação entre o prefeito de Itapecuru-Mirim, Benedito Coroba (PSB), e a empresa GPA Construções e Serviços Ltda não se dá somente pelos contratos que ultrapassam os R$ 9 milhões e já chamam atenção dos órgãos de controle e da Polícia. A GPA Construções e Serviços, além de receber cifras milionárias de Coroba, pode estar dando um calote aos seus funcionários.
Na última semana, o site A Carta Política destacou sobre os contratos de reformas com dinheiro do Fundeb que estão na mira de investigações. O blog do Jamys Gualhardo é de que os trabalhadores estão sem receber mesmo realizando os trabalhos contratados.
O argumento da empresa para não pagar seus funcionários é de que a prefeitura não tem honrado com seus compromissos. Segundo apurou o site A Carta Política, porém, a gestão de Coroba tem sido generosa ao pagar pelos serviços prestados das reformas que estão sob suspeitas dos órgãos de controle, a exemplo do Ministério Público.
A GPA Construções já recebeu R$ 5.537.348,93 da Prefeitura de Itapecuru-Mirim. Coroba empenhou um total de R$ 7.514.734,22 e tem liquidado o valor de R$ 7.214.931,42. A falta de pagamento dos funcionários escalados para trabalhar nas obras da prefeitura de Itapecuru-Mirim é, no mínimo, suspeita.
Outro lado
Em contato com ae empresa GPA Construções e Serviços, o site A Carta Política não teve retorno sobre os questionamentos. O espaço segue aberto.

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), recebeu, nesta terça-feira (26), membros da União de Vice-Prefeitos e Vice-Prefeitas do Maranhão (Univimar) para oficializar a parceria entre o Parlamento Estadual e a entidade, celebrada por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, que garantiu a cessão de um espaço para funcionamento da nova sede da instituição. A iniciativa visa melhorar a atuação administrativa do órgão.
Estiveram presentes o presidente da Univimar, Mário Cardoso, acompanhado de vice-prefeitos e vice-prefeitas de diversos municípios maranhenses; o diretor geral da Alema, Valney Pereira; o diretor administrativo, Antino Noleto, o procurador-geral da Casa, Tarcísio Araújo, entre outras autoridades.
Na ocasião, Othelino Neto, acompanhado da primeira-dama da Assembleia, Ana Paula Lobato, que também é vice-prefeita de Pinheiro, entregou a chave do espaço onde funcionará a sede da Univimar, na Casa do Povo.
“O Parlamento Estadual se sente muito feliz com esta importante iniciativa, pois é uma forma de reconhecer o trabalho destes que muito fazem pelo desenvolvimento de seus municípios e pela população. A categoria pode contar com a Assembleia como um agente político que valorizará sempre a atuação de todos os vice-prefeitos maranhenses”, afirmou o parlamentar.
Ana Paula Lobato destacou a importância do novo espaço para a melhoria do trabalho administrativo dos vice-prefeitos. “Agradeço ao presidente Othelino pela construção desta nova parceria, que só valoriza a nossa classe, privilegiando e reconhecendo o trabalho daqueles que estão justamente na ponta, sempre em contato direto com o povo”, disse.
O presidente da Univimar, Mário Cardoso (PV), vice-prefeito de Monção, disse que a sede vai garantir um melhor suporte à atuação dos vice-prefeitos, além de permitir um maior acesso dos gestores à Casa do Povo. “Essa é uma parceria institucional concreta entre os deputados com os vice-prefeitos. Estamos muito felizes com o reconhecimento do nosso trabalho”, concluiu.