• Thiago Azevedo
  • 5 de agosto de 2022

Jô Soares morre em São Paulo aos 84 anos


O apresentador, ator, escritor, diretor e humorista Jô Soares morreu às 2h30 desta sexta-feira (5), aos 84 anos.
Considerado um dos maiores humoristas do Brasil, o apresentador do “Programa do Jô”, exibido na TV Globo, estava internado desde 28 de julho no Hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo, para tratar de uma pneumonia.
A causa da morte ainda não foi divulgada. O enterro e velório serão reservados à família e amigos, em data e local ainda não informados.
O anúncio da morte foi feito por Flávia Pedra, ex-mulher de Jô, e confirmada em nota pela assessoria de imprensa do Hospital Sírio-Libanês, onde ele estava internado desde o fim de julho.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 4 de agosto de 2022

Ministério Público emite nota a respeito da promotora Lítia Cavalcanti


O Ministério Público do Maranhão esclarece que a promotora de justiça Lítia Teresa Costa Cavalcanti não foi removida e muito menos “exonerada” da atuação junto à 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de São Luís. A portaria n° 6931/2022 cessou os efeitos da portaria n° 4994/2020, que designava a promotora de justiça coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor.

O Centro de Apoio Operacional é um órgão auxiliar da administração do MP, cuja coordenação é designada pelo procurador-geral de justiça, diferente da atuação na Promotoria de Justiça, de onde os Promotores são inamovíveis. A promotora de justiça Lítia Cavalcanti é e continua sendo titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de São Luís.

Quanto aos servidores, a nova coordenadora do Centro de Apoio Operacional teve, assim como sua antecessora, total liberdade para indicar seus auxiliares. Desta forma, os antigos ocupantes dos cargos de assessoramento foram exonerados para que novos servidores fossem nomeados, mantendo o regular funcionamento do órgão auxiliar.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 4 de agosto de 2022

Dr. Fernando França prestigia solenidade de aniversário da Associação Comercial do Maranhão

O médico e candidato a Deputado Federal, Dr. Fernando França, prestigiou a solenidade de abertura das comemorações de aniversário de 168 anos da Associação Comercial do Estado do Maranhão (ACM), realizada na noite de quarta-feira (3).

O evento foi realizado em São Luís e, a convite do Presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Cristiano Barroso, Dr. Fernando participou também do lançamento do Selo de São Luís Patrimônio Histórico da Humanidade.

Participaram da solenidade, entre outras personalidades, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, além do presidente da Associação dos Jovens Empresários, Odilon Duarte; o presidente da CAAMA/OBA, Ivaldo Prado; o vice-presidente de economia e finanças da ACM, Fernando Duailibe; e Julianderson Bandeira, CEO da ACM.

Atualmente Dr. Fernando França exerce a vice-presidência de Saúde, na gestão da Diretoria da Associação Comercial. Em sua avaliação, “foi um evento de muitíssima importância para empreendedorismo maranhense, fomentando cada vez mais iniciativas que promovam a cidade através do empreendedorismo e do comércio”, destacou.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 4 de agosto de 2022

Vereador Moisés Gama consegue emenda de R$ 1,5 milhão para pavimentar ruas de São José de Ribamar

A pedido do vereador Moisés Gama, o deputado estadual Dr. Yglésio Moyses  já encaminhou por meio de emenda parlamentar o valor de R$ 1,5 milhão para utilização em pavimentações de ruas na cidade de São José de Ribamar.

Os recursos foram destinados para a pavimentar ruas do bairro do Parque Jair, Vila Carol, Maiobinha, Laranjal.

“Desde 2021 nós tentamos emplacar essa emenda, o deputado Yglésio vem atuando a bastante tempo no município já realizou obras que busca melhorias para os Ribamarenses”. disse o vereador Moises Gama.

O parlamentar destacou ainda que a obra vai beneficiar uma parte significativa da população que faz uso diário dessas vias para ter acesso a grandes bairros de São José de Ribamar.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 4 de agosto de 2022

Paula Azevedo viabiliza avanço no transporte público do Cohabiano X e região


Mais de 20 anos, esse foi o tempo que os moradores do Conjunto Cohabiano X tiveram que esperar para ver uma linha de ônibus passando perto de casa. Antes a população precisava andar em média 1 quilômetro para ter acesso a um ônibus e agora essa realidade mudou, com transporte disponível o dia todo.

A cerimônia inaugural da nova linha do Cohabiano X, aconteceu na manhã desta quarta-feira(03), em frente à Associação dos Moradores do Cohabiano X, XI e XII e a prefeita Paula Azevedo, junto com o Secretário Municipal de Mobilidade Urbana de Paço do Lumiar, Pádua Nazareno foram recebidos pelo Presidente da Associação dos Moradores do Cohabiano X, XI e XII, Wallace Machado e o líder comunitário Nenzão Rocha. O diretor técnico da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos-MOB, Abenaías Almeida também participou do evento.


A comunidade vem recebendo muitos benefícios da gestão da Prefeita Paula Azevedo(PCdoB), que trouxe pavimentação asfáltica da Avenida do Fio, e também executou a pavimentação em bloquetes da Avenida 03 do Cohabiano X. Quando o assunto é mobilidade, a gestão Paula Azevedo também tem muitos resultados, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana-SEMUR, Paula segue valorizando os Guardas Municipais de Trânsito, equipando os profissionais e também recuperou mais de 10.000m² de sinalização horizontal e vertical de ruas e avenidas luminenses, além de receber do Governo do Estado, o título de município maranhense mais atuante durante a campanha Maio Amarelo.

A Prefeita Paula Azevedo falou sobre a chegada da nova linha: “Eu lembro quando eu andei pelo Cohabiano, antes de ser prefeita eu já conhecia a realidade da comunidade, lembro de buscar melhorias básicas por trafegabilidade quando a Avenida do Fio enfrentava graves problemas, agora além de ter asfalto a via e as ruas próximas também tem ônibus circulando, isso é dignidade”, respondeu.

O Secretário Municipal de Mobilidade Urbana de Paço do Lumiar, Pádua Nazareno, destacou o trabalho da SEMUR: “Paço é exemplo para o Maranhão pelas ações da campanha Maio Amarelo, seguimos trabalhando e hoje estamos intensificando nossa atuação referente ao transporte público, estamos virando uma página importante para os moradores do Cohabiano X”, explicou.

  • Thiago Azevedo
  • 4 de agosto de 2022

Moradores derrubam escola municipal em Bacuri

Moradores da cidade de Bacuri derrubaram uma escolas municipal, nessa quarta-feira (3), na zona rural do município, e demoliram parte de outra unidade escolar na região.

Populares relataram que a Unidade de Ensino Miguel Nery, que fica localizada no povoado São Paulo e é destinada aos anos iniciais do ensino fundamental e Educação de Jovens Adultos (EJA), foi totalmente derrubada pelos moradores, pois, estava sendo construída por cima de material inadequado, o que colocaria em risco a vida dos alunos e funcionários da escola.

“A população derrubou porque a obra está há mais de 50 anos que eras feita e eles só tiraram o reboco e estavam metendo outro reboco. Aí a população se revoltou contra isso e botou embaixo. Em vez de meterem uns pilares, umas vigas, mas não meteram, só estavam rebocando de volta e já iam botar em cima e as paredes estavam todas rachando. Aí a população se revoltou e botou tudo embaixo”, relatou Inácio Cheppp, que é morador da cidade.

Já a Unidade de Ensino Tancredo Neves, localizada no Povoado Madragoa que, também, oferece aulas para os anos iniciais do ensino fundamental e Educação de Jovens Adultos (EJA), teve um parede derrubada pela população. A outra parte da escola foi demolida pela prefeitura, que teria sido pressionada pelos moradores.

A Prefeitura de Bacuri declarou, por meio de nota, que na escola Tancredo Neves já existe um projeto de engenharia para a reconstrução da escola, o qual está sendo executado pela administração municipal, para que a mesma fosse viabilizada.

“Nossa equipe procedeu com a sua demolição, não havendo ação por parte da população para a derrubada da escola municipal no Povoado Madragoa, muito embora tenha sido erroneamente noticiado dessa forma por um grupo de pessoas interligadas por interesse político-partidário”, afirma a nota.

Em relação à escola Miguel Nery, a prefeitura admitiu que ela foi totalmente demolida por populares, afirmando haver interreses políticos por trás da ação popular.

“O mesmo pequeno grupo de pessoas interligadas por interesse político-partidário convocou a população do Povoado São Paulo, de forma ardilosa, para efetivamente demolir a escola Miguel Nery que estava sendo reconstruída, o que realmente fizeram neste dia 3 de agosto do corrente ano. Demoliram a escola de forma irresponsável, sem sequer procurar a Prefeitura Municipal para reivindicar o que quer que seja, tampouco não se basearam em nenhum laudo técnico pericial de profissional especializado para lastrear a vândala ação a que pretendem conferir legitimidade e legalidade”, declarou a prefeitura.

Já moradores do local afirmam que a demolição se deu por causa da obra inadequada que estava sendo realizada pela prefeitura.

“Acontece que aqui no município de Bacuri estão sendo construídas escolas por cima de materiais velhos, por cima de escolas antigas, que a gente chama de adubo, que é de feita de barro. Então estão colocando tijolos por cima disso. O que é um grande perigo. Aí a população se revoltou porque o município recebeu milhões para construir e reconstruir escolas e, pelo visto, não estão construindo, reconstruindo escolas de maneira digna, com segurança”, relata o morador da cidade, Erick Pimenta.

As aulas municipais do segundo semestre já tiveram início na cidade, sendo que os alunos das duas escolas, que estavam em reforma, foram colocados em outra unidade de ensino que, segundo Erick Pimenta, também está sendo ameaçada pela população de ser derrubada, caso a Prefeitura de Bacuri não se manifeste sobre a situação precária das escolas municipais.

“Está tendo um outro tumulto, porque já quero derrubar a terceira (escola). Tudo por conta disso, porque já houve uma tragédia em 2014, que matou oito estudantes aqui em Bacuri. Para ter mais outra, a população não aguenta. Então houve essa revolta, ainda está sendo revoltante para a população, porque o até o momento o secretário de Educação não tem se manifestado”, afirma o morador.

A Polícia Militar do Maranhão esteve no local para acompanhar o ato dos moradores, mas não houve nenhum tipo de ação para conter a população.

A Prefeitura de Bacuri afirmou, também, que todas as obras da Administração Municipal obedecem a projetos específicos de engenharia e são desenvolvidas rigorosamente de acordo com esses projetos, sendo feito o controle de qualidade em todas as etapas de construção, inclusive com o acompanhamento do engenheiro responsável por cada obra.

A prefeitura disse, ainda, que os atos de ‘vandalismo’ não serão tolerados e que já registrou um Boletim de Ocorrência contra os responsáveis.

“A prefeitura de Bacuri, não vai tolerar estes atos de vandalismo e destruição do patrimônio público, já registramos a Ocorrência Policial e todos os responsáveis serão identificados e responderão nas esferas administrativa, civil e penal”.

Do g1,MA

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 4 de agosto de 2022

DNIT e Exército executam obra emergencial na BR-135, entre Bacabeira e Santa Rita

Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em parceria com o Exército Brasileiro, executam serviços de restauração da pista da BR-135, entre Bacabeira e Santa Rita, do km 51 ao km 69.

O tráfego de veículos no trecho ocorre por meio do sistema PARE e SIGA. Nesse tipo de operação, o tráfego é realizado em meia-pista e em até 15 minutos o fluxo de veículos é invertido, sendo liberado um sentido por vez. O sistema é adotado para realização de obras em pista simples. A sinalização é realizada por operários.

BR-135 apresenta pontos críticos do km 51 e o km 69, entre os municípios de Bacabeira e Santa Rita

O DNIT orienta aos usuários da rodovia que fiquem atentos à sinalização no segmento.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 4 de agosto de 2022

Edivaldo reafirma neutralidade na disputa pelo Senado no MA

O ex-prefeito de São Luís e candidato ao Governo do Maranhão pelo PSD, Edivaldo Holanda Júnior, disse respeitar a decisão do presidente da legenda em apoiar a candidatura de Roberto Rocha (PTB) ao Senado.

Durante entrevista à Rádio Mirante AM, no programa Ponto Final, o candidato reiterou que se manterá neutro em relação à disputa pela única vaga para o Senado em 2022 no Maranhão.

“Tomamos a decisão da neutralidade, de não se envolver na disputa ao Senado. Queremos cuidar e discutir apenas o Governo e a nossa campanha. O que é importante em tudo isso é o relacionamento de respeito. Já é ponto pacífico: respeitamos a decisão do presidente e ele a nossa. O que importa é o diálogo”, afirmou.

Edivaldo também afirmou que não deseja e acredita que a nacionalização da disputa pela Presidência da República tenha interferência nas eleições para o Governo do Maranhão.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 4 de agosto de 2022

Chico Carvalho se diz surpreso com decisão do STJ

O vereador Chico Carvalho (Avante) disse estar surpreso com a devolução do Pros pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta quinta-feira (4) ao policial civil aposentado e presidente eleito da legenda, Marcos Holanda, após uma decisão do mesmo STJ, assinada no último domingo (31), que reconduziu o ex-presidente Eurípedes Júnior ao comando do partido. Com a mudança, agora sem efeito, a esposa de Chico Carvalho, Tatiana Carvalho, seria a presidente da legenda no Maranhão.

“Fui surpreendido na madrugada de hoje com a reversão da troca. O partido já voltou para o presidente que saiu no domingo. Eurípedes já perdeu de novo o partido e está recorrendo hoje da situação”, afirmou, durante o programa Ponto Final, da Rádio Mirante AM. O vereador complementou dizendo que existe um jogo de interesse político no embate e que não quer mais ter aproximação com a sigla.

“Vamos dar um ponto final nesse assunto de Pros aqui. Esse vai-e-volta é muito difícil”, pontuou Carvalho.

Como fica? – Com o revés, o Pros no Maranhão voltará a ser comandado pelo deputado estadual Marcos Caldas. Desta forma, o partido irá apoiar a candidatura ao Palácio dos Leões do senador Weverton Rocha (PDT). Com um novo comando, a tendência é que o PROS apoiasse a reeleição do governador Carlos Brandão (PSB).

Nacionalmente, o Pros deve manter candidatura própria à Presidência da República, com o coach Pablo Marçal. O novo comando de Eurípedes Júnior, que não durou 72 horas, desejava apoiar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 3 de agosto de 2022

EM BUSCA DO SONHO, JOVEM APICUM-ACUENSE ASSINA SEU PRIMEIRO CONTRATO PROFISSIONAL DE FUTEBOL


Roberto Jr, aos 18 anos assina seu primeiro Contrato Profissional de Futebol, é o primeiro jovem revelado pelo Projeto Escola de Esportes do Instituto Professor Roberto, a se tornar jogador profissional de futebol, depois de passagens nas categorias de base do BAHIA E.C., MOTO CLUBE de São Luís e o Sub 23 do São José, equipe da segunda divisão do Rio de Janeiro, irá compor o elenco profissional do BACABAL ESPORTE CLUBE na segunda divisão do Campeonato Maranhense.

O volante deu seus primeiros passos no futebol aos 8 anos, no Projeto Escola de Esportes, em Apicum Açu/MA, na companhia de Dezenas de outras crianças e adolescentes que compartilham do mesmo sonho, idealizado pelo Professor Roberto Pereira, com apoio apenas de alguns pais que contribuem nas viagens e matériais de treino, sem apoio de políticas públicas locais.

O projeto a 10 anos vem em busca de oportunidades e visibilidade para as crianças e jovens que fazem parte do Projeto, participando competições estaduais e fora do Maranhão, e fortalecendo parcerias com clubes do Estado MOTO CLUBE e do Brasil: BAHIA E.C e Canaã.


Através desse trabalho, os frutos vem aparecendo. O jovem Jairo, do Povoado de Caruaru, também segue os mesmos passos do Roberto Jr, atualmente no Sub 17 do Juazeirense do Ceará, em Breve se tornará profissional. São frutos de um trabalho Social nem sempre valorizado, porém de grande importância para a juventude de Apicum-Açu -MA