• Thiago Azevedo
  • 11 de agosto de 2022

Paula Azevedo paga reajuste salarial de Agentes Comunitários de Saúde e Endemias

Após investir maciçamente na educação de Paço do Lumiar, a prefeita Paula Azevedo também tem investido na saúde. Agora agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) do município contam com reajuste salarial, um direito que garante mais reconhecimento e mais dignidade para a categoria.
O pagamento, já com reajuste salarial, aconteceu nesta quinta-feira (11), obedecendo a Emenda Constitucional nº 120, de maio de 2022, que estabelece o pagamento de R$ 2.424,00 do piso dos agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate a endemias (ACE). Estima-se que mais de 250 agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) recebam o reajuste.
A Prefeita Paula Azevedo disse reconhecer a importância desses profissionais para a manutenção de serviços básicos de saúde.
“Esses profissionais são fundamentais na promoção da saúde e na prevenção das mais diversas doenças, pois são eles que acompanham cada luminense de casa em casa, fazendo busca ativa e auxiliando em cada necessidade médica, então mais do que justo dar a eles o reajuste”, enfatizou a prefeita.
Mas Paula Azevedo não para por aí!
Além dessa medida, Paula pretende ainda realizara no próximo dia 02 de setembro a entrega de kits com uniforme para a todos os Agentes Comunitários e Agentes de Endemias, além de vários profissionais ligados a coordenação de Zoonoses.
O kit tem em sua composição: bolsas, calças, coletes, camiseta manga longa, camiseta manga curta e bonés.
A entrega deste fardamento representa mais uma ação de valorização e reconhecimento destes profissionais.

  • Thiago Azevedo
  • 11 de agosto de 2022

Ministério Público do Maranhão questiona cobrança de taxas em escolas militares

O Ministério Público do Estado do Maranhão ingressou, na última segunda-feira, 8, com uma Ação Civil Pública contra o Estado do Maranhão, o Comando Geral da Polícia Militar e o Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. A Ação requer a suspensão da cobrança de taxas aos pais e responsáveis de alunos matriculados no Colégio Militar 2 de Julho e Tiradentes I.

A 1ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Educação de São Luís apurou que, no Colégio Militar Tiradentes, são exigidos vários pagamentos mensais: R$ 90 de “taxa de manutenção”; R$ 110 de “cursinho pré-vestibular”; R$ 30 para aquisição de camisa para uso aos sábados (obrigatória) e R$ 130 de custos para a colação de grau. Além disso, há valores para a aquisição de materiais didáticos do Sistema Positivo.

Questionado pela Promotoria, o comandante geral da PMMA defendeu que a cobrança não é uma taxa ou tributo e sim uma suposta “convenção social” pactuada entre pais e as unidades de ensino.

Já o comandante do Corpo de Bombeiros alegou tratar-se de uma “parceria” dos pais ou responsáveis dos alunos, direcionada à “Associação Desportiva 2 de julho”, composta por alunos, professores e pais de alunos, e que a taxa de R$ 65 seria destinada a investimentos na área de esporte e melhorias no ensino.

Para o promotor de justiça Paulo Silvestre Avelar Silva, caso os pais e responsáveis queiram, por livre e espontânea vontade, contribuir para o funcionamento de associações ou fundos especiais, “poderão fazer por meio de associação, sem que estas providências sejam vinculadas ao ingresso ou permanência dos alunos nos referidos colégios”.

Antes de ingressar com a Ação, o Ministério Público buscou a resolução da questão de forma negociada, tendo inclusive encaminhado Recomendação, que não foi cumprida.

ENSINO GRATUITO

De acordo com a Ação, a tese de que as contribuições seriam voluntárias não se sustenta, pois as taxas seriam obrigatórias e impostas como condição de permanência nas escolas, cobradas em carnês entregues a todos os alunos. “Em nenhuma hipótese os pais podem ser obrigados a pagar quaisquer valores para que seus filhos tenham direito a ingressar ou se manter em rede pública de ensino, ainda que sob o pretexto de contribuir com a melhoria da educação”, avalia o promotor de justiça

Paulo Avelar ressalta que a gratuidade da educação pública está prevista na Constituição Federal e na Constituição Estadual, sendo proibida qualquer cobrança de taxa em estabelecimentos públicos oficiais, inclusive de forma genérica, abrangendo todas as atividades ligadas ao ensino.

O promotor de justiça lembra, ainda, que uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) considerou válida a cobrança de mensalidades nos colégios militares geridos pelo Exército e voltados à formação de quadros para a corporação, o que não é o caso dos colégios militares estaduais, que formam civis para o sistema regular de ensino e qualificação para o trabalho de qualquer natureza.

A lei estadual n° 10.664/2017, que dispõe sobre a estruturação e funcionamento dos Colégios Militares Tiradentes, estabelece que as instituições são mantidas por verbas públicas das Secretarias de Estado da Educação e de Segurança Pública, por repasses dos governos federal e estadual, com a possibilidade de celebrar convênios com entidades governamentais e não governamentais.

“As escolas se apoiam no fato de os pais terem assinado um ‘termo de compromisso’, supostamente concordando com o pagamento das taxas, no entanto, tal medida não deveria sequer ter sido proposta, por clara afronta à norma constitucional que impõe o direito fundamental a um ensino público de qualidade e gratuito. Os direitos fundamentais são irrenunciáveis, e jamais podem ser suprimidos por força de ‘convenção social’ ou acordo inter partes”, observa o promotor Paulo Avelar.

PEDIDOS

O Ministério Público do Maranhão requer que a Justiça determine, em medida liminar, que o Estado do Maranhão garanta materiais, documentos, uniforme escolar e outros aparatos do ensino ministrado pelos colégios militares de São Luís, sem custo às famílias, impedindo qualquer vinculação da prestação do serviço educacional ao pagamento de taxa de matrícula, mensalidade ou contribuição.

Já o Comando Geral da Polícia Militar e o Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão devem abster-se de exigir dos pais ou responsáveis o pagamento de quaisquer valores, bem como de emitir carnês ou boletos relativos a matrícula, contribuições mensais, uniformes obrigatórios e materiais escolares de uso comum.

Os comandos também devem editar normas vinculantes às instituições de ensino para que se abstenham de fazer qualquer tipo de cobrança como condição de ingresso e permanência na instituição, sob pena de responsabilização dos envolvidos por prática de crime ou ato de improbidade administrativa.

  • Thiago Azevedo
  • 11 de agosto de 2022

Deputado Júnior Lourenço está inelegível pelo TCU

O Tribunal de Contas União informou na quarta-feira (10), que 617 nomes estão inelegíveis no Maranhão. Dentre eles, está o deputado federal Júnior Lourenço (PL), que já registrou sua candidatura no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, mas deve sofrer a impugnação e o consequente indeferimento. De acordo com órgão de fiscalização, a condenação do parlamentar ocorreu em 16 de fevereiro de 2022, portanto ele está inelegível até 2030.

Na documentação do TCU, Júnior Lourenço foi condenado por deixar de prestar contas dos recursos repassados ao Município de Miranda do Norte à conta do Programa Dinheiro Direto na Escola – Plano de Desenvolvimento da Escola – PDDE-PDE/2010 e Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar – PNATE/2015.

O processo foi aberto em 2018 e somente em 2022 foi concluído, por conta disso, Júnior Lourenço pode concorrer a última eleição, quando foi eleito com mais de 117 mil votos, terminando entre os cincos mais bem votados do Maranhão.

Cotado como um dos favoritos em 2022 para reeleição, Júnior Lourenço deve ficar fora da disputa eleitoral, o que pode representar um desfalque importante na nominata do PL, que conta com outros pesos-pesados como Josimar de Maranhãozinho, Detinha, Paulo Marinho Júnior e Pastor Gil. Vale lembrar que recentemente, o partido perdeu Roberto Rocha Júnior, que desistiu da disputa para não atrapalhar a campanha do seu pai, o senador Roberto Rocha (PTB).

O espaço fica aberto para manifestação do deputado federal Júnior Lourenço, assim como também qualquer informação sobre a substituição do seu nome para a disputa eleitoral

  • Thiago Azevedo
  • 11 de agosto de 2022

Mary do Mojó tem mais um Projeto de Lei de proteção às mulheres vítimas de violência aprovado na Câmara

_Mary vêm dedicando o seu mandato no legislativo luminense como uma ferrenha defensora dos direitos das mulheres e das minorias_

PL de autoria da vereadora Mary foi aprovado pela Câmara por unanimidade nesta última terça-feira (08), o projeto visa fornecer mais informações, como canais e instituições que ofertam proteção e acolhimento às mulheres vítimas violência no município de Paço do Lumiar.

 

“Aprovamos em unanimidade na Câmara Municipal de Paço do Lumiar o Projeto de Lei de minha autoria que Determina a inclusão nos sites da Prefeitura e Câmara Municipal de Paço do Lumiar a disponibilizar a relação de serviços de proteção à mulher vítima de violência do nosso Município. Mais um Projeto de Lei de minha autoria em favor das mulheres Luminenses. Agradeço à todos os colegas vereadores que votaram a favor do nosso projeto”. Declarou a vereadora.

  • Thiago Azevedo
  • 11 de agosto de 2022

Othelino Neto é homenageado com a Medalha Graça Aranha na Academia Maranhense de Letras

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), recebeu, na noite desta quarta-feira (10), a “Medalha Mérito Literário Graça Aranha”, em comemoração aos 114 anos da Academia Maranhense de Letras (AML). A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Casa de Antônio Lobo, desembargador e escritor Lourival Serejo.

“Razão de alegria estar aqui, participando desta homenagem e também sendo homenageado com a Medalha Graça Aranha. Dedico esta condecoração a todos aqueles que contribuem com a cultura e a literatura maranhense”, enfatizou o chefe do Legislativo, que estava acompanhado da sua esposa Ana Paula Lobato, vice-prefeita de Pinheiro.

O ex-presidente da República, José Sarney; o governador Carlos Brandão; o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Paulo Velten; além de personalidades dos campos das artes e da cultura também foram homenageados.

“Nossa literatura e memória estão preservadas nesse espaço, que é essencial para inspirar as atuais e
futuras gerações. Parabenizo todos
os envolvidos nesse momento marcante”, ressaltou Brandão.

Entre os agraciados está também José Graça Aranha, bisneto do escritor maranhense Graça Aranha. “Foi com imensa alegria que recebi o convite para estar aqui e receber a medalha. Sinto-me honrado com esta importante honraria que leva o nome do meu bisavó”, enfatizou.

A data de fundação da AML coincide com o aniversário de nascimento do poeta Gonçalves Dias.

  • Thiago Azevedo
  • 11 de agosto de 2022

Turismo, Educação e Lei Maria da Penha marcaram a 28ª Sessão.

ASCOM – CMPL
 
Vereadores destacam incentivo ao turismo e novamente cobraram do Executivo, explicações sobre o atraso no início das aulas presenciais na rede municipal, durante a 28ª Sessão Legislativa desta terça-feira (08).
Com o objetivo de fomentar o turismo local, o vereador Inácio Ferreira defendeu o PL N⁰ 020/2022, que institui o programa “Turismo Educativo”, em Paço do Lumiar, com a participação de estudantes da rede municipal de ensino. “Verificamos que o município tem um enorme potencial turístico, belezas históricas e naturais que precisam ser exploradas, e que, muitas vezes, o próprio luminense desconhece. A intenção é capacitar esses estudantes para que eles possam contar ao visitante a história da sua própria comunidade, por exemplo, sobre os nossos rios, portos e praias”, disse.
De acordo com o autor da preposição, uma primeira conversa com a Secretaria de Educação e a Prefeita Paula Azevedo já foi realizada, assim como o agendamento de novos encontros, afim de mobilizar uma rede receptica ao turista, reunindo pequenos e grandes empresários do setor de bares, restaurantes e pousadas.
O PL que institui o “Turismo Educativo” foi aclamado pelos vereadores Ana Lúcia, Vanusa Neves e Miércio Martins, que colaboraram à fala de Inácio parabenizando-o pela sua importância, e que vem a proporcionar aos estudantes luminenses o conhecimento desses atrativos e a sua história, para assim se tornarem multiplicadores.
O vereador Wellington Sousa usou a tribuna e destacou o trabalho da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na emissão de pareceres dos projetos contidos na pauta do dia, e os demais que estão passando por minunciosa avaliação. Reforçou ainda o calendário eleitoral do Conselho Municipal de Educação de Paço do Lumiar (CME), para escolha de nova composição da entidade, que acontecerá nesta quarta-feira (09), a partir das 14h, na Faculdade IESF, no Maiobão.
Sobre as aulas presenciais, Wellington Sousa frisou que o CME vem atuando no tocante ao retorno das aulas e à não conclusão de reformas de escolas.
“Os Conselhos que compõem o CME estão tomando providências para o retorno das aulas presenciais, pois é notório e incalculável o prejuízo das aulas remotas, não só para a rede pública, mas como para a rede privada. O posicionamento do Conselho é pela volta das aulas presenciais o mais breve possível”, afirmou o vereador membro do CME.
O vereador Fernando Feitosa fez críticas pontuais à Educação de Paço do Lumiar, que tem sido um tema importante na cidade diante aos caos instalado.
“Mais de 20 escolas estão sem aulas presenciais e com obras inacabadas. As escolas que já retornaram, estão sem alimentação escolar”, denunciou Feitosa fazendo um apelo à gestão municipal que tome providências quanto a essa situação e fazendo uma referência às mães de alunos que manifestavam da galeria da Câmara.
Já o vereador Miércio Martins falou das mensagem que vêm recendo de pais de alunos sobre o retorno das aulas, e pediu a elaboração de um documento assinado pelos vereadores cobrando explicações à Secretaria de Educação.
“A Educação precisa ser tratada a sério, e essa mudança constante de secretários da pasta burocratiza ainda mais o avanço do ensino e causa lentidão na resoluções de problemas”, exclamou.
Por fim, o vereador Jorge Marú leu uma carta pública enviada pra atual Secretaria de Educação, Monique Saulnier, onde faz um balanço dos primeiros dias de sua gestão. No documento, a gestora destacou o empenho da SEMED para o início das aulas presenciais, inspeções às obras das escolas, o pagamento de fornecedores de merenda escolar, o pagamento dos retroativos dos Merendeiros, entre outras ações.
Marú apresentou ainda Indicação de sua autoria que cria o programa de “Diagnóstico Preventivo ao Câncer”, nas UBS do município.
“O objetivo é a prevenção, e o início imediato do tratamento e cura. O câncer é uma doença que requer diagnóstico em seu estágio inicial, pois além de ter um tratamento agressivo, causa danos emocionais ao paciente e seus familiares”, justificou.
Marú defendeu ainda o PL Nº 029/2022, de sua autoria, que quer tornar obrigatório o “Ensino de Noções Básicas da Lei Maria da Penha”, nas escolas municipais, para que os estudantes obtenham conhecimento acerca da jurisprudência e fomentar no alunado um discurso crítico sobre os tipos de violência contra a mulher, feminicídio e rede protetiva.

  • Thiago Azevedo
  • 11 de agosto de 2022

Empresário é preso suspeito de estelionato e de se apropriar indevidamente de veículos de locadora de São Paulo

Um empresário do ramo de transporte foi preso em flagrante, nesta quarta-feira (10), em São José de Ribamar, na região Metropolitana de São Luís, pelos crimes de estelionato e apropriação indébita de veículos.

A prisão do suspeito foi realizada após a Polícia Civil do Maranhão apreender 10 veículos, que teriam sido adquiridos de forma fraudulenta, tendo como vítima uma empresa locadora sediada em São Paulo.

Segundo a Polícia Civil, entre os meses de fevereiro e março de 2022, o empresário teria adquirido, por meio de locação com a empresa de São Paulo, 16 veículos zero km da marca Toyota, sendo: quatro Corollas e 12 Yaris.

Empresário é preso, na Grande São Luís, suspeito de estelionato e de se apropriar indevidamente de veículos de locadora de São Paulo — Foto: Divulgação/Polícia Civil do Maranhão

Após o aluguel, o suspeito teria descumprido o contrato de locação, gerando um prejuízo superior à R$ 250 mil com os aluguéis. Além disso, ele teria desaparecido com os veículos, avaliados em, aproximadamente, R$ 1,5 milhão

A Polícia Civil do Maranhão foi comunicada do crime e realizou uma operação de combate aos crimes de estelionato e apropriação indébita de veículos, a qual foi comandada pela Delegacia Especial de São José de Ribamar, com apoio da Guarda Municipal.

A operação foi iniciada nessa terça (9), quando as equipes policiais apreenderam 10 veículos, todos novos, da empresa locadora, além de outros dois veículos, que ainda terão a origem investigada.

Dois carros locados foram apreendidos durante buscas nos endereços residenciais e comerciais ligados ao empresário. Além disso, nos locais a polícia apreendeu, também, uma Mitsubishi Eclipse Cross sem placas, cuja origem será apurada.

A Polícia Civil continua as buscas, na tentativa de apreender os outros seis carros da locadora, sendo: três Corollas e três Yaris, que ainda não foram devolvidos à empresa vítima do crime.

Já o empresário, suspeito de ser o administrador do esquema criminoso, foi preso nesta quarta, em São José de Ribamar, no segundo dia da operação. O nome do suspeito não foi divulgado.

De acordo com a polícia, o conduzido, que possui uma empresa cadastrada como de transporte coletivo de passageiros, alegou à época da locação que os veículos seriam para uso interno de seus funcionários, porém deu outro tipo de uso aos carros, alguns dos quais eram utilizados para sublocação.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 11 de agosto de 2022

Confirmado primeiro caso da varíola do macaco no MA


O secretário de Estado da Saúde, Thiago Fernandes, confirmou nesta quarta-feira, 10, o primeiro caso positivo de Varíola dos Macacos no Maranhão.

“Trata-se de pessoa do sexo masculino, 42 anos, residente em São Luís, com comorbidades, sem histórico de viagem”, afirmou o titular da SES.

Segundo ele, “o paciente segue acompanhado pela equipe do nosso Hospital Dr. Carlos Macieira e o seu quadro clínico permanece estável”.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 10 de agosto de 2022

Após articulação de Othelino, prefeito de Tuntum declara apoio a Flávio Dino


Após articulação do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), o prefeito da cidade de Tuntum, Fernando Pessoa (PDT), declarou, na noite de terça-feira (09), apoia à candidatura do ex-governador Flávio Dino ao Senado Federal.

“Mais uma adesão do PDT ao nosso time, que cresce a cada dia. Feliz com a declaração de Fernando Pessoa em reconhecimento à dedicação de Flávio Dino ao estado”, avaliou o chefe do Legislativo.

Fernando Pessoa reconheceu o trabalho do ex-governador em Tuntum. “Dino ajudou bastante a nossa cidade como governador, contribuindo com várias obras e ações. Por isso, agora, pode contar com o nosso apoio para o Senado, onde, não tenho dúvidas de que continuará ajudando o nosso povo”, disse o pedetista, que estava acompanhado do vice-prefeito do município, Nelson.

O ex-governador agradeceu o apoio e garantiu a continuidade dos serviços em prol da população tuntunense. “Honrado e feliz com mais esta parceira, que já esteve conosco em outras eleições. As portas estarão abertas para garantir que os recursos federais cheguem a Tuntum por meio do nosso mandato”, enfatizou.

  • Thiago Azevedo
  • 9 de agosto de 2022

Câmara Municipal sediará evento da campanha “Agosto Lilás

Na manhã desta terça-feira (08), as vereadoras Mary do Mojó (Procuradora da Mulher na Câmara), Drielle da Pindoba, Alexsiandra Garcia, Vanusa Neves, Orlete Mafra, e Ana Lúcia receberam a coordenadora municipal da Mulher, Ellen Silveira, e a assessora técnica, Hélica Silva, para tratar da programação da campanha “Agosto Lilás.

Conforme tratativas da reunião, a Câmara Municipal deve sediar um dos eventos do calendário, no sentido de apresentar a produção legislativa voltada ao acolhimento de mulheres vítimas de violência, bem como as ações do Executivo Municipal por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Coordenação da Mulher.